terça-feira, 21 de julho de 2015

20/07/2015
 às 10:44 \ Austeridade

George Constanza, o mentor de Tsipras

Seinfeld george deitada
Muita gente já comentou a bobagem que a Grécia cometeu nas últimas semanas. Depois de esmurrar a mesa, falar alto e vencer o referendo contra a austeridade, o primeiro-ministro Alexis Tsipras fechou com os credores um acordo mais rigoroso que a proposta anterior.
Meu amigo Eduardo Wolf desvendou o mistério. O mentor da estratégia capenga de negociação do governo grego é George Constanza, o eterno perdedor da comédia Seinfeld.
Na quarta temporada da série, George e Jerry Seinfeld enfim conseguem emplacar na rede NBC o projeto de um seriado de comédia sobre nada. Os executivos da NBC oferecem 13 mil dólares para os dois tocarem um episódio piloto. Seinfeld considera a proposta aceitável, já que os dois não têm nem experiência, nem fama, nem ideias, enquanto a NBC conta com centenas de outras propostas.
Mas George recusa. Com um ar de superioridade bem parecido ao do ministro Varoufakis até semana passada, avisa que decidiu pedir mais. “Negociação! É isso que você faz no mundo dos negócios!”, ensina ele ao colega. (Há um trecho legendado aqui.)
Não dá certo, é claro. A NBC manda os dois catarem coquinhos e cancela o projeto. Só resta a George implorar para o presidente do canal, que refaz a proposta – oferecendo 8 mil dólares pelo piloto. A estratégia ofensiva de negociação acabou rendendo um contrato pior. Eis o mesmo desfecho da crise grega nas últimas semanas.
@lnarloch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.