quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Chamem o PCC e o Comando Vermelho (CV)...

Por Jordanio Ribeiro

Se nenhum brasileiro já viu cabeça de bacalhau, após a exibição do Fantástico do último domingo (04/08/2013), o mesmo não se pode dizer sobre enterro de anão.

O programa da emissora Globo dedicou gorda fatia de sua programação pra repercutir a morte do ator Fernando da Silva Cândido, fundador do Cinema de Guerrilha da Baixada Fluminense e portador de acondroplasia ou nanismo.

A motivação do destaque não foi a excepcionalidade do fato – um enterro de anão –, como sugere o ditado popular. Não! A motivação foi única e exclusivamente demonizar as polícias do Brasil. 


Sob discretos assopros de isenção, a reportagem despejou um tornado de ilações que atribuíam à PM a responsabilidade pela morte do ator, chegando inclusive a dar voz à suposição irresponsável, levantada pelos amigos do ator, de que a causa da morte teria sido a ingestão de gás lacrimogênio supostamente com validade vencida que teria sido utilizado pela PM. Como se não bastasse, a matéria grotesca foi reprisada no Bom dia Brasil da segunda-feira (05/08/2013). Claro que é lamentável a morte do cidadão. Não há dúvidas também que se houver suspeitas concretas de responsabilidade de terceiros, devem ser apuradas. Mas, jogar a coisa toda no ventilador pra cima da PM do jeito que foi jogado???, peraí!!!

Lógico que policiais cometem abusos, excessos e crimes. Lógico também que se deve apurar e punir com rigor tais delitos. Mas daí, demonizar e lançar todas as polícias na vala comum é o mesmo que dizer que todo pastor é ladrão e todo padre é pedófilo!

Aqui, lembro-me de três fatos:

1) recentemente estávamos nós, eu e alguns colegas de trabalho, almoçando em um restaurante em frente a uma praça num bairro de periferia de Belém. Ao perceber que havia dois soldados da PM em pé, na praça, alguém disse: “Poxa... como a presença desses dois PMs transmite tranquilidade.” (Quem discordaria?);

2) recentemente também, em 07/07/2013, o jovem soldado da PM do estado do Pará Jorge Pinheiro Moreira foi covardemente assassinado a tiros dentro de um ônibus nas proximidades de Castanhal – pasmem!, segundo informou na ocasião o diretor da Associação dos Cabos e Soldados da PM-PA, Jorge foi o vigésimo policial morto em 2013 no estado do Pará (estava desarmado, porém, como recebem baixos salários, estava fardado para ter a gratuidade). Digam-me se a OAB, os “Direitos Humanos”... alguma entidade dita “progressista” fez alguma visita à família daquele herói, ao menos pra lhe dar os pêsames? Duvido!; e,

3) Mano Brown, vocalista dos Racionais MC’s (elevado à categoria de “filósofo” da periferia por certa esquerda brasileira – um cara que está rico vendendo, principalmente pra garotos pobres, a porcaria de música que faz, conhecida por suas letras que elogiam o crime e demonizam as polícias), em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura em 24/09/2007 disse, dentre várias, a seguinte boçalidade: “Para mim o BOPE não é herói. Os heróis estão presos”.

Após assistir à matéria do Fantástico (reprisada no Bom dia Brasil), lembrei-me de toda a demonização por que passam as polícias Brasil afora – demonização que se intensificou exponencialmente após o início das manifestações em junho/2013 –, lembrei-me também dos fatos acima narrados e gritei bem alto: “Chamem o PCC, chamem o CV... pra nos dar segurança! Marcola e Beira-Mar de fuzil em punho nas imediações dos lugares por onde estarei!”

jordanio ribeiro - Perito Criminal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.