segunda-feira, 18 de maio de 2015

Maravilhas do capitalismo: Impressora em 3 d 

O que uma impressora 3D é capaz de fazer? Veja lista de objetos







As impressoras 3D fazem cada vez mais sucesso e já provaram do que são capazes. Elas podem criar desde objetos mais complexos até os mais simples, de maneira eficiente e, muitas vezes, mais barata. Listamos dez tipos de produtos produzidos através de impressoras 3D para mostrar a versatilidade da tecnologia. Confira:

Fones
Fones sem fio se encaixam perfeitamente na orelha (Foto: Reprodução/Kickstarter) (Foto: Fones sem fio se encaixam perfeitamente na orelha (Foto: Reprodução/Kickstarter))

Fones sem fio se encaixam perfeitamente na orelha (Foto: Reprodução/Kickstarter)
Um dos objetos que as impressoras 3D são capazes de fazer são fones de ouvido feitos especialmente para se adaptar ao formato do ouvido do usuário.

É o caso do Normal, no qual você baixa um aplicativo, tira uma foto das orelhas e manda para a empresa que irá fabricá-lo, e do OwnPhones, que ainda é wireless e funciona via Bluetooth.
Além dos fones de ouvido, também foi produzido com a tecnologia um megafone pela empresa Fuji Xerox. A novidade do acessório, chamado Telephoto MegaFon, é que ele direciona o som para somente uma pessoa, fazendo com que ela seja a única a escutar a mensagem que será encaminhada.

Comida 
ChocaByte tem corpo compacto e imprime pedaços de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulgação/ChocaByte) (Foto: ChocaByte tem corpo compacto e imprime pedaços de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulgação/ChocaByte))

ChocaByte tem corpo compacto e imprime pedaços de chocolate medindo 5 x 5 x 2,5 cm (Foto: Divulgação/ChocaByte)
Além de objetos, as impressoras 3D também permitem fabricar comida, de vários tipos. Você pode escolher entre o modelo criado no MIT que faz sorvete em 15 minutos, a impressora inglesa que imprime frutas graças à tecnologia de gastronomia molecular e a Pancake Bot, que faz comida em formatos inusitados, como da Torre Eiffel.

Para os chocólatras de plantão, tem uma impressora feita especialmente pensada em vocês, a Chocabyte. O modelo, compacto e baratinho, tem formato de cafeteira e é capaz de produzir os chocolates mais variados, basta escolher o modelo que você preferir, com tamanho de 5 centímetros de largura e altura, por 2,5 centímetros de espessura.

Veículos
Veículo poderá ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Veículo poderá ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodução/Mashable))Veículo poderá ser derretido e dar forma a novo carro (Foto: Reprodução/Mashable)

Não somente objetos pequenos e compactos podem ser criados pelas impressoras 3D. Depois da Airbike, a bicicleta feita de nylon, chegou a vez de criar nada mais, nada menos que um carro usando a tecnologia. O veículo foi apresentado na mostra internacional Manufactoring Technology Show, em setembro de 2014, e teve seu test drive feito por jornalistas americanos nas ruas de Nova York. O mais inusitado é que o carro pode ser derretido para dar forma a um novo.

Casas
Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Andrey Rudenko) (Foto: Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Andrey Rudenko))

Castelo de concreto, feito com impressora 3D (Foto: Divulgação/Andrey Rudenko)
Se você ficou surpreso com o item anterior, certamente ficará com este também. Impressoras 3D foram capazes de fabricar casa, prédio e até castelo. Isso mesmo. Depois do projeto de construção de um prédiototalmente a partir desta tecnologia, e da produção de casas impressas em 3D com lama com o objetivo de ser uma solução mais acessível, chegou a vez dos castelos
.
Projetado pelo americano Andrey Rudenko, o castelo foi criado com as dimensões de uma casa para crianças. Ele foi fabricado na impressora RepRep, que é um projeto de código aberto bastante popular entre os entusiastas da técnica em 3D. O dispositivo imprimiu camadas de concreto de 1 centímetro de altura por 3 centímetros de largura e seu acabamento é melhor do que o de outras impressoras 3D de concreto.

Roupas e acessórios
Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney) (Foto: Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney))

Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney)
Os guarda-roupas agora também podem se beneficiar das impressões em 3D, já que a tecnologia chegou ao mundo da moda, produzindo roupas e acessórios. É o caso do vestido inteligente criado pela designer Anouk Wipprecht, que capta sinapses cerebrais do usuário para reunir suas informações biológicas e batimentos cardíacos, além de detectar a presença de pessoas próximas.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.
Ainda, durante a Copa da Mundo de 2014, a Nike entrou na onda das impressões tridimensionais efabricou uma bolsa com a tecnologia. Os modelos foram fabricados exclusivamente para os atletas da competição. Além de bolsa e vestido, tem também peruca com cabelos realistas, criadas pela Disney para serem usadas em esculturas.

