sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dica culinária: Filé de peixe ao molho de mexilhões

Caríssimos,

Hoje as publicações foram feitas um pouco mais tarde, mas ainda em tempo!

Sexta-Feira, como sabemos, é dia de dica culinária, para relaxar um pouco da tensão da semana e prover uma boa reunião em família ou com amigos com uma boa receita à mesa. 

Então vamos lá: a dica de hoje é Filé de peixe ao molho de mexilhões ! É de babar só de ver! 

(Será que desta vez a gente alcança o campeoníssimo "Arroz de Carreteiro" do nosso querido amigo Anatoli?)


Ingredientes:

 - Cerca de 1 kg de filé de peixe à sua escolha . Aqui em Belém, elegemos uma banda de pescada amarela

 - Aproximadamente 500 g de mexilhões

 - Para o caldo:

1 cebola  picada
Alho fatiado a gosto
1 folha de louro
Alguns grãos de pimenta-do-reino, a gosto
Uma xícara de vinho branco ou tinto
dois copos de água


- Para o molho:

2 colheres de manteiga
1 cebola picada
Pimenta a gosto

Como fazer:

Escolha um filé de peixe de seu gosto, preferencialmente de carne firme. Aqui em Belém elegemos a pescada amarela. Esta receita serve para uma banda de pescada, isto é, cerca de 1 kg.

Corte-o em peças de cerca de 4 dedos de largura, ponha-o de molho em uma água com limão para tirar o "pitiú" (aquele cheiro desagradável característico dos peixes, mesmo os frescos), e em seguida tempere-o com alho batido, sal a gosto, pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta dedo-de-moça.  A seguir, chapeie os pedaços em uma chapa com teflon, usando espátulas de bambu, madeira ou silicone.

Separe os mexilhões - um pacote de 500 g serve -  e também ponha-os por alguns minutos em uma água com limão. 

Aqueça em uma panela os ingredientes para o caldo, com um pouco de sal, por 15 a 2o minutos. 

Em uma frigideira, refogue os mexilhões com a manteiga e a cebola e adicione a seguir, o caldo e vá reduzindo até ficar mais denso.

Estando o peixe bem chapeado, com a casquinha crocante, retire-o e passe o molho por cima. Acompanhe como quiser. Na foto, usamos um delicioso arroz bem fresquinho!

Se gostar, comente!


Um comentário:

  1. Asa empréstimo empréstimo empresa estão prontos para emprestar-lhe qualquer quantidade que você precisa para iniciar o seu negócio pessoal. Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%, assim que amável aplica para o empréstimo agricultural da agricultura. Se você precisar de empréstimo entre em contato com nosso e-mail: asaloaninstituteplc@gmail.com, você também pode entrar em contato com este e-mail: asaloaninstituteplc@yahoo.com

    Asa loan lending company are ready to loan you any amount you need to start up your personal business. we give out loan at 2% interest rate, so Kindly apply for agricultural farming loan. if you need loan contact our email:asaloaninstituteplc@gmail.com, you can also contact this email:asaloaninstituteplc@yahoo.com

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.