quarta-feira, 6 de junho de 2012

Urgente! Mensagem à ABJ: Precisamos defender a liberdade de expressão!


À egrégia Diretoria da ABJ,

Rogo avaliar com a máxima atenção que o caso requer a ação impetrada pelo advogado Miguel Nagib que se encontra atualmente no STF, pronta para ser julgada. 

Trata-se de questionamento da sede do domicílio da lide jurídica movida por eventuais leitores ou pessoas que se sintam atingidas em seus direitos, contra donos de sites e blogues, bem como por autores de artigos e textos. 

Como bem explicado pelo Dr. Miguel Nagib, se o STF vier a decidir pela manutenção tradicional dos tribunais, isto é, de acordo com o Código Civil, estará institucionalizada a inviabilidade de muitos jornalistas continuarem a exercer o ofício, por insuficiência de recursos, se o impetrante registrar sua ação em lugar distante. 

O Dr Nagib inclusive tem citado casos de litigância de má-fé, em que os autores esperam se beneficiar tão somente do prejuízo causado aos réus!

Prezados amigos jornalistas, a causa e de fundamental interesse, não só para a classe jornalística, mas para toda a sociedade! É a liberdade de expressão que está em jogo!

A minha sugestão é que a ABJ  ajude a causa do Dr Nagib, mediante intensa divulgação, com a assinatura de uma petição pública a ser enviada ao STF, bem como do seu ingresso no processo como Amicus Curiae

Klauber Cristofen Pires
Jornalista - Associado mat. 1083

Abaixo, segue um artigo do Escola Sem Partido, informando sobre a questão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.