sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUEM É O LOBO - OU A RAPOSA MATREIRA - EM PELE DE CORDEIRO?

Por Klauber Cristofen Pires

Caro leitor,

Trago nas palavras seguintes o supremo desgosto de relatar um sucessão de atos ignominiosos urdidos contra a minha pessoa. Teria, no limite, os suportado em silêncio, como de fato o fiz até que o detratante sobre quem irei me referir não decidisse ter vindo até este blog para satisfazer a sua instintiva vontade de me difamar.

SOBRE O MEU ARTIGO "MEA CULPA: ERRAMOS!"

O desenrolar dos acontecimentos tem como pretexto o artigo "Mea Culpa: Erramos". Sobre o assunto deste artigo, preciso fazer as seguintes considerações:

1. No texto, manifesto o meu desapontamento com a candidatura do Sr Mario Oliveira, pelo fato de seu partido ter decidido apoiar o Senador Aluisio Mercadante, do PT, para o governo de São Paulo.

2. Conforme as razões que expus, tomei a minha decisão, assumida tão somente por mim mesmo e mais ninguém. E mais: manifestei a continuidade da validade das análises que até então eu havia feito em favor do candidato, principalmente sobre aquela do artigo que trata da extinção da gratuidade do ensino público de nível superior.

3. Eu escrevo regularmente para os seguintes sites: Mídia Sem Máscara, Diego Casagrande, Manaus Online, Parlata, Instituto Millenium, Causa Liberal, Movimento Endireitar, Instituto Liberdade- RS, Instituto Ludwig von Mises Brasil, Ratio Pro Libertas, Farol da Democracia Representativa, além de alguns sites jurídicos tais como o Jus Navigandi, O Fiscosoft e o ADV- Advocacia Dinâmica, entre outros, que os publicam espontaneamente.

4. Não obstante a larga aceitação dos meus escritos pelos sites que os hospedam, manifestei o meu desconforto com a ação do PT do B tão somente neste blog, com o fim último de me preservar quanto à minha consciência e de prestar contas aos leitores deste blog.  Entendi não ser necessário, nem leal ou ético, lançar uma campanha contra o candidato publicando esta nota em outros sites. Apenas apontei o meu desapontamento e a minha decisão de abandonar meu entusiástico apoio, dentro de um círculo bastante circunscrito - o blog de minha propriedade.

5. Em nota, O Sr Mario expôs as suas razões. Segundo seu raciocínio, o PSDB fez alianças com o PMDB e este, com o PT. Não discordo dos fatos, mas não sou eleitor do PMDB. Vale dizer que o PMDB é um conhecido partido comensal. Entretanto, há limites, mesmo no promíscuo ambiente político brasileiro, pois desconheço que os Democratas possuam alianças com o PT. Isto é um louvável mínimo, tendo-se em vista o projeto de conquista do poder alimentado pela sigla da estrela vermelha. Se é que os Dem vão fazer isto um dia, este é outro problema.

6. Mantenho que um candidato e um partido precisam ser unívocos e inequívocos, malgrado esta praga de liberdade regional de alianças que vicia o jogo eleitoral neste país. Esta é a minha posição, e tenho o pleno direito de exercê-la, como um cidadão e como um articulista. Desconfio das possibilidades de um candidato de um partido que a esta hora compõe com um partido abertamente revolucionário de poder, no desenrolar de sua vida pública, prestar-lhe oposição. Pelo contrário; em sua propaganda televisiva, creio mesmo que há de repetir o bordão: "- Para presidente vote em Mario Oliveira, e para governador, Aluízio Mercadante". Nos comícios, forçoso será erguerem as mãos juntas.

7. Mais ainda: como cidadão, tenho o direito de exigir do candidato a postura que entendo ser a mais correta. Em contato com o Sr Mario, sugeri que ele publicamente repudiasse ou se isentasse deste enlace, pelo que ele se manifestou contrário, porque, segundo ele próprio, não deseja criar um "desconforto no partido". Com todo o meu respeito ao candidato Sr Mario, mas se ele prefere não se indispor com seus correligionários, então sou eu e aqueles que não aceitam o PT os preteridos. Infelizmente, o destino colocou-lhe nas mãos uma decisão e ele fez a sua escolha.

SOBRE OS ATAQUES À MINHA PESSOA

Será que errei em manifestar a minha contrariedade com a aliança que o PT do B fez com o PT? Quem sabe ao certo? Eu sei que eu tomei a minha decisão, pela qual assumi, desde o início, a plena responsabilidade, sem procurar agir como um maria-vai-com-as-outras. Quanto a isto, não tenho dúvidas: estou no meu direito, tanto de cidadão como articulista formador de opinião.

Será que com o meu ato eu "traí" o Sr Mario Oliveira? Ora, eu não mudei de lugar: ele mudou! (Ou foi mudado de lugar, mas preferiu manter-se assim, o que dá no mesmo.)

