terça-feira, 19 de junho de 2018


A Previdência e a esfinge.

por Vanderli Camorim.

Resultado de imagem para previdencia e esfinge

A Previdência Social se situa na vida política nacional como uma esfinge, aquela da história que diz Ou você me decifra ou eu Te Devoro.

Na atual corrida eleitoral em que os candidatos estão se perfilando para essa grande disputa em que serão agraciados com a faixa que lhes dará poderes extraterrenos, a questão da Previdência entra como um desáfio dos mais sérios a que tem que responder.
Qual são as suas propostas candidato, com relação à Previdência Social? Uma pergunta que zumbi no ouvido feito uma abelha louca.

Esta pergunta requer uma resposta bem precisa, coisa que não está à altura de nenhum candidato, pois quando se trata de governo vem sempre a mente a velha frase de que somos governados por pessoas estúpidas, que se deixam levar ora por emoções, ora por interesses imediatos e particulares. O melhor que fazem é  empurrar todo e qualquer questão polêmica com a barriga.O objetivo da Conquista do Poder é solucionamos interesses de grupos e não de toda nação, se assim fosse a eliminação desta excrescência seria a resposta adequada. Mas como não existe clima para esse tipo de coisa seria puro suicídio.A população olha para este assunto com os olhos de um socialista que dá inveja a qualquer soviético e qualquer solução que cheire a capitalismo será execrado com uma coisa diabólica.

A Previdência Social, todo mundo concorda, é um ralo por onde escoa a maior parte do dinheiro que é tungado do cidadão com gravíssimas consequências, não só para o dia-a-dia, como para o futuro que é incerto e explosivo. É a síntese da política de queima de capital responsável em grande parte pelas mazelas nacionais que todos querem ver extirpadas mas que estranhamente não se dão conta que estão na verdade é promovendo -as

Fenaprevi no bojo desta polêmica querendo adiantar até algum argumento para os políticos encomendou uma pesquisa ao Instituto Ipsos sobre este assunto e o resultado não foi nada animador. A população é socialista e não abre.

Os pesquisadores com base nos variados números  trazidos pelas pesquisas procuram desesperadamente decifrar o seu significado com o intuito de encontrar uma maneira de colocar um fundo novo nesta Lata Velha que insiste a todo momento arrebentar logo após ser remendada. Eles costumam chamar isto de reforma.

A Previdência é um produto da engenharia socialista que só sabe construir as coisas com dinheiro alheio conseguido através dos impostos. É  uma coisa falha, como construir um castelo em cima da areia. Não tem como durar muito tempo e a tentativa de mantê - la pode condenar a sociedade a destruição.

O objetivo em mente na criação desta utopia era a nobre ideia de fornecer assistência aos destituídos e aos pobres. Mas isto era a sua intenção o que resultou na verdade foi outra coisa, dar vida boa aos bens situados e aos que gozam de saúde para dar e vender. Assisti todo mundo, menos ao pobre que aliás continua pagando a conta.

O papel do governo, a razão pelo qual ele foi constituído é a segurança e administração da Justiça. Por ser a instituição que detém o monopólio da violência, da força, tem como objetivo fazer com que as pessoas obedeçam à  lei e a ordem que de outra maneira não fariam. Neste campo é a única maneira com a qual o que o governo ajuda a todos indistintamente porque ele protege o fraco da arbitrariedade do mais forte. Mantem deste modo o ambiente de paz o que permite o progresso.

Mas uma vez que o governo saí deste campo, interfere na atividade econômica, ele não faz mais Justiça. Dá inicio a destruição daquilo que ele deveria preservar. Cria privilégios que serão pagos sempre por aqueles outros que ficaram de fora simplesmente porque não há espaço para todos. O mundo de injustiça e arbitrariedade e oportunismo surge como por um encanto.

Não é a mesma coisa quando se trata do mercado desobstruído livre da interferência do governo.Neste ambiente todos tem espaço e podem perseguir suas metas como bem quiserem sem depender do governo que só serve para atrapalhar quando o assunto é a atividade econômica.

No final a Previdência que tinha por objetivo resolver um problema terminou sendo o problema a ser resolvido. E como está sendo encarado, como algo dado e indiscutível nos seus fundamentos a solução parece estar distante e o tempo não perdoa nem espera. 

O encontro com seu destino se aproxima inexorável.

Socialismo ou capitalismo, quem vencera? 

Dependendo da resposta todos podemos ser devorados.

Vanderli Camorim

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, barba, área interna e close-up

vanderlicamorim@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.