terça-feira, 28 de julho de 2015

A batalha atual e as armas de luta.

“Só as idéias iluminam a escuridão”.
Ludwig von Mises
Resultado de imagem para ludwig von mises.
Por Ivan Lima

Dedicado ao meu amigo Marcelo Rondon – Major Rondon.

O que ocorre no Brasil é algo extremamente preocupante. Logo, todas as armas disponíveis para combate ao perigo da escravidão socialista devem ser usadas. Conforme já demonstrei em escrito anterior, essas armas, por mais diversas que sejam se somam, e com o talento e a tenacidade dos lutadores concorrem para a vitória final sobre a opressão. 

Escrita e debate. São duas dessas armas, cruciais no embate pela liberdade. Ambas estão sob a égide das idéias, no caso, as idéias liberais.  

Na luta pela liberdade e civilização, temos um marco das idéias passadas á escrita, que foi o livro “A Riqueza das Nações”, de Adam Smith. Na época, o domínio era das idéias mercantilistas, seguido de todo seu avassalador panfletarismo. No entanto, um livro de quinhentas e tantas paginas detonou um mundo anacrônico e inaugurou uma aurora que proporcionou junto com o capitalismo um salto impar na história da humanidade: inaugurava- se com a aludida obra de Adam Smith, a estupenda era liberal.  

Não havia rádio, nem televisão. E muito menos computador e internet. É evidente que o grande escocês participava de debates através das quais passava suas idéias sobre a importância da propriedade privada e a divisão do trabalho, mas num mundo desprovido dos modernos meios de comunicação foi crucial para a vitoria do liberalismo e a inestimável evolução que legou á humanidade, a criação e publicação de “ A Riqueza das Nações”.


Por outro lado, e com mesmo objetivo de luta pela liberdade, temos na Inglaterra a personalidade de um Richard Cobden e sua extraordinária atuação junto aos parlamentares britânicos para a revogação da Lei dos Cereais aprovada em 1815. Protecionista, a aludida lei praticamente impedia a entrada de grãos na Inglaterra pelos altíssimos impostos de importação que deles eram cobrados pelo governo, provocando com isso escassez, preços altos, fome, pobreza. Cobden,  economista, liderou outros colegas para a revogação da Lei dos Grãos e fundou em 1841 a Liga Anti Lei dos Cereais. Era o ano das eleições gerais e Richard Cobden teve coroado seus esforços em anos de luta contra a lei protecionista dos cereais, com a sua eleição como membro do parlamento britânico. Começava ali outra etapa da luta e Richard Cobden iniciou imediatamente o debate de convencimento dos seus pares no parlamento, pela revogação da chamada Lei da Fome. Foram cinco longos anos de debates, e inclusive continuou viajando pelo país discursando contra os absurdos da Lei dos Cereais. Mas no parlamento continuava sua luta tenaz, insistindo junto ao governo na premência de se revogar a Lei dos Grãos.


Richard Cobden

Irlandeses como Daniel O' Connell, entraram na campanha, O Primeiro-Ministro Robert Peel foi sendo gradualmente convencido, e em maio de 1846 uma nova Lei dos Cereais foi aprovada. O resultado imediato: permitido o livre mercado de grãos, o imposto ficou reduzidíssimo sobre a importação da aveia, da cevada e evidentemente do trigo. Tudo pela insignificante taxa de um shilling por saca. A Inglaterra, depois dos vitoriosos debates de Richard Cobden pela revogação da Lei dos Cereais, nunca mais foi a mesma. Voltou-se para o sol da prosperidade e liberdade.

Dessa ilustração histórica sobre a transmissão de idéias através do debate, guarda-se uma lição e uma sugestão. A lição é que o debate é sim uma arma extremante válida no embate pela liberdade tanto quanto o é a escrita na transmissão das ideias para a mudança de mentalidade, e, inclusive trabalhar o parlamento e políticos para se modificar absurdos, e até mesmo tornar-se parlamentar como se tornou Richard Cobden, honrosa luta pela civilização.

A sugestão é que se comece a trabalhar desde já pela formação de ligas pela revogação de Leis dos Cereais de todos os absurdos no Brasil. Os parlamentares estão aí, as idéias, escritores e debatedores liberais e a razão também. O que falta?


Ivan Lima, 64, é publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.