sábado, 6 de novembro de 2010

Acendendo vela pra mau defunto

Por Klauber Cristofen Pires

Caríssimos leitores,

Ao ter começado este artigo pelo título, exceção que faço ao meu jeito de escrever, já que costumo reservar esta parte por último, ocorreu-me a dúvida sincera de grafar "mau" ou "mal". Optei pela solução mais clássica. Mas deixem estar que vão entender do que estou querendo dizer mais à frente.


Tendo conversado com várias pessoas, tenho notado o quanto a classe política de oposição tem estado aquém das cobranças dos quase quarenta e quatro milhões de eleitores. Vejo como necessário, portanto, apontar as suas falhas (e faltas), bem como criar uma demanda consciente por candidatos mais enérgicos e transparentes. 

A esta altura dos acontecimentos, lanço a pergunta aberta a cada um dos outros quase cinquenta e seis milhões de eleitores se eles no momento de votar lembraram-se de que a CPMF iria ser ressuscitada. Só para esquentar a memória, foi já no dia seguinte ao do resultado do segundo turno que a CPMF voltou a ser assunto, já exarada em meio aos vapores etílicos saídos da boca do presidente Lula, exultante em afirmar que da vez  passada a tinha perdido por tão somente um voto, fato que não se repetirá a partir de 2011.

Esta questão esconde uma fraqueza congênita do PSDB, refletida, claro, no candidato Serra: em algum momento ele lembrou aos brasileiros de que o PT no poder iria refundar este  maldito imposto? Para mim, que pouco fiz questão de acompanhar os debates e as propagandas televisivas (tinha tanta coisa mais útil e agradável a fazer, como consertar um cano furado ou dar banho no cachorro), confesso que não me recordo de uma única ocasião em que isto tenha ocorrido. Todavia, alheio por alheio, também estive em relação ao PT, mas deste sempre soube que o PSDB iria privatizar a Petrobras. Aliás, não ouvia outra coisa.

Moral da história: o PT não tem vergonha de difamar o PSDB com as mentiras que achar necessárias, mas o tucanato se desdobra em cuidados como uma mãe zelosa que conduz o seu filhinho pelas mãos. Ôpa, vejam lá, não que eu entenda que a Petrobras não deva ser privatizada.: deve sim. Apenas concordo que o PSDB jamais faria isto, o que faz da acusação petista uma calúnia em sentido estrito. 

Como vimos, o Sr Serra e sua sigla preferiram uma honrosa derrota - mais uma vez - a macular a história gloriosa do seu rival. Eis o porquê do título do texto, já que, se dúvida tive por grafar com "u" ou "l", esta reside em inquirir se se deve à conivência dos tucanos com o projeto hegemonista petista ou à mera medrosa incompetência. 

Não podemos fazer muita coisa para impedir que o imposto sobre o cheque retorne ao mundo jurídico, haja vista a larga folga com que foi brindada a Sra Dilma Roussef. Entretanto, as oposições podem levantar a voz e apontar, um por um, os seus defensores. É o começo de sua jornada pelo caminho correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.