terça-feira, 13 de março de 2012

Extra: Bispo Dom Luiz Bergonzini defende princípios católicos na PUC! Fora, Sakamoto!"


Bispo Dom Bergonzini acusa Sakamoto de abortista e declara que professores da PUC devem defender os princípios cristãos!
Por Klauber Cristofen Pires

Com muita honra, agradeço à V. Ex.ª Revma Dom Luiz Gonzaga Bergonzini por tomar medidas em face ao apelo que tenho feito para que a PUC/SP depure seu corpo docente de acordo com a fé cristã.
Em atitude corajosa e digna, Dom Bergonzini proferiu recentemente declarações no sentido de "que professores que tenham ideias contrárias às da Igreja Católica não devem lecionar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)". e que "docentes favoráveis à descriminalização de aborto, eutanásia, maconha e mantêm "ideologia homossexual" ou são "comunistas" deveriam procurar outra instituição". 
Em verdade, Dom Luiz não fez só isto! De acordo com o Estadão, foi direto ao ponto: "O bispo cita o jornalista e professor Leonardo Sakamoto e o acusa de propagar "a liberação do aborto". 
No dia 23 de fevereiro de 2012, publiquei o artigo ""Sakanamoto": eutanásia não é morte, é dignidade", que foi publicado no Mídia sem Máscara e em vários outros sites e blogs cristãos, e onde afirmei categoricamente:
Agora vejam bem: ele é professor de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ôôô, cadê os católicos da USP? Ou todos trocaram a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo pela do purulento barbudo alemão? Então é assim: vocês empregam um sujeito que prega abertamente o aborto e a eutanásia, sem falar do comunismo, que também merece excomunhão automática?
Eu não tenho nada contra o direito do Sr Leonardo Sakamoto e nem de ninguém proferir suas tenebrosas ideias, desde que o façam em um fórum condigno. Mas numa universidade Católica? Os diretores, professores e alunos da PUC que são cristãos e que possuam um pingo de vergonha na cara têm o dever de exigir a revogação de seu contrato!
Errata: onde se lê "Ôôô, cadê os católicos da USP? Leia-se "Ôôô, cadê os católicos da PUC?"
Na matéria publicada pelo Estadão que ora me serve como fonte, Sakamoto, sujeito sem-vergonha e sem caráter que é, faz seu bisonho jogo de palavras, com a finalidade de fazer troça das palavras de Dom Bergonzini, no que é apoiado pela presidente da Associação dos Docentes da PUC-SP (AproPUC), Maria Beatriz Costa Abramides, que “ressalta que nunca houve represálias da universidade em relação a esses temas. "Sempre lutamos por uma universidade laica e plural. Temos de defender pesquisa, investigação e conhecimento voltados para os interesses da população, não ligados a uma religião”.
A fala da Sra Maria Beatriz C. Abramides a flagra num momento de extrema confiança, fruto de longos anos impunes na usurpação do espaço privado que desfruta para disseminar suas ideias anticristãs. Está é viajando na maionese! A PUC é uma universidade privada e católica! Se a sua luta é por uma universidade “laica e plural”, que amarre sua trouxa e busque outro local apropriado. Em uma universidade católica a moral cristã deve servir de norte para a pesquisa, tanto para os professores quanto para os alunos. Isto não é censura, como subrepticiamente faz querer pensar o Sr Sakamoto, mas é justamente o exercício das liberdades fundamentais de religião, de expressão e de associação, todas elas consagradas na Constituição.
Está na hora de os inimigos da Igreja e de Cristo serem banidos dos espaços cristãos. O Sr Bergonzini está com isto colocando ordem na casa. É o primeiro passo.  

5 comentários:

  1. Assim como no blog do bispo Bergonzini acho que meu comentário não será aprovado mas, espero pelo menos que o senhor leia.
    A PUC é uma faculdade caríssima onde a reitoria não tem a capacidade ou a vontade de realmente investir nos cursos. Acho que a vontade de ganhar dinheiro da igreja está acima de qualquer moral dessa vez.
    A igreja prega o amor e respeito ao próximo, mas a única coisa que vejo são pessoas que só pensam em si. Além disso, ainda tem a coragem de querer expulsar professores que possuem muito mais conhecimento e desenvolvimento intelectual do que qualquer senhor padre ou bispo por aí.
    Tenho uma ideia, expulsem mesmo professores e alunos que não seguem a moral cristã e a PUC ficará as moscas e sem dinheiro. Aí quero ver qual membro da igreja vai gostar de ficar com os bolsos vazios.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostaria de fazer uma pergunta em relação a este post.

