sexta-feira, 27 de abril de 2012

Argentina: Cães farejadores de dólares e Multa para quem discorda da inflação oficial. Não se vangloriem, é o Brasil amanhã.


Por SIMON ROMERO
The New York Times, 26 de abril de 2012
(Tradução do Google)
Publicado anteriormente no blog Diplomatizzando, do Dr Paulo Roberto de Almeida
Comentário de Klauber Cristofen Pires: Percebam bem a diferença entre "gerar" emprego e renda e "gastar" emprego e renda, que é o que está acontecendo atualmente na Argentina. Por enquanto, as coisas ainda assumem aquele ímpeto empolgante, que facilmente conquista argentinos por suas taras ufanistas.  No entanto, quando toda a lenha estiver queimada -  e não tarda - a crise será feia. Que não batamos com o punho no peito, aqui nós, no Brasil. A crise lá é o retrato antecipado do que há de se repetir conosco, mantidas as coisas no rumo em que estão... 


BUENOS AIRES - A presidente Cristina Fernández de Kirchner de Argentina provocou a ira da União Europeia, expropriando o controle acionário da YPF SA, a empresa de petróleo e gás de propriedade da gigante de energia espanhola Repsol, levando rajadas de retaliação em uma florescente comércio transatlântico guerra .
Ampliar Esta Imagem

Natacha Pisarenko / Associated Press
Um torcedor de um projeto de lei de nacionalização do petróleo teve uma bandeira em Buenos Aires.

Conecte-se conosco no Twitter
Siga @ nytimesworldfor notícias de última hora internacional e manchetes.
Twitter Lista: Repórteres e Editores
Ampliar Esta Imagem

Eitan Abramovich / Agence France-Presse - Getty Images
A presidente Cristina Fernández de Kirchner, para a esquerda, tem recebido elogios em casa sobre sua decisão de nacionalizar YPF SA

Mas, para muitos argentinos, a nacionalização não vai suficientemente longe.

"Eles deveriam desapropriar 100 por cento, e não apenas uma parte dela", disse Fernando Solanas, um congressista e cineasta, que pertence a um partido de oposição. "O petróleo é um interesse público."

Em assumindo o controle da YPF, a Sra. Kirchner habilmente desviaram a atenção da inflação crescente de seu país, a fuga de capitais e seus próprios índices de aprovação em queda, concentrando-se em um assunto de longa data de ressentimento aqui: as políticas orientadas para o mercado da década de 1990, que precederam uma grave crise económica no início da década passada.

A nacionalização foi recebido tão calorosamente aqui que Senado da Argentina votou 63-3 de quinta-feira para assumir o controle da YPF, empresa de energia do país líder, durante uma longa sessão especial, no qual a maioria dos senadores usaram seu tempo alocado para elogiar a iniciativa da Sra. Kirchner. Alguns membros da oposição política do petróleo e do gás províncias produtoras aproximou-se de lágrimas expressando gratidão pela medida. O projeto de lei de desapropriação será retomada em 3 de maio pela Câmara dos Deputados da Argentina, do Congresso, onde também é esperado para passar por uma grande margem.

Mesmo Carlos Menem, o ex-presidente que supervisionou o início da privatização da YPF em 1992, agora favorável à aquisição. "O cenário mudou", disse Menem, hoje senador.

Para os críticos aqui e no exterior, a nacionalização - ea prontidão de muitos argentinos para convidar um confronto com a Espanha, um dos parceiros de seu país o maior parceiro comercial - é o tipo de passo que tornou a Argentina parece ser uma "truant de gestão económica," em Nas palavras de Walter Molano, um perito financeiro norte-americano.

De fato, alguns aqui afirmam que a Argentina foi para os cães, literalmente. Assim, muitos cidadãos nervosos tomaram seu dinheiro fora do país que a agência da Argentina imposto agora usa labradores treinados para detectar a tinta usada para imprimir notas de dólar em um esforço para estancar a fuga de capitais nos aeroportos, terminais de ferry e terminal de ônibus em Buenos Aires.

"É uma maravilha vê-los", Ariel Viola, um agente fiscal no terminal de Buquebus, onde ferries viajar para o Uruguai, disse que dos cães. "Eles são incrivelmente eficaz. Eles cheiravam milhões de dólares viajantes estavam tentando contrabandear ".

A fuga de capitais acelerou para US $ 22 bilhões em 2011, distribuídos por temores de inflação crescente. Medidas não oficiais sugerem que a inflação anual é entre 20 por cento e 25 por cento. Mas as autoridades têm multado pesquisadores para a divulgação de tais números, ea estimativa oficial é de 9,8 por cento.

