segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden, um factóide?

Por Klauber Cristofen Pires

Acordo nesta manhã de segunda-feira com a notícia da execução de Osama Bin Laden à maneira dos trunfos da Antiga Roma, só que com uma diferença fundamental: cadê o corpo?

Como tenho dito, a não ser por um título acadêmico de especialização em Direito Tributário, não sou especialista em coisa nenhuma. Tenho, apenas, um pouco de juízo, como qualquer homem ou mulher de bom senso deve ter e é isto mesmo o que venho exortar os meus leitores a exercitarem comigo.

Há coisa de umas semanas atrás eu, o Leonardo (Conde) e outros amigos realizamos a exibição do filme " A Anatomia de um mito", que relata a verdadeira face do Che Guevara. Naquele filme apareceu, aos olhos de todos, o corpo do misantropo após a execução na Bolívia, e em detalhes o responsável pela operação disse que recebera ordens de não atirar na cabeça, a fim de não desfigurar-lhe as feições. Aos olhos de todo o mundo, Che Guevara foi executado, e a ninguém resta dúvidas.

Da mesma forma, sob o governo Bush Jr, o hediondo Sadam Hussein foi preso enterrado num fosso escondido por debaixo de um tapete, e todo o mundo viu a sua prisão, o seu julgamento e até mesmo a sua execução.

Agora, anuncia-se com muito alarde a captura, execução e sepultamento de Osama Bin Laden acontecido num só dia, sem que nenhuma imagem tenha sido fornecida do seu corpo ou das efemérides que se seguiram.

Segundo os jornais, Bin Laden, que foi encontrado em uma mansão na periferia de Islamabad, capital do paquistão, já estaria debilitado, necessitando de sessões diárias de hemodiálise. Como pode, pois, um homem assim, oferecer resistência armada? Agora confiram estes trechos tirados do site UOL:

"Na noite de hoje [domingo], um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Nenhum americano foi ferido e houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido durante a operação”, disse Obama no pronunciamento.".

Vejam, nenhum militar americano foi morto, e até aí tudo bem, pois operações com tropas especiais têm um alto grau de sucesso, mas dá para acreditar que os fanáticos de maior confiança da Al Quaeda responsáveis pela segurança de Bin laden também tenham restado ilesos, enquanto o seu grande líder, que mal teria forças para erguer uma pistola, foi morto ali mesmo? Porquê - conforme a explícita ordem do Sr Presidente Obama - tanto cuidado  com os meros guarda-costas e nenhum com o terrosrista mais procurado do mundo?

Outra: desde quando os EUA se dignificam a prestar as exéquias tão solenemente a terroristas, a ponto de obedecer aos costumes corânicos de promover o sepultamento no mesmo dia? "Isso é algo que encaramos seriamente. E, portanto, está sendo tratado de maneira apropriada" (UOL Notícias).
Quais os outros terroristas abatidos até hoje que receberam tais homenagens?

Mas pasmem, o corpo de Osama Bin Laden, segundo os noticiários, foi sepultado no mar(!):

Da BBC Brasil

Brasília – Um dos homens mais procurados do mundo, o fundador e líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, teve o corpo submetido a um ritual no mar, segundo a imprensa norte-americana. De acordo com o jornal New York Times e a agência de notícias Associated Press, a cerimônia seguiu os preceitos muçulmanos de enterrar o corpo no mesmo dia da morte.

As autoridades norte-americanas justificaram o enterro no mar informando que seria difícil encontrar um país que aceitasse receber o corpo de um dos mais procurados líderes extremistas do mundo. As fontes não foram identificadas nas reportagens.

Outra desculpa  - bem diferente - foi a de que se tivesse sido sepultado em terra sua sepultura viraria lugar de peregrinação:  "Sepultar o corpo de Bin Laden no mar garantiria que seu local de repouso final não se tornasse um templo para peregrinação de seus seguidores, comentou a ABC." (Uol Notícias)

Vá lá algum chato inconveniente como eu poderia no futuro solicitar alguma exumação do corpo para confirmar a autenticidade do cadáver, não é mesmo?

Do site da UOL, o que se vê é uma imagem indireta - a imagem da imagem de uma tv paquistanesa, a divulgar a foto de rosto do suposto genocida. Bem ao estilo da segunda apresentação da Certidão da nascimento, acontecida recentemente, que não era o documento original, mas apenas uma imagem digitalizada fornacida..pela Casa Branca.

Concluindo, peço clamorosamente aos estimados leitores: não estou a cabalmente contestar a morte de Bin Laden. Apenas sustento que as circunstâncias de seu achamento, ataque, morte e sepultamento estão muito mal contadas, e desafiam os cuidados mais básicos que qualquer cidadão médio pode ser levado, apenas por mera lógica, a desconfiar.

As obametes, tais como o Sr Ricardo Setti, bem como outros que são céticos tão somente por ainda reputarem os EUA como um país tão sério, já estão a pretender ridicularizar quem levanta a voz da contrariedade ou da dúvida, como no caso eu mesmo, mas nunca atacam os fatos, senão respondem por ironias agressivas do tipo "- quer dizer então que o homem não foi à lua?", precisamente o que o próprio Obama tem andado fazendo.
Pelo visto, havia condições para a prisão de Bin Laden, ou em face de um real infortúnio neste intento, havia tempo suficiente para exibir seu corpo para a imprensa, antes de promver seu sepultamento, mesmo que tivesse de ser no mesmo dia, em homenagem àquele que não respeitou nem a vida nem a religião dos outros.

Acrescentemos a isto o alvoroço dado a uma suposta e suspeitíssima segunda apresentação da certidão de nascimento do Sr Barack Obama, depois de outra que já foi amplamente reconhecida como fraudulenta, em meio a uma coleção de documentos e informações falsos, no terceiro ano do mandato deste presidente em franca queda de popularidade.  Dado que alguns jornais americanos já estão a celebrar o triunfo obâmico à maneira lulista de depreciar o insucesso do presidente predecessor George W. Bush, é de se perguntar: há ou não motivo para se buscar um factóide?

4 comentários:

  1. Caro Klauber ,não podemos nos esquecer que os americanos são os melhores no "show busines".Esta encenação ridícula faz parte disso ,e serve para melhorar a situação midiática do Barack Osama (é com B não é ?).
    Sabemos que a maioria do povo americano é tão imbecil quanto os brasileiros e acredita no que aparece na TV com toda fé .A verdade "verdadeira " jamais aparecerá .
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Klauber, não nos esqueçamos que esta notícia vem uma semana após o farsane Obama ser flagrado falsificando, mais uma vez, sua certidão de nascimento. Querem melhor estratégia para tirarem de foco a farsa da certidão ?

    ResponderExcluir
  3. Eles aprenderam rápido com o Luladrão a enganar o povo. Aqui, toda vez que alguma merda aparecia, logo em seguida a Petromentira encontrava petróleo na primeira esquina jorrando aos cântaros!!!

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que seja falsa a informação que Bin Laden morreu, acredito que Obama vai faturar com isto. Primeiro lança a certidão digitalizada e mais falsa que a outra, agora vem esta informação da morte de Bin Laden e que foi morto e jogado ao mar, todos estão perguntando cadê a carcaça, cade o corpo? Ele não mostrou para faturar depois dizendo tá aqui as imagens, tá vendo vcs não acreditaram também na certidão de nascimento.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.