segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

No bar, pague sua conta em separado

Por Klauber Cristofen Pires

Seja um liberal na prática! No bar, peça ao garçom para pagar a sua conta em separado. Você vai se divertir mais vezes, pagar menos e mandar os sanguessugas à...
Neste fim de ano, são frequentes as confraternizações. Com o verão e as férias, ataca-nos um desejo irresistível de sair de casa e encontrar-se com os amigos. Não adianta saber que tudo o que tem num bar você pode fazer melhor em casa - você quer é rua, certo?

Bom, mas quem sabe possamos tirar daqui um bom exemplo de liberalismo? Em vários bares, geralmente a comanda já traz um cálculo do rateio entre os comensais. Quer um conselho? Pule fora dessa! Você está incentivando um "free-riding". Em inglês, este termo significa "carona", e serve para designar as pessoas que se beneficiam do trabalho ou do ônus coletivo. No trabalho, dedicam-se menos à lida; no bar, consomem mais do que gastariam se estivessem sozinhas, já que as despesas serão divididas com os demais convivas.

Faça esta experiência com seus amigos e verifique por si próprio: com a conta conjunta, os mais beberrões e os mais comilões vão se sentir mais à vontade e pedir mais bebida e mais petiscos, e/ou vão pedir os drinks e os tira-gostos mais caros. Mas isto não acaba aí: uma vez que este comportamento seja sentido pelos mais comedidos, estes se sentirão prejudicados, e constrangidos em pedir à turma que "manere" um pouco, preferirão entrar no redemoinho dos gastos. Resultado? A conta total será maior - talvez muito maior - do que seria a soma dos gastos individualmente contabilizados.

Pode parecer exagero, mas este nanocosmo econômico segue as mesmas causas e produz os mesmos efeitos dos verificados nas sociedades socialistas. O trabalho, a poupança e o controle diminuem e o ócio, os gastos e os derperdícios aumentam. Pois então? Agora que você já sabe, seja um liberal na prática: peça ao garçom que comande a sua conta em separado, logo ao sentar-se!

Curta mais, gaste menos, e mande os piolhos-de-tubarão sairem da aba do seu chapéu!
Bom Ano Novo!

2 comentários:

  1. Este mesmo fenômeno apresentado no evento da conta conjunta no bar, também ocorre no consumo da água nos condomínios. Se o preço a pagar for rateado entre todos os condôminos, a quantidade total da água consumida é maior do que se for paga individualmente. Também neste caso se manifesta a 'esperteza' de algumas pessoas, que gastarão mais água do que precisam porque a despeza será rateada com os outros - os trouxas.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ KLAUBER.
    É A LEI DE CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS.
    GOSTARIA DE SUA AUTORIZAÇÃO PARA POSTAR ALGUMAS MATÉRIAS SUAS EM MEU BLOG (CITANDO À FONTE).
    ABS.
    www.betocritica.blogspot.com

    e-mail. betocritica@bol.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.