sexta-feira, 16 de março de 2012

A ignorância de uma feminista



Nota de LIBERTATUM: Os jovens estudantes conservadores da UNB publicaram no título o termo "ignorância". Eu publicaria "malícia".


Para alguém que considera que os homens formam, via de regra, uma espécie de máfia obscura – o tal Patriarcado – que envida todo e qualquer esforço para solapar os direitos das mulheres e dominá-las de todas as maneiras possíveis e imagináveis, talvez seja demais pedir que tenha o interesse e a honestidade intelectual de fazer algumas leituras básicas antes de sair por aí falando asneiras. Entretanto, para aqueles que tem um mínimo compromisso com a verdade, isso não deixa de fazer o sangue ferver.

E é exatamente isso o que acontece ao se ler o mais recente panfleto feminista publicado, com toda pompa e circunstância, no portal da Universidade de Brasília. O texto, intitulado “O Dia Internacional das Mulheres e o ‘caso Eloá’”, foi escrito pela professora Lia Zanotta Machado – que recentemente emprestou seu prestígio de pesquisadora (que deve, em grande parte, aos generosos financiamentos da globalista Fundação Ford) para defender a legalização do aborto numa audiência pública no Congresso Federal.

E de que asneiras me refiro? Bom, a professora Lia, na mesma linha de artigo recente da professora Tania Navarro Swain – (in)felizmente, com um pouco mais de sutileza do que esta –, resolveu torcer um pouco nossa realidade e culpar os conservadores pela violência contra a mulher. Em uma passagem realmente inspiradora, escreve a professora (grifos meus):
De 13 a 17 de outubro de 2008, a população brasileira pôde assistir por televisão e rádio, o desenrolar do cárcere privado e da ameaça de morte de um rapaz de 22 anos contra uma menina de 15 anos. Em fevereiro de 2012, assistiu ao recente julgamento que finaliza com a sentença de homicídio doloso e premeditado. O caso Eloá emocionou a opinião pública, dividida entre a crença de um desejado desfecho positivo, tal como anunciado por vários meios de comunicação, e um desfecho trágico. Tratava-se de uma ocorrência que se dava ao vivo e que instava os sujeitos a se posicionarem.Era difícil aplicar o refrão conservador de que “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”.

Em 13 de outubro, Lindemberg invadiu o domicílio da ex-namorada onde ela e colegas realizavam trabalho escolar, com duas armas e um saco de munições. Às 23h30 de sábado, 18 de outubro, Eloá Pimentel, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu e veio a falecer por morte cerebral. No depoimento, Lindemberg admite que levantou a arma quando a ex-namorada teria mentido ao negar que havia beijado outro que não ele. Parecia estar preso a um outro refrão conservador: “se não for minha, não será de ninguém”.
Eu gostaria realmente que a professora Lia Zanotta mostrasse algum nexo causal que indicasse que esses pensamentos fazem parte da mentalidade conservadora, e não da mentalidade brasileira – independente de posicionamento político. Afinal de contas, se assim fosse, não ocorreriam casos como o de Netinho de Paula, cantor e membro do Partido Comunista do Brasil, que agrediu sua mulher. Ora, Netinho é comunista de carteirinha (literalmente), e, portanto, decerto não deveria comungar dos cânones conservadores que a professora Lia tão zelosamente expõe em seu texto. De duas, uma: ou Netinho é um conservador em pele de bolchevique, ou a professora Lia recorreu a uma vergonhosa petição de princípio para provar um ponto de vista sem base.

Uma vez mais, vê-se como a Secretaria de Comunicação da UnB possui um tal alinhamen to político que instrumentaliza essencialmente um órgão que, a bem da verdade, deveria dedicar-se à comunicação institucional, não ao jornalismo panfletário. Mas isso já não é nenhuma novidade, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.