sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Caldo verde caboclo

Prezados,

Sexta-feira, como todos sabem, é dia de compartilharmos aqui no blog alguns pequenos lenitivos da vida, entre os quais o de uma boa mesa. Pois lá vai um caldo verde tropicalizado, que virá muito bem a calhar em boa companhia de uma noite fria. Bom fim de semana!

(Foto extraída do blog Sabor e Histórias)



Eu sou um fã inveterado da cozinha portuguesa. O talento dos irmãos d'além-mar tem aquela coisa de oferecer um prato aconchegante, convidativo, charmoso, mesmo que feito com ingredientes simples. E o caldo verde é clássico.

A receita não tem mistério: trata-se de cortar a couve em tiras bem fininhas, cozinhá-la ao ponto de amolecê-la e adicionar um purê de batatas para engrossar o clado. Ao conjunto, some-se fatias bem finas de chouriço e rega-se com azeite extra-virgem. Sal a gosto.

A nossa sugestão é substituir a batata pela mandioca (aipim ou macacheira). A mandioca, por não possuir glúten, oferece uma melhor digestão e tende a produzir menos flatulência. Ademais, mantém-se em suspensão com mais facilidade que a batata, que tende a se depositar no fundo, produzindo assim um caldo mais homogêneo e cremoso.

Cozinhe bem a mandioca e em seguida bata-a no liquidificador com a água da própria couve. Adicione também um pouco da couve, para o caldo adquirir um tom verde.

Do lado do chouriço, nem sempre fácil de encontrar e por vezes bem mais caro, sugiro trocar pela linguiça calabresa, ou até, para os mais "light", presunto ou chester, mas estes cortados  em cubos.  

Outras variações permitem colocar cebola picada e no caso do tempero, eu adoro colocar pimenta calabresa. Maravilhoso!

Quem provar, por favor, retorne com o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.