Agora, sim, depois deste longo prelúdio, chego à matéria que venho trazer ao leitor:

1. Desde há algum tempo, fui convidado pelo Sr Alex Brum Machado para atuar, em co-participação, com o blog "Verdade e Liberdade Online".

2. Até então sedizente admirador dos meus textos e da minha pessoa, o Sr Alex Brum Machado publicava regular e espontaneamente (nunca pedi para que ele os publicasse) os meus artigos em seu blog "Cavaleiro do Templo", inclusive com vários banners laterais, em que constavam fotos e citações minhas, e isto há pelo menos dois ou três anos. Mais: revelou-se um assíduo colaborador de LIBERTATUM, tendo trazido vários livros para a nossa LIVRARIA VIRTUAL, onde os devidos créditos e agradecimentos à sua pessoa estão lá publicados ainda hoje.

3. Com a notícia da coligação PT do B com o PT, trazida pelo meu amigo Jorge Batista Ribeiro, homem da larga experiência na vida, e depois com a publicação do MEU artigo em MEU blog, envio correspondência ao Sr Alex, para que tomasse conhecimento, ao que ele decidiu por manter o seu apoio ao Sr Mario Oliveira. Segundo o mesmo, isto se  trata de um complô contra a candidatura do Sr Mario, com vistas a destruir a sua candidatura. Ora, ora, como já expus acima, o Sr Mario decidiu ficar com aqueles que "em tese", urdiram a sua destruição. Preferiu eles a mim ou às pessoas que comungam da mesma opinião que a minha. Não quer se "indispor" contra eles. Ainda assim, sempre respeitei a posição do Sr Alex, sem que tivesse me pronunciado no mínimo que fosse quanto ao seu direito.

4. No dia 6 de maio de 2010, ao visitar o blog Verdade e Liberdade Online, percebo que dele fui sumariamente alijado pelo Sr Alex, que detém os privilégios de moderador do mesmo, sem que eu tivesse sido avisado ou de qualquer forma ouvido quanto a alguma acusação, qualquer que fosse. Simplesmente assim! Mais: os banners da Livraria Virtual e da Liberesfera foram também apagados no VLO, bem como os meus últimos artigos, em uma operação semelhante à de Stalin, quando decidia se livrar dos seus desafetos. E ainda mais: os banners e citações e artigos no site "Cavaleiro do Templo" também foram apagados!

5. Espere o leitor que ainda trago mais: tanto no blog "Verdade e Liberdade Online" quanto no "Cavaleiro do Templo", o Sr ALex publica o seguinte artigo: "Olavo de Carvalho não está desapontado com o MARIO OLIVEIRA. Você está? Ou encontrou alguém que está? Muito cuidado nesta hora...". Neste texto, o autor faz, covardemente, uma alusão velada à minha pessoa - embora com largas pistas espalhadas no blog, para que qualquer leitor conclua sobre quem ele fala - comparando-me a um lobo em pele de cordeiro, baseada em uma troca de correspondências em que expus que no meio liberal-conservador há pessoas desapontadas com o fato, entre elas o Prof. Olavo de Carvalho. 

6. Embora eu tenha de fato dito isto, jamais espalhei para ninguém, a não ser para os destinatários da correspondência, pelo que ainda pedi expressamente que não viesse a público, haja vista tratar-se de troca privada de e-mails. O fato é a decisão do PT do B causou sim, indignação entre várias pessoas no meio liberal-conservador, as quais prefiro aqui manter com a privacidade protegida. Se no momento, manifestei o nome do Professor Olavo, foi por alguma suposição ou erro mediante as várias correspondências que o fato suscitou, pelo que peço as minhas devidas desculpas a quem de direito. Entretanto, o Sr Alex viu nisto um bom  pretexto para atirar-me a faca às costas, olvidando por completo, segundo a sua conveniência, a opinião das outras pessoas que comentei, das quais, sim, tenho registro de que estão, de fato, desapontadas, e que preferem até mesmo anular o voto.

7. Até este exato momento, eu havia decidido lamentar as coisas como estavam, e esquecê-las. Porém, num auge de audácia, este solerte sujeito decide manifestar-se no espaço "Mensagens e Avisos" do meu blog LIBERTATUM, para anunciar de forma acintosa seu sórdido texto e depois ainda mais uma vez, para insultar-me!

QUEM É O LOBO - OU A RAPOSA MATREIRA - EM PELE DE CORDEIRO?

Deixo esta decisão a cargo do leitor.

Antes, porém, reafirmo que sempre respeitei a posição política do Sr Alex Brum Machado, no sentido dele continuar a apoiar o candidato Mario Oliveira, embora com ela eu não concordasse. Isto, claro, restrito à sua pessoa, e ao seu blog particular.

