segunda-feira, 25 de julho de 2016

rss Assine o RSS de Artigos da Mises.org.br
Uma homenagem ao bom senso
por domingo, 24 de julho de 2016

Walter-Williams.jpgComo pode algo que é considerado imoral quando feito individualmente se tornar moral quando feito coletivamente?  Será que a simples legalização basta para estabelecer a moralidade? 


A escravidão era legal; os confiscos stalinistas e maoístas eram legais; a perseguição dos nazistas aos judeus era legal; o apartheid na África do Sul era legal. A legalidade tornava esses atos morais? Claramente, a estipulação da legalidade não justifica esses crimes.  A legalidade, por si só, não pode ser o talismã das pessoas morais.

***

No infindável debate sobre "justiça social", a definição de "justo" tem sido debatida por séculos.  No entanto, permita-me oferecer a minha definição de justiça social: eu mantenho tudo aquilo que eu ganho com o meu trabalho e você mantém tudo aquilo que você ganha com o seu trabalho.  Discorda?  Então diga-me: qual porcentagem daquilo que eu ganho "pertence" a você?  Por quê?

leia mais...

rss Assine o RSS de Artigos da Mises.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.