sábado, 18 de janeiro de 2014

Os números afirmam: Liberdade traz desenvolvimento

Do blog Diário de um ex-comunista

Estatísticas indigestas aos esquerdistas provam que o desenvolvimento social é maior em países economicamente livres. Liberdade não é vilã. É a mocinha da história!

"Neoliberalismo" é um dos piores palavrões da língua portuguesa. A "onda neoliberal" como dizem os esquerdistas, seria a grande vilã causadora de pobreza, fome, e caos ao redor do planeta. Defender o livre mercado - para esta gente, seria como legitimar o imperialismo e a opressão das nações mais ricas contra as mais pobres. Portanto, um ato de crueldade. Afinal, liberdade de mais faz mal, não é?

Longe de achismos e devaneios intelectuais, afirmo com convicção: liberdade econômica está estritamente ligada à desenvolvimento social. Não é conversa fiada, é estatística. Vamos por partes:

O Índice de Liberdade Econômica (Index of Economic Freedom) publicado pela norte-americana Heritage Foundation é um estudo detalhado que ranqueia os países do mundo de acordo com seu grau de liberdade, obtido através de fatores como abertura de mercado, tamanho do governo, eficiência regulatória e estado de direito. 

No mapa abaixo, que apresenta os resultados de 2014, os países são categorizados em: livres (verde-escuro); quase livres (verde-claro); moderadamente livres (amarelo); principalmente não-livres  (laranja) e não-livres (vermelho). Veja com os próprios olhos:


Índice de Liberdade Econômica (2014)


Calma! Não vou comentar ainda! Senão seria "achismo reaça" não é mesmo? Tenha paciência! Ainda falta o recheio do bolo...Vamos lá:

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é um indicador que "mede o progresso de uma nação a partir de três dimensões: renda, saúde e educação", cujo "foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano". Ou seja, é um valor que de certa forma mede a qualidade de vida da população de um país. Vejamos o mapa do IDH mundial para 2013:

Índice de Desenvolvimento Humano (2013)

Eureka! Vejam só! Surpreendentemente ou não, as nações com IDH mais elevado são justamente as que gozam de maior liberdade econômica! Compare os dois mapas! Não por acaso, tanto os países da Europa Ocidental e da América do Norte são livres e e prósperos, assim como Austrália e Japão. Já em direção diametralmente oposta, a África aparece com os piores valores em ambos os indicadores. Ora, não é novidade para ninguém que a região subsaariana é repleta de ditaduras miseráveis. 

Dadas as diferenças, o Leste Europeu, o Oriente Médio, e Ásia ex-Soviética aparecem em posições intermediárias nos dois indicadores, assim como a nossa querida América do Sul e nosso querido Brasil. Repare nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, e China), que apresentam valores "mais ou menos" no IDH e valores "mais ou menos" em liberdade econômica. Coincidência demais, né?

Caro leitor, após esses dados estarrecedores não é necessário muita lenga-lenga para esta conclusão. Os números falam por si só e expressam a inevitável correlação entre liberdade e desenvolvimento. E aí? Vai continuar achando que o liberalismo é o vilão da história?

Fontes:

OBS: Recomendo fortemente a leitura do estudo da Heritage. Tem vários dados e informações de graça e de mão beijada:
http://www.heritage.org/index/ 

E... o mapa interativo de IDH:
http://www.targetmap.com/viewer.aspx?reportId=22315

http://www.pnud.org.br/IDH/DH.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.