sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Joelho de Porco (eisbein)

Foto: Fogão do Bocão
Caríssimos,

Ah, sexta-feira! O dia mais esperado da semana! Hoje a nossa dica culinária vai para o joelho de porco (eisbein). No início, eu ia oferecer a receita original alemã, com chucrute, mas este prato vem ganhando o gosto do brasileiro e tem gerado tantas deliciosas mestiçagens por aqui que optei por deixar o leitor à vontade para escolher o acompanhamento. Vamos, portanto, à receita...

Ingredientes:

- 01 joelho de porco

- Temperos básicos a seu gosto: sal ou sal grosso (neste caso, use menos), pimenta-do-reino, louro, colorau, pimenta-de-cheiro, noz-moscada, páprica, alho, cebolas.

 - 01 grade de cerveja

Modo de preparar:

Lave a peça com limão, para espantar o pitiú. Prepare um marinado com os temperos de sua preferência, tal como se fosse assar um pernil e deixe-o na geladeira por algumas horas para que os sabores se incorporem.  É legal amassar o alho as as pimentas ou pelo menos, batê-los no liquidificador.

A seguir, ponha a peça numa assadeira, com um pouco do molho, para que não queime no fundo. Cubra com alumínio e cozinhe no forno médio-alto por 01 hora ou até 01h30min. 

Retire do forno, retire o alumínio,  e dê um pequeno banho com água ou cachaça geladas e em seguida retorne ao forno, para fazer a pele ficar mais crocante. Um outro jeito é fritar a peça; dizem que fica também muito bom.

O eisbein está pronto. Como acompanhamento, como já disse, dá pra fazer um passeio pelo Brasil todo: casa bem com polenta ou maionese ou purê (Sul), com verduras cozidas e batatas soté ou fritas (Sudeste), com baião de dois e queijo-coalho (Nordeste), com arroz com açafrão e guariroba (Centro-Oeste) e até com farofa e tucupi (Norte).

Ops, esqueci da cerveja: ponha-a no refrigerador para ficar estupidamente gelada e beba à vontade, mas atenção: sem moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.