quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que é a charada?

Saiba o que é uma charada e tente responder a três delas. Nos próximos dias publicaremos outras mais. 


Charada é uma espécie de problema, cuja resposta é uma palavra que se procura descobrir, recorrendo aos sinônimos dessa mesma palavra, ao significado de cada uma de suas sílabas ou à substituição de certas letras.


Por Pedro Celestino de Queiroz Filho


Existem várias dezenas de tipos de charadas: acedilhadas, aditivas, aferesadas, alternadas, anagramas, atonímicas, apocopadas, aumentativas, auxiliares, bifrontes, bi-nefistotélicas, casais, crescentes, elétricas, em quadra, em terno, em três, em "X", enignogramas, epentéticas, extremosas, homofônicas, intercaladas, internas, invertidas, por sílabas, lambdacistas, logogrifos, medianas, mefistofélicas, mefistofélicas por letras, mesoclíticas, metagramas, metamorfoseadas, neo-bisadas, novíssimas, paragógicas, protéticas, reduplicadas, salteadas, sincopadas, subtrativas ou tecigramas e tônicas.

Charadas Novíssimas são aquelas em que se tem de decifrar uma palavra com o auxílio do significado de sílabas suas, as quais consistem por sua vez, de outras tantas palavras que reunidas, formam aquela.

A charada novíssima é formada por "pedras" e "conceito", estando sempre em destaque dentro da oração que forma a charada. "Pedras" e "Conceito" podem vir sublinhados, entre aspas, ou ainda, em letras maiúsculas.

As Pedras são as primeiras palavras em destaque e o "Conceito", o término. Após o "Conceito", aparecem números que indicam as sílabas de cada "Pedra" e a soma destas dita o total de sílabas do "Conceito"

A charada novíssima é a charada por excelência. Ela é tão familiar que é conhecida simplesmente como "charada".

Agora, vou lançar aos leitores três charadas, e quem souber a resposta, escreva no campo dos comentários.  Amanhã publicaremos as respostas. 

01. Bem ANTES de ILUMINADO, ele é ILUSTRE. 1-2

02. OS QUE FORAM, ELEVADOS, tornaram-se SUBLIMES. 1-2

03. OFEREÇA o TUBO de ouro ao MAIS ANTIGO MEMBRO DA CORPORAÇÃO. 1-2

5 comentários:

  1. Minha avó adorava fazer charadas novíssimas e sincopadas. Com essa brincadeira, nós ampliamos o léxico e o raciocínio lógico. Muito bom! Não sabia que havia tantos tipos de charadas, valeu a informação.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó adorava fazer charadas novíssimas e sincopadas. Com essa brincadeira, nós ampliamos o léxico e o raciocínio lógico. Muito bom! Não sabia que havia tantos tipos de charadas, valeu a informação.

    ResponderExcluir
  3. 03 decano - Jota Silva

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.