segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nem só de concorrência vive uma sociedade livre

Amigos leitores,

Recentemente, registrei na LIBERESFERA o 584º blog de tendencia liberal ou conservadora, a pedido do seu proprietário. Como disse a ele, tenho as sinceras esperanças de chegar ao 600º blog até o fim do ano. Quanto a isto, alguns conhecidos me indagaram sobre o porquê de dar assim um tal espaço gratuito espaço aos outros. Explico...

Nem só de concorrência vive uma sociedade livre. Nesta também prosperam a cooperação e outras formas de relacionamentos pacíficos espontâneos e mutuamente benéficos. Por exemplo,  Em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, a rua Teresa é composta por centenas de lojas atacadistas que se competem entre si uma a uma, mas que também dependem cada uma delas de todas, eis que os chamados "sacoleiros" para lá se dirigem em busca das ofertas de todas as lojas, e não de uma só. Em outras palavras, a concorrência ali instalada também gera a clientela - ou a demanda - em termos econômicos.

Não é diferente com este blog. Durante o período em que a LIBERESFERA foi crescendo com o registro de mais e mais blogues, foram também crescendo, respectivamente, a visitação em LIBERTATUM, da LIBERESFERA e obviamente, dos outros blogues ali cadastrados. Os leitores acostumaram-se a migrar do LIBERTATUM para a LIBERESFERA, em busca de outras notícias, e vice-versa, facilitados pelos links à disposição.

Por outro lado, a exposição em um só plano das manchetes dos blogues permitiu a concretização de três efeitos desejados: primeiro, surgiu um estímulo para alguns blogues postarem com mais assiduidade, haja vista que a lista foi formatada de modo a publicar as postagens mais recentes à frente das demais; pelo mesmo motivo, os autores mais antenados também têm buscado melhorar quanto à diferenciação dos temas, procurando tratá-los com mais profundidade e pesquisa; por fim, propiciou um mecanismo de mobilização, com a publicação de notícias importantes em uníssono, embora isto ainda não se tenha dado de uma forma conduzida, mas apenas espontânea.

A LIBERESFERA constitui-se em uma iniciativa que já foi elogiada por várias pessoas, inclusive pelos editores do Instituto Millenium, que publicou um artigo e mantém um link para ela. Sinto-me, portanto, muito à vontade para transmitir as congratulações aos blogues cadastrados, e convido taxativamente o leitor a acessar esta verdadeira revista com quase seiscentas manchetes, a maioria delas com assuntos de alto nível. Que veículo de comunicação oferece tanto?

Um comentário:

  1. Ola, Klauber,
    Percebi que o meu blog atual (Pro-libertarianismo) nao esta funcionando corretamente na Liberesfera. Voce pode concertar o link?

    Obrigado =)

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.