sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salmão à Bela Heloísa

Prezados leitores,

Nossa sugestão culinária desta sexta-feira vai para o Salmão à Bela Heloísa, uma receita fina para um momento romântico ou um jantar um pouco mais formal. A sua gata (ou, respectivamente o seu gatão) vai aprender a lhe respeitar quando o assunto é cozinha! Ahh ,o nome foi dado em homenagem à minha filhota. Bom proveito!

Ingredientes:
1 kg de filé de salmão,
1 copo de arroz,
200 g de vagem ou ervilhas tortas
azeitonas pretas
manjericação
queijo gorgonzola ou roquefort
queijo parmesão para ralar
coentro, cebolinha e pimentão.
Cachaça
Cerveja
Vinho
Modo de fazer

Antes de qualquer coisa, coloque uma garrafa de cerveja, de boa marca, no congelador. Humm, ponha uma tulipa ou taça também.

Vamos lá: Para um jantar a quatro, compre 1 kg de salmão. Para limpá-lo e tirar aquele cheiro característico desagradávbel de todo peixe, que aqui no norte leva o nome de "pitiú", evite o limão, que esbranquiça e amolece a peça:  lave-o com cachaça. Além de ser eficiente, a branquinha ajudará a pele a ficar mais crocante.

Depois de escorrer a cachaça, corte a peça em quatro pedaços, e tempere-a com uma mistura batida de alho (use uns três dentes),  algumas folhas de manjericão fresco, um pouco de sal e pimenta do reino. Ponha os pedaços numa chapa com um fio de óleo, com meio-fogo, com o lado da pele para baixo, e deixe lá, sem mexer. 

Agora, pegue aquela cerveja, ponha naquela taça que a esta altura deve estar no estilo "vé de noiva", e beba-a gostosamente!

Para o arroz, amasse uns dois dentes de alho e frite num fio de óleo; adicione um copo de arroz, mexendo com o alho frito, e em seguida derrame dois copos de água. Coloque depois cebolinha, coentro (cheiro verde) e pimentão verde muito bem picados. Por fim, quando o arroz estiver cozido, misture-o com um pedaço esmigalhado de queijo gorgonzola ou roquefort, e por cima, queijo parmesão ralado.

Cozinhe um punhado de ervilhas tortas ou vagem, até que fiquem macias, escorra-as e depois deite um pouquinho de manteiga. 
Com o arroz e a vagem prontos, arrume os pratos, e finalize o salmão, chapeando-o um pouquinho pelos lados. Coloque-os nos pratos por último e sirva quente. Lembre-se: use uma espátula adequada, ou o peixe poderá se partir. 

Para acompanhar, sirva com um bom vinho tinto seco. Valeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.