terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Jânio de Freitas e seu estilo "pé na porta" que não me engana

Hoje eu vou descrever uma tática argumentativa que certos colunistas (claro, esquerdistas, como sempre) vêm fazendo ultimamente, que vou chamar aqui de “metendo o pé na porta”. Como funciona: o sujeito chega impondo um ponto de vista e já vai logo afirmando que quem discordar dele é um cretino que merece ser morto, preso ou coisa parecida.

Por Klauber Cristofen Pires


Lembro-me de um artigo de Ricardo Setti, intitulado “Obama acaba com a palhaçada dos que duvidavam de sua nacionalidade e divulga certidão de nascimento” onde começa disparando nestes termos: “Amigos, acabou a palhaçada cada vez mais barulhenta que vinham fazendo os chamados birthers, cretinos fundamentais que duvidavam que o presidente Barack Obama fosse nascido nos Estados Unidos” (Os grifos são meus).

Este texto serviu de base para o meu artigo, “Perdeu a chance de ficar quieto”, onde demonstrei claramente ao Sr. Setti que os birthers têm bons motivos para desconfiar da nacionalidade do presidente Obama, que, segundo as últimas revelações publicadas sobre ele por mim indicam que tem registro de cidadania britânica, eis que nasceu no Quênia ainda na época colonial.

Qual a reação daquele que chamou as pessoas de palhaços e cretinos? Ficou melindrado e disse ter se sentido  ofendido porque eu escrevi o seguinte:

“Se eu fosse o proprietário da quarta (salvo engano) maior revista de informação do mundo e lesse uma besteira destas, eu dispararia imediatamente à redação para puxá-lo arrastado pelo chão dos corredores, à vista de todos, até alcançar a porta da frente e de lá arremessá-lo rumo à calçada com um bom pontapé. E tenham a certeza, eu faria isto muito menos pelo seu farisaísmo do que por seu primarismo jornalístico”.

Ahh, esta exposição me fez puxar da minha gaveta mental o caso de um farisaico professor de uma universidade fluminense que faz pose de defensor dos direitos humanos e das mulheres e não fez nada menos do que incitar o estupro da jornalista Raquel Sheherazade, por suas opiniões conservadoras. Como é mesmo o nome dele? Opa, é Paulo Ghiraldelli. O colunista Felipe Moura Brasil nos revelou o caso e que não é a primeira deste psicopata.

Enfim amigos, este intróito vem para demonstrar como o desavisado que lê o eloquentíssimo fica meio que intimidado pela ostensiva agressividade, tomando-a como a fúria legítima de um pensador honesto que está de saco cheio com tudo-isto-que-está aí. A tática muitas vezes funciona – especialmente em cima das mentes mais frívolas - porque põe em alerta o lado emotivo dessas pessoas e joga-as na guerra de aceitação de grupo.

É nesta hora que uma pessoa consciente dos seus valores não se entrega e desmascara o impostor, usando do seu bom-senso e independência.

Refiro-me, desta vez, ao recente artigo do colunista Jânio de Freitas, denominado “Tiro na democracia”, pelo qual o colunista mete o pé na porta afirmando que policiais usarem armas de fogo em manifestações públicas é uma truculência típica das ditaduras, entre outras sandices tais que, fossem ditas em um momento onde o bom-senso ainda prevalecesse, teriam-no arremessado pela janela de sua redação em direção à sarjeta!

Ora bolas, se em momentos de relativa normalidade os policiais têm de portar armas – tanto para a legítima defesa quanto para o estrito cumprimento da lei – quanto mais não haverá necessidade para momentos turbulentos como os que temos assistido que se agravam em violência a cada vez que ocorrem? Vejam que mesmo a Grã-Bretanha, um país cuja ordem institucional está muito acima da nossa, já desistiu da sua polícia desarmada de antanho.

O que faz um manifestante investir contra um policial com um canivete ou uma chapa de aço parecer pacífica? O que faz de sujeitos mascarados armados com bombas caseiras, bolinhas de gude e pesadas chaves de grifo cidadãos ordeiros em ato de manso protesto?  O que garante uma legitimidade a priori a meliantes que incendeiam ou tentam incendiar postos de gasolina e veículos com pessoas no interior, ou que depredam e saqueiam bancos e lojas?

Agora prestem atenção a esses dois trechos que destaco: Essa prática é uma transgressão ao Estado de Direito e como tal pode ser tratada, por meio de impeachment”, e “Sua desnecessidade em tal situação está atestada na prática: a mais eficiente contenção da arruaça violenta, no Rio, foi obtida na última grande "manifestação" –com a PM desprovida de arma fogo”.

Vocês já notaram que certos colunistas nunca se referem às vítimas destes "pacíficos" manifestantes para defendê-las? Eu sugiro que o Sr. Jânio de Freitas diga isto à família que quase morreu carbonizada no fusca queimado por seus pimpolhos!

Vejam senhores leitores, que o que este articulista pretende ao entrar no salão metendo o pé na porta e dizer que ali não homem pra ele: usar o blefe de sua indignação raivosa para fazer o jogo da propaganda política contra o governo do PSDB em São Paulo e tecer loas à administração aliada do PT no Rio de Janeiro. Êta filminho rodado! Porém, basta olharmos pra quem está entrando para constatarmos que não passa de um anãozinho...no caso da metáfora, um anão moral.

Oras, a segurança pública paulista dá de dez a zero na fluminense, e este homem vem desacreditá-la contra todas as estatísticas? O jornalista Jânio de Freitas não pretende defender a democracia, mas sim asfixiá-la, com sua tara ideológica, a mesma que, sim, não hesita em atirar a esmo contra manifestantes realmente ordeiros e pacíficos, como aconteceu na Venezuela de Hugo Chaves e na China durante os protestos da praça de Tiananmen.

O uso da força policial – que inclui o criterioso e honesto uso das armas de fogo, salva vidas e patrimônios. Quem já comparece armado a tais eventos, seja com estiletes ou bombas caseiras, já demonstra estar predisposto ao uso da violência.

O que este colunista pretende é demonizar a PM de São Paulo por um caso em que policiais defenderam a vida de um colega contra um aprendiz de terrorista, tomando este caso como se fosse uma investida de policiais ofensivamente atirando a esmo contra uma população ordeira e indefesa. Nada mais canalha! Nada mais covarde e tendencioso!

   O que todos precisamos fazer, prestem tenção, caros leitores, é incentivar os policiais ao uso da força legítima contra os desordeiros e bandidos. Policiais são seres humanos que expõem-se ao perigo diariamente e estão se sentindo fragilizados e inseguros por jornalistas de mau caráter como este Jânio de Freitas. Não tenham a vergonha, portanto, de dar um bom dia a um policial e oferecer a ele sua aprovação à iniciativa e à bravura. Vocês não imaginam o poder e a energia que estarão transferindo para os corações desses homens e mulheres! Façam-nos se sentir apreciados e valorizados e verão que a sua atuação contra o terrorismo – terrorismo, sim! – vai ser cada vez mais eficaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.