quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quem vai prender a China por pirataria?



Digam-me, nobres leitores, o que vocês estão vendo na figura acima? Um BMW Mini-Cooper em dois ângulos? Pena! Ledo engano! 

Por Klauber Cristofen Pires


Uma das fotos representa o carro chinês Lifan 320. Tente agora adivinhar qual dos dois é o legítimo BMW Mini-Cooper. Ok, desista! É o primeiro, á esquerda. 

Neste artigo estamos demonstrando um descarado caso de plágio de desenho industrial, mas a verdade é que a China é contumaz neste tipo de prática, inclusive no setor automobilístico. Além da cópia do Mini-Cooper, também há cópias do Toyota Corolla, do Bentley Continental Sedan, do Chevrolet Spark, bem como cópias mistas, usando frentes de uns e traseiras dos outros. 

BYD F3 x Toyota Corolla
As grandes montadoras mundiais têm-se sucedido no malogro junto às autoridades chinesas no que diz respeito à proteção de suas marcas e de seus desenhos industriais. Enquanto isto, os carros piratas vão invadindo o mundo, com preços muito mais atrativos. E o Brasil do PT, a primeira coisa que fez foi reconhecer a China como uma economia de mercado.

Chery QQ x Chevrolet Matiz

Há uma corrente da Escola Austríaca, capitaneada por Murray Rothbard e Hans Hermann-Hoppe, que defende a ilegitimidade dos direitos autorais, incluindo o desenho industrial. Francamente, tenho dúvidas com respeito a essa matéria. Aos poucos, vou pendendo para o acatamento da  tese. 

Todavia, o que mais me parece é que o assunto está se tornando mais uma questão de poder do que de justiça. O que pretendo dizer com isto é que, enquanto Kim Schmitz, o dono do site de compartilhamento de arquivos MegaUpLoad, foi preso após uma gigantesca e internacional operação policial, a China continua livre, leve e solta para promover a mais descarada pirataria de tudo o que exista - e registrando seus produtos e suas marcas em outros países - haja óleo de peroba!

Assim, o mundo ocidental se vê diante de um impasse: ou libera geral ou enfrenta o desleal gigante asiático. 

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