sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portas abertas

 
O ambiente iluminado e saudável é o que está com as portas e janelas abertas, permitindo a entrada da luz do sol, do luar, das correntes de ar e dos pássaros, que vem cantar sua felicidade.
João Bosco Leal


Em uma rede social reencontrei uma querida amiga de juventude que me enviou um texto de Mário Quintana, 'O laço e o abraço', onde o autor faz relações entre um laço e vários sentimentos humanos como amizade, carinho e amor, de um modo simples, espetacular.

Dizia que o laço era engraçado, que se enroscava, mas não embolava. Que por mais que o laço apertasse algo, um presente, um vestido ou um cabelo, quando tinha uma de suas pontas puxada liberava totalmente o que envolvia, sem tirar ou perder nenhum pedaço.

É interessante como, com um exemplo tão simples, o autor consegue nos levar a pensamentos tão diversos e a perceber como isso se encaixa em uma quantidade imensurável de assuntos da vida, da infância à maturidade.

Amizades, paqueras, namoros ou casamentos, nunca foram e jamais serão mantidas com proibições, amarras ou condições, o que só acabamos entendendo com nossa maturidade.

O egoísmo humano pode ser observado desde nossa infância, como na situação sempre lembrada por todos, em que o menino dono da bola quer levá-la embora e acabar com o jogo quando algo na partida não lhe agrada.

Pessoas se comportam como se pudessem ser donas de outras pessoas, assim como de objetos que lhes pertencem, não percebendo que a única maneira de se manter alguém ao seu lado é fazendo com que ela tenha prazer em sua companhia.

Novas experiências, como assistir a um filme atual, ler um livro, sair para um lanche com uma amiga ou reencontrar pessoas queridas, só farão bem às pessoas, independentemente de sua condição social, cultural ou de seu estado civil.

Os que buscam impedir o encontro ou reencontro de sua parceira com novas ou antigas amizades, só conseguirão que a mesma tenha que fazer isso às escondidas, ficando privada inclusive de partilhar, com eles mesmos, o quanto se sentiu bem e se emocionou ao rever parte de sua história. Impedirão que a felicidade da parceira seja ainda maior, podendo com ele partilhar seus sentimentos e emoções.

Abrindo totalmente as possibilidades, os amigos ou parceiros só estarão conosco se realmente for o seu desejo, o que, consequentemente, tornará o relacionamento muito mais interessante e com muito maiores chances de felicidade mútua, pois como diz Quintana, o laço segura, mas não amarra, permitindo que se desfaça a qualquer momento, sem tirar pedaços.
A imaturidade é que nos faz ter o medo da perda e procurar os mais diversos tipos de tentativas de amarrações, sejam proibitivas, emocionais, pactuais ou contratuais, com ou sem testemunhas, mas que jamais serão efetivas se realmente não houver a única possibilidade viável: a vontade do outro.

Só com a maturidade acabamos percebendo algo por nós antes ignorado, ou sequer considerado, em qualquer tipo de relacionamento: A inutilidade de uniões desejadas unilateralmente. Pessoas, independentemente de sua proximidade ou parentesco, jamais serão felizes ao nosso lado se isso não for o que querem.

Abrindo e deixando suas portas permanentemente abertas, todos entrarão e sairão quando quiserem, só permanecendo ao nosso lado os que realmente desejarem.

O ambiente iluminado e saudável é o que está com as portas e janelas abertas, permitindo a entrada da luz do sol, do luar, das correntes de ar e dos pássaros, que vem cantar sua felicidade.
João Bosco Leal   www.joaoboscoleal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.