sexta-feira, 16 de março de 2012

Dica Cultural: Indoctrinate U

Meus caros, hoje é dia de dica cultural, e vamos indicar aqui um filme que muito provavelmente jamais será exibido no Brasil: 

Indoctrinate U - Our Education. Their Politics (2007)

Nota: acessando o link, você pode comprar o filme

O título carrega uma mensagem oculta: "U" é a pronúncia de "IU", que significa "você ("Doutrinando você") mas também é uma referência velada à Indiana University, a instituição que serviu como inspiração às críticas contidas na película; já o lema traduzido diz "Nossa educação. A política deles"

Produzido em 2007, o filme foi escrito, dirigido e estrelado por Evan Coyne Maloney, que examina vários tópicos controversos tais quais a igualdade e a lealdade (fairness), diversidade, conformismo ideológico e o politicamente correto nas instituições de ensino superior americanas. Em grande parte, o filme faz o uso cômico da ironia do uso das supressões subjetivas e seletivas da liberdade de expressão e de pensamento nas universidades, desde o assédio moral de administradores contra os professores que mantêm visões minoritárias, até os mecanismos institucionais tais como os códigos de  espressão "speech codes",que são usados para punir estudantes que expressem visões políticas consideradas impopulares dentro da Academia.

Curiosidade:

Os produtores foram processados pelo uso do logo inicial do filme por acionistas da Universidade de Indiana, tendo-o mudado para evitar continuar a contenda. Abaixo, seguem os logos do filme e da universidade. Notem a semelhança do "IU":





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.