domingo, 1 de março de 2015

A casa caiu – então é hora de reconstruí-la

maggiet“A casa caiu” é um expressão usada quando se quer dizer que algum plano não pode ser realizado em virtude de circunstâncias alheias à vontade do planejador. Foi basicamente o que aconteceu hoje com o programa “Minha Casa Melhor”, em que o Governo dava dinheiro para os beneficiados do “Minha Casa Minha Vida” comprarem eletrodomésticos e móveis para suas casas. Outros programas também estão seguindo o mesmo rumo, tais como o Fies, o Pronatec, o seguro-desemprego, e daí por diante. Já falta dinheiro até mesmo para questões básicas, como o pagamento de funcionários terceirizados das universidades federais.
A casa caiu porque, como diria Margaret Thatcher, o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros. E o dinheiro, bem… o dinheiro acabou no Brasil. PIB negativo, aumento do desemprego, quebra da balança comercial, greve de caminhoneiros em estradas esburacadas, desvalorização do real, quebra da Petrobras, falta de água, falta de luz, Ministro da Justiça obstruindo investigação criminal, e assim por diante. Poderíamos passar o dia inteiro falando sobre tudo de ruim que está acontecendo.
Estive em Brasília nesta semana e passei dois dias dentro do Congresso Nacional. O que se ouvia falar nos corredores do poder é que, embora já se previsse que as coisas ficariam ruins, ninguém imaginava que pioraria tanto. Sempre que eu ouvia isso, eu respondia: “muitos de nós antevemos isso, tanto no Instituto Liberal quanto em institutos irmãos, mas ninguém nos ouviu”.
Então, se a casa caiu, está na hora de reconstruí-la. Toda reconstrução começa com a limpeza dos escombros. E limpar os escombros significa exigir cadeia a quem nos levou a essa situação, o que, sem maiores rodeios, traduz-se no PT e nos seus aliados de Petrolão, BNDES, PACs e outros programas destinados a lesar o povo. Uma boa maneira de começar essa limpeza é protestando, e o Movimento Brasil Livre está convocando toda a nação para uma grande passeata no dia 15 de março.
Depois de retirados os escombros, precisamos pensar em novas práticas políticas e uma nova visão ética e econômica. Ao longo das próximas semanas, vamos apresentar algumas sugestões importantes em diversas áreas públicas. Porque não adianta limpar sem ter um plano de reconstrução. E o Instituto Liberal nunca se furtará de apresentar propostas concretas para o Brasil ser reconstruído. E se o Brasil não tem dinheiro, que foi desviado ou mal gasto pelo governo, temos boas ideias e gente trabalhadora para botar esse país de pé, mas com alicerces sólidos e duradouros: os alicerces da justiça, da liberdade e da isonomia.

Sobre o autor

Bernardo Santoro
Diretor do Instituto Liberal
Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ), Mestrando em Economia (Universidad Francisco Marroquín) e Pós-Graduado em Economia (UERJ). Professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ. Advogado e Diretor-Executivo do Instituto Liberal.
Matéria extraída do website do Instituto Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.