No Verdade e Liberdade Online, um blog colegiado, até que poderia, desde que ficasse claro ser o seu posicionamento pessoal, que poderia ser diferenciar dos demais membros do grupo - no caso, eu mesmo. Entretanto, ao ardoroso fã do Dr Mario Oliveira, tornou-se mais prático simplesmente cortar a cabeça que lhe quem parecesse um incômodo em seu afã palanqueiro - no mais exato sentido do "princípio do Fuehrer", como teria dito Ludwig von Mises.
Quem quiser visitar o blog Verdade e Liberdade Online, poderá contemplar como um blog de pensamento liberal-conservador, voltado para a aprodução de entrevistas e reportagens, tornou-se uma espécie de comitê político-eleitoral do Sr Mario Oliveira.

Por anos, eu prestava e era admirado. Num átimo, sou expulso de um blog do qual fui convidado como co-autor (e consequentemente, co-proprietário), tão somente em função da minha convicção política. Não me consta em nenhum momento que, ao aceitar aquele convite, eu trabalharia em posição subalterna a um editor. Expulso? Não, desapropriado, ou termo melhor que o designe. A expulsão sugere a comunicação entre o agente e o destinatário, o que não houve.

Entrego  ao leitor o encargo de formar o seu juizo sobre a tolerância do indigitado com as opiniões alheias, sobre o seu peculiar senso de lealdade, sobre os seus anseios intrigantes, sobre as suas atitudes autoritaristas em um projeto colegiado e sobre a descartabilidade que consagra às suas amizades, segundo suas conveniências.

Obrigado.

Klauber Cristofen Pires

8 comentários:

  1. Caro jovem: Nunca, eu digo nunca, mesmo, acredite em políticos, seja qual for sua "plataforma". Se for de esquerda atire 2x na cabeça para ter certeza que não se mexe mais. De resto: entendo que às vezes nos enganamos com esperanças, as vezes com lobos em pele de cordeiro. Mas te digo: a verdade é feia, suja e malvada...abs

    ResponderExcluir
  2. Caro Klauber :Acompanho os blogs de direita a pouco mais de um ano e sempre simpatizei com o Cavaleiro do Templo e me causa estranheza esta atitude ,que é tipicamente autoritária .Infelizmente as pessoas tomam às vezes atitudes incorretas ,mas isso faz parte de nossas vidas .Espero que esta situação possa ser resolvida a contento das duas partes ,pois admiro a ambos e posto muitos artigos no Cachorro Louco copiados de ambos os blogs , exatamente pelos conceitos emitidos com os quais me identifico.é só por enquanto
    Abraços .

    ResponderExcluir
  3. Ah não! Assim a direita nunca se unificará mesmo. Bastaria uma troca sincera de e-mail dentre as duas partes para resolver a questão, e o assunto sobre Olavo estaria resolvido, e dos blogs também. Mas... triste fim

    ResponderExcluir
  4. Alguns internautas se manifestaram, eu estou aqui também. Escrevi sobre aqui: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2010/05/olavo-de-carvalho-nao-esta-desapontado.html.

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sr Alex Brum Machado ("Cavaleiro do Templo"),

    Por ignorância ou sonsice sua, você ainda não percebeu do que se trata.

    Você voltou-se contra alguém (que até então era um seu amigo) de forma surpreendente e traiçoeira, cassando-o de um blog compartilhado, expondo-o em público com um discurso difamatório e mediante a revelação de conversa privada, e "last but not least", vindo se pronunciar no próprio blog dele, de forma absolutamente acintosa.

    Eis aí o retrato do seu caráter. Se lhe parece pouco, isto só atesta que você é capaz de fazer muito pior.

    De novo, não vou revelar a confissão de outros pensadores de relevo, para continuar a proteger-lhes a privacidade, e principalmente porque não é este o assunto: o caso do Dr Mário foi apenas um cenário, não o motivo de tais protagonismos. Basta dizer que o artigo "Mea Culpa: Erramos" não apela para a opinião ou autoridade de ninguém a não ser a minha própria.

    (Nota: o comentário anterior era meu e foi removido por erro de digitação)

    ResponderExcluir
  7. Caro Amigo KLAUBER:

    Conte com o meu irrestrito apoio quanto a sua coerente atitude de não se conformar com a decisão do candidato Mário de Oliveira.
    Eu também repudio a atitude do candidato mercenário e seu partido de aluguel,assim como repudio a atitude do Alex, proprietário do blog "Cavaleiro do Templo".

    ResponderExcluir
  8. Caro Klauber,


    Lendo o texto que escreveu nesta página, tive a forte impressão de que terá interesse de ler (quem sabe até de publicar) o que segue:

    http://consparana.blogspot.com/2011/10/um-singelo-conto-de-fadas.html

    http://www.olavodecarvalho.org/textos/brum.htm


    Saudações conservadoras,

    Victor Fernandes

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.