sábado, 26 de dezembro de 2009

O Valor da Amizade

Por Walmari Prata Carvalho

Não podemos negar o valor incomensurável de u`a amizade, mas não devemos esquecer,que na ocasião em que os interesses e objetivos convergirem para um único ponto,ela estará em cheque e ficará no mínimo debilitada quando se tratar de duas pessoas éticas; no caso da ausência da ética, esta amizade acabará.
A valoração deste sentimento é dinâmica e variável no transcorrer de nossa evolução, biológica e intelectual, como seres humanos. Inicialmente possuímos a facilidade prematura de aceitar e dar aos primeiros relacionamentos, a amplitude propiciada pela inocente visão do mundo e dos que nos rodeiam, aquilo que caracterizamos por AMIZADE. A maturidade aos poucos vai-nos tornando mais exigentes em dar e em receber este sentimento. Neste ponto, os iniciais e inúmeros considerados amigos, em sua maioria, passam a ser considerados colegas ou camaradas, é a exigência de mão dupla, propiciada pela maturação do ser. Ai começa a ser decantado os valores intrínsecos e necessários a uma verdadeira amizade; que mesmo assim, fortalecida no tempo e nos percalços primários, ainda poderá vir a sucumbir.

A globalização exige, cada vez mais, o aperfeiçoamento do ser humano, obrigando-o a submeter-se a gargalos seletivos de capacitação profissional; esta seleção propicia, às vezes, a disputa entre amigos, onde alguns usam armas éticas, ou não, que estiverem ao dispor, colocando em cheque as possíveis amizades.

Não podemos negar o valor incomensurável de u`a amizade, mas não devemos esquecer,que na ocasião em que os interesses e objetivos convergirem para um único ponto,ela estará em cheque e ficará no mínimo debilitada quando se tratar de duas pessoas éticas; no caso da ausência da ética, esta amizade acabará.

A amizade pode ser tudo e a qualquer momento poderá ser nada. Todos são premiados, diariamente, com uma verdadeira e eterna amizade ao longo de toda nossa vida, está presente ao nosso lado e não nos damos conta. Passarei a descrevê-la; podemos lhe dar qualquer nome, mas a chamaremos de AMIZADE: Amizade normalmente anda bem perfumada; sua cor agrada a todos; super obediente, quando a mandam já está; higiênica, quando a tocam, logo, se lava; discreta, ouve nossas lamurias e nada fala; educada, não devolve o que recebe e não reclama do presente; trata a todos com amor, na saúde ou na doença agasalha-nos com fervor; sabe guardar segredos, participa de nossa intimidade e nada fala.

Depois do que foi dito, ainda há gente pensativa, eu também estou no rol, iludido com a vida, desfazendo um caracol. Ai quem dera nós tivéssemos esta amizade, gente boa, talvez não chorássemos, talvez ate cantássemos,para não vivermos a toa.Amizade minha sorte,o Zé Povinho anda falando,você abre muito a boca,e as moscas vão entrando.Amizade não se importe,olhe para nossa sorte,abra a boca e feche os olhos,que um presente vais ganhar.Agora já estou mais tranqüilizado,sentado em seu colo,posso aqui desabafar.O que tinha já lhe dei, minha dor até passou, aqui ficam minhas lágrimas,junto com meu amor.Agora vou embora,Amizade vai ficar a me esperar,meu pranto e meu presente,sei que vão se desmanchar.Amizade, que fêmea e boa criatura,recebe tanta dor,tanto pranto e amargura, porém, cada presente, com de outro não mistura.

Descrito a AMIZADE, o valor dá quem a tem; na incomensurabilidade, o mensurável é pessoal, mas a ora descrita é comum a todos e nem todos a notam, e, ela esta sempre ao nosso lado, mesmo que sejas duro com ela, sempre presente será e o confortará e o aliviará.

Conseguindo identificá-la, na razão encontraras o peso do valor. Compara-o ao sentimento dispensado ao teu mais próximo dito amigo, e, saberás valorar o que imaginas ter, e, o que tens e não imaginas. Cuidado, podes sair fortalecido ou decepcionado, mas, passaras, a saber, onde pisas, e, conhecer melhor os que te rodeiam.

Ter ou não ter, o melhor é saber, não imaginá-lo ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.