sábado, 1 de outubro de 2011

Conselhos de Classe: o corporativismo e a impunidade

Vocês estão vendo no out-door acima a expressão que não é só da dor, mas também do inconformismo da família de Roberta Pires Teixeira de Miranda, que fez questão de afixar vários destes anúncios pela cidade de Belém.Trata-se de mais um caso de corporativismo de conselho de classe.



Cliquem na imagem para aumentá-la, de modo a poder ler  o que sua família escreveu sobre o CRM/PA, acusado por ela de absolver um erro médico que tirou a vida da jovem. Ali está escrito:

"É inadmissível perder vidas por negligência!'
"Negligência = descaso, irresponsabilidade, insensibilidade e desumanidade"
"Médico que deixou morrer Roberta deveria ser absolvido por maioria do Conselho de Medicina?"
"Os conselheiros do CRM são corporativista?"

Prezados leitores, eu não sou médico e não tive acesso ao caso que resultou em sua morte. Porém, uma coisa vou taxativamente afirmar: os conselhos de classe são instituições parasitárias que não servem para absolutamente nada! Se alguém não entendeu, vou repetir: Não servem para absolutamente nada!

Pior do que inúteis, consomem bilhões em reais por meio de cobrança de taxas, legislam sem representativadade parlamentar, perseguem e fecham profissionais e estabelecimentos, e o que é mais perverso, exercem o mais descarado protecionismo e corporativismo!

Reputo a queixa de seus familiares no mímino como plausível. Afinal, se o CRM diz que não houve erro médico, quem mais há de dizer que não? Se vivêssemos em um país em que estas entidades fossem livres e privadas, uma comissão médica de um conselho concorrente poderia fazer seu relatório, que poderia ser usado como prova ou indício perante a justiça. Mas quê!

Nós temos que acabar com os conselhos de classe e a OAB antes que eles acabem com o Brasil!

3 comentários:

  1. CONCORDO INTEIRAMENTE COM VOCÊ SÃO PARASITAS, CABIDES DE EMPREGO PARA PAGAR FAVORES. JÁ LEU QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DOS CONCELHOS?! NENHUMA QUE SE POSSA DIZER ÚTIL! NÃO ENTENDO COMO OS PROFISSIONAIS AINDA NÃO FIZERAM NADA CONTRA ESSE ÓRGÃO FEITO PARA CORRUPÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. "Compete aos Conselhos Regionais de ***** (art. 10 da Lei *****):

    a) organizar e manter o registro profissional ******;(PRA QUÊ??!!)
    b) fiscalizar a profissão de *****;(NUNCA VI)
    c) expedir as carteiras profissionais;(AHN?!)
    d) auxiliar o COF**** na divulgação da técnica e cumprimento do programa referido no art. 7º, letra "i" da Lei *****;
    e) impor as penalidade previstas na lei; (FUNÇÃO DA JUSTIÇA, DA POLICIA, DOS SINDICATOS))
    f) elaborar o seu regimento interno para exame e aprovação pelo COF***.


    São ainda atribuições dos COR****s:

    a) realizar o programa de atividades elaborado pelo COF*** no sentido de disseminação da técnica **** nos diversos setores da *****promovendo estudos e campanhas em prol da racionalização ******país (Decreto ***, art. 36); (NUNCA PRESENCIEI NEM TIVE QUALQUER AVISO SOBRE ESTAS ATIVIDADES)

    b) arrecadar as multas, anuidades, taxas e demais rendimentos, bem como promover a distribuição das cotas de arrecadação conforme os critérios de repartição fixados na Lei ****(Decreto ***, art. 36);
    (NISTO ELES SÃO BONS!!)
    c) organizar e devolver cursos, palestras, seminários e discussões a respeito de ética profissional (inclusive nas escolas de *****), visando à formação da consciência dos futuros **** para so problemas fundamentais da Ética;(NUNCA VI)

    d) estabelecer normas reguladoras para os processos admnistrativos por meio dos quais exerce suas competências de fiscalização, registro e admnistração, obedecidas as normas da Consolidação da legislação da Profissão de *** (BLABLABLA)

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente!! Eu pago o CREA anualmente, mas é um dinheiro rasgado, assim como tantas outras taxas e milhares de impostos que pago!!! Mas devemos refletir o que já fizemos de útil é estratégico para realmente mudar isso?

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.