terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Para o blog Geração Y ( Yoani Sanches) e amigos.


Acompanho o empenho dessa moça, a Yoani Sanches contra a tirania cubana faz tempo. Mas suas posições nessa luta sempre me intrigaram e vejo, agora, de modo claríssimo, com toda essa celeuma sobre a sua visita ao Brasil, que o que ela quer mesmo é o fim do governo dos irmãos castro e um socialismo com democracia, o que nunca existiu nem jamais existirá. Nem chego a entrar na discussão - que de certa forma me parece estéril - de que ela seja agente do governo. 

Ivan Lima



Mas que com certeza ela sonha com o socialismo dela, não resta a menor dúvida, pois na medida em que não renuncia ao socialismo e sua impossibilidade, impraticabilidade, - como Ludwig von Mises demonstrou irrefutavelmente ao mundo em 1920 - tenha ele, socialismo, a origem lúdica, ou linha ideológica que tiver, fica mais do que provado que o que a moça quer é apenas a troca de seis por meia dúzia... E isso ela talvez faça até de modo inconsciente porque nem ao menos viveu numa sociedade com economia de mercado e democracia representativa como a nossa que é vítima do intervencionismo estatal na economia. 

O que Yoani tenta dizer ao mundo é que o socialismo praticado em Cuba - ou na Coreia do Norte, ou o que era praticada pela URSS, etc - não presta, foi um desvio da maravilha que é o verdadeiro socialismo, mas que o que ela tem em mente é o que irá tornar Cuba e o mundo um paraíso. Claro, no verdadeiro socialismo com o qual ela por certo sonha, - tanto no que está sendo denegrido pelas maléfícas figuras dos irmãos castro no comando do seu desgraçado país - também não haverá o mercado livre, o capitalismo, um mal tão terrível para a humanidade - Marx - e os infelizes cubanos, quanto Fidel ou seu irmão, Raul o são para a ilha maravilha dos tolos. Em toda a sua luta Yoani não defende com veemência o único primado que verdadeiramente torna rica e livre os indivíduos e uma sociedade: a liberdade econômica. Do qual a democracia representativa é corolário. 

Para os indivíduos socialistas, todos sonham um socialismo, Stalin sonhava um, Trotski outro, e aquele mandou um assassino atravessar oceanos para liquidar com uma picareta de alpinista o fundador do exército vermelho. Estima-se em duzentos milhões de socialistas - ou comunistas - assassinados por... socialistas - ou comunistas! Provas contundentes do que digo sobre a preferência de Yoani pelo socialismo dela são dois fatos infelizes e irrefutáveis durante a sua visita: um companheirinho cicerone que sempre estava ao lado dela nas entrevistas para a imprensa e que ostentava com  pedantismo um boné verde oliva com uma enorme estrela vermelha. 

O outro saiu da própria boca da Yoani quando de certa forma contraditoriamente á sua luta, legitima a tirania socialista cubana quando disse: "O governo cubano é como um pai autoritário que pune o filho que se comporta mal". Ora, Yoani, já não basta a agressão que a minha inteligência sofre ao ouvir ou ler nos noticiários que a senhora luta, pedindo democracia, contra o regime dos irmãos castro? Mas o que é isso, regime dos irmãos castro, de que tanto a imprensa ou a senhora fala? A sua luta, Da. Yoani, não é contra o socialismo  - que jogou um dos países mais ricos e prósperos das Américas na miséria e na tirania? Da. Yoani, prossiga sua luta, que é a minha também, pela liberdade. Mas por favor, não se engane sobre socialismo pois essa é uma armadilha de onde raramente se tem retorno uma vez que não é o caminho da razão e da liberdade.    

Grande abraço a todos. 
  
Ivan Lima, 62, é publicitário e editor do Ordem Liberal.

Um comentário:

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.