segunda-feira, 26 de maio de 2014

Socialismo Maduro.


“Socialismo: caminho que sai do capitalismo para chegar ao capitalismo.”
Chistes de Cuba Sobre La Revolucion - 
Modesto Arocha – Pag.121.

O mundo não acabou conforme E$pertamente previa determinado calendário apocalíptico. Mas certamente está acabando para milhões de corações e mentes venezuelanos que amam a liberdade, a prosperidade, e a paz. 

Ivan Lima

Esta tragédia nos remete a algumas reflexões. A mais relevante é a lucidez que se deve ter de que democracia, - embora um dado de sua importância civilizatória, eleições, seja solução de paz para conflitos – sendo sim a melhor forma política, todavia, através dela, também se pode estabelecer um processo tirânico em parceria de corrupção e ilusionismo¹com as massas. 

Isso já ocorreu muitas vezes na história, da antiguidade grega á Alemanha e Brasil contemporâneos. Pela liberdade incondicional sim, é no que deve investir a inteligência e vigilância dos cidadãos. E o caminho para isso é a contundente defesa e exercício das funções da propriedade privada e sua consequência, a economia de mercado, do qual, por sua vez, é corolário a própria democracia. 

É ilusão se querer estabelecer numa sociedade um estado igualitário, - por si só uma utopia - tendo como parâmetro para este pressuposto a destruição do direito de propriedade, e a liberdade econômica, fundamentos da própria civilização. E, além do mais, ainda se almejar viver democraticamente. Sim, através do estado, com o socialismo, as liberdades individuais serão estranguladas em nome do “coletivo”, sacrificando a democracia. Mas não será tudo. 

Paralelamente, e como consequência do estrangulamento da liberdade de exercer as funções de propriedade que pode ir de um casebre á uma indústria de alimentos, medrará a escassez generalizada e a fome na sociedade. A miséria logo se estabelecerá por toda parte, degradando ainda mais as próprias massas que, agora, no socialismo, ficam sem voz e canais de expressão normalmente existentes em ambiente de liberdade que ajudaram a sufocar com a democracia. Eliminação física de milhares ou milhões de indivíduos da “classe inimiga”- e também socialistas, - é outro passo importante da doutrina de construção da sociedade “igualitária”, como a que está em processo na Venezuela. 

Todos esses são fatos que a história do século XX nos propiciou fartamente como lição sobre a liberdade em todo mundo. Mas o socialismo é rico em insanidade e teimosia: a partir da própria obra magna de Marx, O Capital, se pode observar o quanto o socialismo é confuso e contraditório, indo essa constatação da sua falácia de “exploração” aos aspectos kafkianos mais insanos com as prisões, processos e execuções em massa no “socialismo real”, a fatos verificados, por exemplo, na atualidade política da Venezuela e em Cuba, sua inspiração marxista: enquanto na ilha socialista já começou a se liberar² nichos de mercado para o capitalismo – barbearias, taxis, imóveis, etc.tudo primitivo, tosco, por causa da estagnação socialista na economia - se inicia na Venezuela o processo de radicalização contra toda a economia de mercado. 

Enquanto em Cuba já findou o prazo de validade na gôndola da história de um sistema inimigo da natureza humana, que destruiu um país rico e sua rica cultura, na Venezuela, do indisfarçável apoio de países vizinhos ao domínio que vai dos cartórios aos quartéis por militares cubanos, o regime “democrático” está maduro para o seu mergulho no socialismo. 

Quanto tempo durará as trevas desse mergulho de tragédia anunciada? Quanta destruição causará? Impossível saber. Mas permanece a lição histórica e vigilância de muitos, a solidariedade e um alento aos que amam a liberdade na Venezuela: o socialismo é autofágico. 

Proibindo a criatividade e liberdade da produção humana, ele já nasce devorando a si próprio. Uma verdade tão inexorável quanto às leis econômicas, leis que o próprio socialismo, inexeqüível, em vão tenta negar.


Ivan Lima, 63, é publicitário. Fundador do boletim Ordem Liberal. E-mail: ivanlima8@hotmail.comPublicado em LIBERTATUM.          
                                       
Governo Limitado – Propriedade – Liberdade – Paz

¹”O povo não quer a verdade, mas a mentira que mais lhe agrada”. Poeta português Fernando Pessoa. 

²Sim, ainda que se argumente que essa liberação é altamente regulada, e sem capital, pelo estado cubano; que é estratégia tentando evitar um final trágico, etc.;o fato é que os anúncios oficiais das referidas liberações á economia de mercado é uma capitulação do socialismo na ilha caribenha, regime que matou aproximadamente 250.000 pessoas - direitos humanos - têm centenas de presos políticos em condições cruéis, dois milhões de exilados, além de ter destruído a rica economia do país, que tinha, antes da revolucion, grande classe média em dinâmica expansão.Outro dado a considerar, é o desesperado esforço que o regime faz para que o “Socialismo do Século XXI”-? - na Venezuela, se firme, dure sempre. Pois isso representa a sobrevida de mais uma ilusão coletivista, com petróleo e ajuda “solidária” para uma sociedade cuja falência o socialismo a levou á era do arado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.