Dólar cães farejadores e multas para a publicação de estatísticas podem apontar para uma economia em crise. Mas a Argentina está crescendo robustamente, embora a um ritmo mais lento do que nos últimos anos. A década de recuperação deu a Sra. Kirchner amplo apoio para prosseguir políticas nacionalistas que às vezes deixam perplexos - e irritar - não bancos estrangeiros, empresas e governos, para citar alguns argentinos que vêem seus movimentos como um retorno ao protecionismo que muito prejudicadas da economia .

Montando um boom de exportação de commodities como soja, a economia da Argentina cresceu a uma taxa média de 7,7 por cento de 2004 a 2010, quase o dobro do crescimento médio anual de 4,3 por cento no Chile, um país frequentemente citado como um modelo para as políticas económicas, sobre o mesmo período.

Alguma controvérsia também gira sobre a forma como Argentina oficialmente mede o crescimento econômico, que o governo disse que chegou a 9,2 por cento em 2011. Mas mesmo o I.M.F. Argentina vê crescimento de 4,2 por cento este ano, uma taxa que supera o crescimento de 3 por cento previstos para o Brasil, potência econômica da região.

Crescimento da Argentina pós-colapso ressalta as fortunas mudanças em ambos os lados dos Atlantic.Milhares de jovens emigrantes espanhóis recentemente fizeram seu caminho para Buenos Aires, nos restaurantes hipster da cidade de Palermo, sotaques espanhóis são ouvidos entre os garçons e bartenders.

Depois de Cristina Fernández de Kirchner foi eleito em 2007, sucedendo seu marido, Néstor Kirchner, como presidente, ela aumentou o gasto social em programas como o "atribuição universal por criança", que oferece às famílias pobres com bolsas mensais em dinheiro.

Esses programas, junto com iniciativas de combate à pobreza, a desigualdade outros reduzida, ajudando a Sra. Kirchner cruzeiro à reeleição em 2011. Ao mesmo tempo, o poder de compra dos argentinos disparou à medida que a renda subiu e o governo manteve os controles sobre os preços de energia.

Enquanto isso, YPF e outras empresas petrolíferas, com medo de investir em um país onde os preços de energia baixos limitar os gastos com rentabilidade limitada, que poderia ter levantado a produção de energia. O resultado: Argentina deixou de ser um exportador de energia para importação de combustíveis a partir de países tão distantes como o Qatar.

Esta dependência de fontes estrangeiras de energia cresceu aguda no ano passado. As autoridades agora lutar com um déficit de energia $ 3 bilhões para atender a demanda doméstica de petróleo e gás natural, de acordo com Esteban Fernández Medrano, economista independente.

Além de dar ao governo maior controle sobre a indústria energética da Argentina, apreensão YPF da Repsol também permite que a Sra. Kirchner para tocar em persistente amargura sobre as políticas que permitiram que muitas empresas estatais a serem vendidas mais de uma década atrás, para os investidores privados.

Este sentimento, descrito como "anti-noventista" (aproximadamente "anti-1990"), é simbolizado pela ascensão de La Cámpora, uma organização de juventude nacionalista liderado pelo filho da Sra. Kirchner 34-year-old, Máximo. Os membros da La Campora hoje ocupam cargos de supervisão ou de gestão sênior em empresas nacionalizadas, como YPF e da companhia aérea estatal.

Mas a nação também está fortemente dividida politicamente, como simbolizado por confrontos da Sra. Kirchner com dois principais jornais, Clarín e La Nación, e seu fortalecimento de um conjunto de organizações pró-governamentais de mídia. Alguns aqui questão de saber se as nacionalizações, que já abrangeu sete empresas nos dois governos Kirchner, vai parar em YPF.

Uma empresa na mira da Sra. Kirchner é Papel Prensa, fabricante argentina de jornal apenas. Uma nova lei chamando jornal de "mercadoria de interesse público" permite ao governo aumentar sua participação na Papel Prensa, potencialmente assumir o controle da companhia para fora do Clarín e La Nación.

"Estamos extremamente preocupados com as manobras do governo sobre esta questão", disse Eduardo Lomanto, diretor do La Nación. "Ele se encaixa dentro de um plano sistemático para a dominação dos meios de comunicação."

Em termos populares das políticas sociais, como manter os preços de energia baixo, têm o prazer constituintes Sra. Kirchner. Mas eles vêm com os custos, como refletido nas importações bocejo de energia da Argentina e da nacionalização da YPF.

Inflação galopante é mais um custo, e aumentos de preços são absorvidos em grande parte por pessoas sem os meios para tentar escorregar pacotes de dólares além dos cães no terminal da balsa.

Ramona González, 43 anos, uma empregada doméstica que vive em Florencio Varela, uma cidade na periferia sul de Buenos Aires, disse que ela estava bem ciente da estatização da YPF. "O que é argentino deve ser argentino."

Mas ela tem outras preocupações. "A inflação é o que está me preocupando a maioria não, a YPF", disse ela.
Charles Newbery e Emily Schmall, contribuiu com reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.