    Você fala que não tem nada contra o direito do professor Leonardo Sakamoto, mas em seguida fala que suas ideias são "tenebrosas", que ele é um "sujeito sem-vergonha e sem caráter" e "japariba" (o que presumo que seja uma mistura preconceituosa de "japonês" com "paraibano"). Não acha um pouco contraditório falar que respeita o direito de expressão mas em seguida ofendê-lo?
    Me desculpe, mas acredito que você precisa rever seus conceitos. Não pela sua opinião de que a PUC deve seguir a moral católica, mas sim porque não está seguindo os preceitos católicos que você mesme defende, que falam sobre respeitar o próximo. O seu blog está cheio de termos racistas, preconceituosos e ofensivos, sendo que, em nenhum momento, Sakamoto ou outro professor escreveram sobre a Igreja em tais termos.
    Pense nisso.

    Stephanie Hering, estudante de jornalismo da PUC-SP e aluna do professor Leonardo Sakamoto

    ResponderExcluir
  3. Bom, se o contrato do "professor abortista" tem que ser cancelado, o mais apropriado então é cancelar o contrato de todos os alunos que pagam em dia suas mensalidades, mas pensam que a universidade é, acima de tudo, um lugar para expor ideias.

    Se a PUC não deve pagar a quem é abortista, o melhor será que os alunos que discordam das doutrinas católicas parem de pagar suas mensalidades e saiam da universidade, certo?

    Que seja feito! E muito em breve a Instituição de Ensino ligada ao Pontífice irá a falência...

    Mas, enfim, todos nós somos - e devemos ser - livres e cada um briga por seus ideais. Os senhores dão audiência ao blog do Sakamoto e nós, alunos, damos audiência para os blogs de vocês.

    Vocês se preocupam em tirar a voz dissonante do convívio da universidade. Nós nos preocupamos em criar um ambiente de livre discussão, um celeiro de conflitos saudáveis para a gestação de um futuro pensante e decente... É, cada um com seus problemas...

    ResponderExcluir
  4. (Espero que leia, apesar de achar que será moderado)

    Sou aluno de Direito da PUC-SP e Filosofia da USP. Não pretendo fazer um comentário longo sobre o tenebroso post acima, visto que descumpre diversos direitos constitucionalmente garantidos, principalmente a querer "expulsar os cristão de espaços cristãos", o que nada mais seria que uma forma de apartheid.

    Toda universidade devem seguir os princípios do art. 206, da CF. Não importa o caráter, se pública ou privada! Basta ler a constituição, basta utilizar a cognição.

    O que você traz é inconstitucional e irradia ódio!

    ResponderExcluir
  5. Sr Anônimo

    Pelo menos as moças foram mais corajosas por terem se identificado.

    A sua exegese é muito rasa.

    As liberdades consignadas pela Constituição no art. 206 aplicam-se também às Instituições de Ensino privadas - isto é, as próprias instituições gozam da liberdade de ensinar o que quiserem (vide o inciso III do próprio art 206 - coexistência das instituições públicas e privadas de ensino),

    Isto é, no tocante ao ensino privado, a liberdade está intimamente ligada aos direitos fundamentais de Associação e propriedade, Art.5º - XVII e XXII, e é concretizada por meio de contrato.

    Destaco que o contrato do Sr Sakamoto tem cláusulas de fidelidade, conforme o bispo Dom Luiz Bergonzini informou:

    "Qualquer empregado, ao ser admitido, assina um contrato se comprometendo a trabalhar pelos objetivos da empresa e dentro dos princípios dela: "1. uma inspiração cristã não só dos indivíduos, mas também da Comunidade universitária enquanto tal; 2. uma reflexão incessante, à luz da fé católica, sobre o tesouro crescente do conhecimento humano, ao qual procura dar um contributo mediante as próprias investigações; 3. a fidelidade à mensagem cristã tal como é apresentada pela Igreja; 4. o empenho institucional ao serviço do povo de Deus e da família humana no seu itinerário rumo àquele objectivo transcendente que dá significado à vida. [17] " (Ex Corde Ecclesiae) Os objetivos da Pontifícia Universidade Católica são de formar profissionais competentes, mas observando a Doutrina Cristã, em absoluta sintonia com o Papa Bento XV."

    Leia ainda o art 207, que você maliciosamente olvidou: "As universidades gozam de autonomia didático-científica..."

    O Apartheid foi uma instituição governamental que se aplicava a todos por motivo de raça, o que não se aplica ao caso, garoto ignorante e prepotente. Aqui trata-se somente da aplicação do direitos de propriedade e de associação. Aff...

    Vá estudar, garoto! E estude também português, que o seu está fraquinho.

    Ah ainda: se você está nervosinho, vá cometer haraquiri baiano!

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.