domingo, 23 de março de 2014

Congresso de Artes Liberais - Apresentação

Publicado em 12/03/2014
Palestra inaugural do I Congresso de Artes Liberais, realizado nos dias 8 e 9 de março em Porto Alegre.

Palestrante: Clístenes Fernandes

Nos comentários abaixo, resumo da palestra e bibliografia.


APRESENTAÇÃO

- O relativismo e o subjetivismo abundam nas escolas e universidades; mas ninguém é relativista ao levar um soco na cara.

- "Transcendência": palavra mística ou proibida. As artes liberais buscam a transcendência, no caminho para atingir o bem e evitar o mal.

- Os três transcendentais: verum, pulchrum, bonum, unidos pelo unum. Toda ação humana ou vai em direção a esses transcendentais, ou deles se afasta.

- Bonum: a busca do bem útil. Nós precisamos de muitas coisas úteis, coisas que servem para que nós sobrevivamos. Relacionado com a matéria. Cor vermelha, intensidade. Deus criou a matéria e viu que era bom. Bonum. A educação para a bondade também existe na aquisição de bens úteis.

- Pulchrum: os bens aprazíveis. Não cozinhamos um feijão pensando só na quantidade de proteína, mas também pensamos no sabor. Queremos não só uma casa, mas uma casa bela. Azul é a cor da atração, que convida a entrar. O céu. A beleza é aquilo que atrai.

- Verum: os bens valiosos. Qualquer criança sabe que precisa de amarelo pra desenhar o sol. O amarelo é a luz. O ouro, o bronze. A verdade é o que ilumina e que faz que todo o resto tenha sentido.

- A educação liberal vai buscar ordenar esses bens na unidade.

- Bens naturais e artificiais. Água e garrafa. "Artificial" hoje em dia é quase um xingamento. "Suco natural" na verdade não existe, é preciso uma arte para fazê-lo.

- "Ars" em latim e "techne" em grego são a mesma coisa. Arte e técnica.

- Toda educação é uma educação de culto, de cultura. A educação liberal vai educar a alma, o espírito. Cada um dos transcendentais e bens corresponde a uma das potências da alma. Verum = inteligência, Pulchrum = imaginação e Bonum = vontade.

- A circularidade do diagrama dos transcendentais nos ajuda a compreender a educação da alma como uma série de órbitas. Assim como há planetas que mesmo girando em velocidades diversas acabam se alinhando periodicamente. O ser humano precisa ordenar-se assim. A imaginação e a vontade devem auxiliar a inteligência, e vice-versa. O homem é o microcosmo.

- Arte e ciência. Muitas vezes chamamos de ciência algo que é arte. O microscópio, o gráfico do Excel, a técnica do manejo dos utensílios de laboratório, etc. não fazem parte da ciência da Biologia. São precisas muitas artes para se chegar a um conhecimento. Ciência = scientia = scire, saber. As técnicas não são o fim, são o meio.

- Ao falar em artes, hoje pensamos em "belas artes". Mas o marceneiro já é de certo modo um artista, um artífice, por dar arte à madeira.
- Mas o que realmente está faltando é algo que ilumine todas essas diversas artes: artes que tenham como fim a verdade. Até mesmo no Brasil temos boas possibilidade de artes mecânicas e belas artes. Mas praticamente não há a possibilidade de uma educação em artes liberais. Sem as artes liberais, perdemos a ordem disso tudo, porque perdemos a verdade das coisas.

- A trindade do verum, pulchrum e bonum está presente em todas as culturas. "Teste David cum Sibylla", trecho do Dies Irae, que significa "tanto Davi quanto a Sibila" (como se chamava a profetisa pagã). Paris julgando as deusas para ver qual é a mais bela: uma oferece sabedoria, outra oferece poder e riqueza material, mas a escolhida é a que oferece beleza. Helena é A Beleza, não é só uma rainha. A beleza é a porta dos sentidos para a realidade. Até mesmo os bens úteis tornam-se desagradáveis sem beleza. E à verdade nem há como chegar sem a beleza. As tentações de Cristo no deserto também são essas, em outra ordem: primeiro, bens aprazíveis, depois um bem valioso, e finalmente bens úteis. Cristo não cai, diferente de Páris. Os três transcendentais são o caminho da perdição e também o da salvação.

- Chesterton: a verdade é como o sol. Ilumina todas as coisas, mas não podemos olhar diretamente para ele. É preciso abaixar a cabeça. A humildade é o princípio da sabedoria. Chesterton diz que o homem ajoelhado é maior do que em pé.

- Nos últimos séculos, tivemos muitos substitutos para esses três planos. Nós temos Freud, que diz que tudo é bem aprazível; Marx e Ford, para quem tudo é bem útil; e Nietzsche é o profeta do orgulho, do super-homem que olha pro Sol diretamente. Paul Ricoeur classificou Freud, Marx e Nietzsche como "mestres da suspeita". São JP II citou-o na audiência geral de 29 de outubro de 80.

- A meta das artes liberais é que o Sol nos ilumine.

- Os bens úteis e aprazíveis são bens, mas não valem por si só. Só a verdade vale por si só. "A verdade vos libertará." Só com a luz eu posso andar sem tatear, totalmente desorientado.

- A cultura no sentido de Cícero: como a agricultura. A alma deve ser cultivada, cuidada, tratada, para que dê frutos. A "mentiscultura" ou "animaecultura". A educação liberal busca o cultivo de si mesmo.

- A diferença entre educação e ensino (moderno). Ivan Ilitch em "Sociedade Desescolarizada". Certamente ele não estava falando da Academia de Platão, nem do Liceu aristotélico. Nós só conhecemos hoje o ensino, o processo de fabricar burocratas. O ensino serve como filtro para o RH das empresas. Mas burocracia não deve ser problema de professor nem de estudante.

- Outro pré-requisito para o estudante de artes liberais: a vontade. A educação é para quem quer, em primeiro lugar.

- Comenius, pai do ensino moderno, nome da melhor comenda da ONU/Unesco para a educação. Um dos maiores inimigos das artes liberais, porque segundo ele elas exigiriam muito das pessoas, e precisamos de uma "educação para todos."

- Os três transcendentais e o trivium. Gramática: educação da imaginação. Retórica: exercício da vontade e educação da vontade alheia. Lógica/Dialética: a verdade.

- O Quadrivium passa do microcosmo para o macrocosmo.

- A breve história da Confraria: começamos como grupo de estudos de Platão em 2011. Víamos que para ter uma melhor leitura, era preciso conhecer muitas outras coisas que fundamentavam aquilo: literatura, geometria, música, etc. O que vem antes, então? O cultivo do espírito. A filosofia vem só depois.

- A idéia de um congresso é congregar, uma reunião de iguais. Nosso objetivo é formar um grande e harmonioso grupo de estudos. Confraria = cum fratribus

Bibliografia
Beleza, Roger Scruton
Metafísica, Aristóteles
Educação Liberal, Olavo de Carvalho
Educação Liberal, Eric Voegelin
Sobre os Estudos Clássicos, Leo Strauss
A Educação Liberal e Moral Sexual, Peter Kreeft
Ética a Nicómaco, Aristóteles
Metafísica, Metafísica, Tomás Alvira, Luis Clavell, Tomás Melendo
O Trivium, Ir. Miriam Joseph
Timeu, Platão
Chesterton, Ortodoxia
Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
Ivan Ilitch, Sociedade Desescolarizada
Bíblia Sagrada
Hinos Homéricos
O homem eterno, Chesterton
Palestra Lançamento do livro "O Trivium" de Irmã Miriam Joseph, José Monir Nasser
Mostrar menos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.