quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dois Ufas!!

Por Klauber Cristofen Pires

Nem tudo são trevas. No Diário do Pará, leio que o TSE decidiu que a campanha eleitoral e os debates ocorridos dentro da Internet são livres, e no Estadão, o Senado aprova o Estatuto da Igualdade Racial sem cotas para o ensino, para os empregos públicos ou privados e para os partidos políticos.


Não que seja um motivo absoluto. Congratulamo-nos pelas pequenas batalhas diárias. Em uma sociedade verdadeiramente livre, a mera discussão da liberdade de expressão, seja na internet ou por qualquer outro meio, nem sequer deveria ser objeto de discussão em tribunais - quanto o menos em um tribunal "eleitoral". 

Por outro lado, compreendida a igualdade (jurídica) entre todos como um direito universal, somente por uma piada bizarra alguém deveria mencionar a proposta de um "estatuto da igualdade racial". Não obstante, e um tanto graças à opinião pública majoritária, o fato de que a política de cotas tem os seus dias contados merece sim todas as loas. A liberdade venceu mais este round.

Venceram também os negros que não querem ser estigmatizados pelo resto da vida por aquele diploma "concedido", e sim meritoriamente conquistado. Venceram aqueles que lutaram por dignidade. Eu já posso ir ao meu dentista negro sossegado sabendo que seu diploma é legítimo. Eu já posso olhar para o meu colega de trabalho negro como alguém tão competente quanto qualquer branco. 

As políticas de cotas somente acirraram justamente aquilo que pretensamente pretendiam combater, como é clássico em toda intervenção estatal. Nós provamos disto nos casos em que houve estas diferenças, e o que vimos foi a instauração de tribunais raciais, sem nada a dever aos tempos do nazismo, bem como muitas injustiças.

Que ambas as decisões felizes divulgadas aqui sejam pacificadas, para que não necessitemos retornar a elas com suspiros de preocupação. Assim poupamos recursos, tempo e gente para combater em outras frentes. Voilá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.