Instrumentos Musicais
Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação) (Foto: Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação))

Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação)
As impressões tridimensionais já começaram a invadir o mundo da música, como, por exemplo, a guitarra brasileira com estrutura totalmente criada através de impressoras 3D. O modelo da Robtec foi apresentado em 2014 no 11º Seminário de Tecnologias, em São Paulo. Ainda, um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, se tornou a primeira banda a fazer um show a partir de instrumentos inteiramente fabricados a partir de impressoras 3D
.
O professor Olaf Diegel foi a primeira pessoa de que se tem notícia a produzir um instrumento em uma impressora tridimensional, um saxofone, há mais de dois anos. A apresentação da banda contou com duas guitarras elétricas, uma bateria e um teclado,
todos desenhados por Diegel e produzidos através de impressora 3D.

Ferramentas
Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor) (Foto: Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor))

Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor)
Diversos tipos de ferramentas também podem ser fabricados por meio de impressão tridimensional. Isso pode ser feito, por exemplo, com a Mcor IRIS, capaz de criar martelo e peças de protótipos, além de brinquedos e maquetes, a partir de cola e papel. Além de ser mais barato do que os modelos criados com plásticos, essa alternativa ainda é menos prejudicial ao meio ambiente.
Outro tipo de ferramenta que pode ser criada através da tecnologia são peças de aço, o que promete revolucionar a indústria da construção civil. Se no primeiro exemplo destacamos o custo mais baixo, nesse caso é o inverso, pois a produção ainda sai bem cara, tornando um pouco mais difícil a disseminação do modelo.
Tatuagem
Caneta da impressora foi substituída por máquina da tatuar (Divulgação/Piotr Widelka e Johan da Silveira) (Foto: Caneta da impressora foi substituída por máquina da tatuar (Divulgação/Piotr Widelka e Johan da Silveira))

Caneta da impressora foi substituída por máquina da tatuar (Divulgação/Piotr Widelka e 

Johan da Silveira)
Além de produzir objetos, as impressoras 3D ainda são capazes de exercer a função de alguns profissionais, como, por exemplo, a impressora tatuadora. A Tatoué, criada a partir da união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem, é capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo.

TechTudo conversou por e-mail com os desenvolvedores, os estudantes de design Pierre Emm, Piotr Widelka e Johan da Silveira, que afirmaram que continuam trabalhando nas questões sobre pressão da pele, velocidade da impressão 3D, escaneamento do braço e reconhecimento de profundidade, por exemplo.

Avanços na medicina
Após 22 anos, mulher volta a andar graças a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodução/CNET) (Foto: Após 22 anos, mulher volta a andar graças a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodução/CNET))

Após 22 anos, mulher volta a andar graças a exoesqueleto feito em impressora 3D. (Foto: Reprodução/CNET)

Uma das utilidades mais significativas dos objetos impressor em 3D, senão a melhor delas, é poder ajudar na medicina. Cada vez mais, a tecnologia é capaz de produzir objetos que ajudem em pesquisas ou no tratamento ou recuperação de pacientes com os mais diversos tipos de doença. Já foram criadas, por exemplo, mandíbula humana e mapas impressos em 3D para ajudar deficientes visuais.

No entanto, o mais comum são as próteses, das mais diversas. Desde a prótese de braço para um menino que nasceu sem o braço direito, 114 vezes mais barata do que a oferecida por seus médicos, até a prótese de vértebra. Ainda, cientistas conseguiram criar cartilagem a partir de impressora 3D, além doexoesqueleto que foi capaz de ajudar uma mulher paralisada a andar.

Impressora 3D
FABtotum produz réplicas de si mesma (Foto: Divulgação/FABtotum)FABtotum produz réplicas de si mesma (Foto: Divulgação/FABtotum)

Depois de carros, próteses, castelos e chocolate, o que mais falta uma impressora 3D criar? Outra impressora 3D. Não falta mais. Já existem modelos capazes de criarem uma réplica de si mesmos, como, por exemplo, o caso da brasileira apresentada na Campus Party de 2012. Além dele, ainda existe aFABtotum, que começou como um projeto de baixo custo no site de financiamento coletivo Indiegogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.