quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que é a charada?

Saiba o que é uma charada e tente responder a três delas. Nos próximos dias publicaremos outras mais. 


Charada é uma espécie de problema, cuja resposta é uma palavra que se procura descobrir, recorrendo aos sinônimos dessa mesma palavra, ao significado de cada uma de suas sílabas ou à substituição de certas letras.


Por Pedro Celestino de Queiroz Filho


Existem várias dezenas de tipos de charadas: acedilhadas, aditivas, aferesadas, alternadas, anagramas, atonímicas, apocopadas, aumentativas, auxiliares, bifrontes, bi-nefistotélicas, casais, crescentes, elétricas, em quadra, em terno, em três, em "X", enignogramas, epentéticas, extremosas, homofônicas, intercaladas, internas, invertidas, por sílabas, lambdacistas, logogrifos, medianas, mefistofélicas, mefistofélicas por letras, mesoclíticas, metagramas, metamorfoseadas, neo-bisadas, novíssimas, paragógicas, protéticas, reduplicadas, salteadas, sincopadas, subtrativas ou tecigramas e tônicas.

Charadas Novíssimas são aquelas em que se tem de decifrar uma palavra com o auxílio do significado de sílabas suas, as quais consistem por sua vez, de outras tantas palavras que reunidas, formam aquela.

A charada novíssima é formada por "pedras" e "conceito", estando sempre em destaque dentro da oração que forma a charada. "Pedras" e "Conceito" podem vir sublinhados, entre aspas, ou ainda, em letras maiúsculas.

As Pedras são as primeiras palavras em destaque e o "Conceito", o término. Após o "Conceito", aparecem números que indicam as sílabas de cada "Pedra" e a soma destas dita o total de sílabas do "Conceito"

A charada novíssima é a charada por excelência. Ela é tão familiar que é conhecida simplesmente como "charada".

Agora, vou lançar aos leitores três charadas, e quem souber a resposta, escreva no campo dos comentários.  Amanhã publicaremos as respostas. 

01. Bem ANTES de ILUMINADO, ele é ILUSTRE. 1-2

02. OS QUE FORAM, ELEVADOS, tornaram-se SUBLIMES. 1-2

03. OFEREÇA o TUBO de ouro ao MAIS ANTIGO MEMBRO DA CORPORAÇÃO. 1-2

9 comentários:

  1. Minha avó adorava fazer charadas novíssimas e sincopadas. Com essa brincadeira, nós ampliamos o léxico e o raciocínio lógico. Muito bom! Não sabia que havia tantos tipos de charadas, valeu a informação.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó adorava fazer charadas novíssimas e sincopadas. Com essa brincadeira, nós ampliamos o léxico e o raciocínio lógico. Muito bom! Não sabia que havia tantos tipos de charadas, valeu a informação.

    ResponderExcluir
  3. 03 decano - Jota Silva

    ResponderExcluir

  4. JOÃO COM NAMORICO COM MARIA, DISSE VAMOS A PRAÇINHA? ELA RESPONDEU: TENHO QUE PURGUNTAR AOS MEUS PAIS! MEUS PAIS, POSSO IR A PRAÇA COM JOÃO? ELES RESPONDERAM: PEDE A ELE QUE NOS PEDEM. JOÃO CHEGOU E LHES PERGUNTOU! POSSO LEVAR MARIA A IGREJA? O QUE ELE VIU E QUE FÊZ LHE MUDAR DE IDÉIA?alguem sabe me responder

    ResponderExcluir
  5. Meus pais amavam as charadas e sempre lançavam desafios para nós. E rindo começavam as mesma, e, quando viam que não responderíamos, respondiam como se estivessem entregando um troféu para sua posteridade. Saudades de vocês queridos pais.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo charada só que eu preciso de uma charada de português podem me ajudar

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.