terça-feira, 12 de novembro de 2013

A inveja na raiz de nossa cultura ibérica.



Prestem atenção ao vídeo acima: vocês verão um jovem milionário luso-brasileiro, Lorenzo Carvalho, sendo entrevistado por uma repórter portuguesa que o fustiga pelo mero fato de ser rico. 

Sim, o rapaz é um excêntrico bom-vivant, carregado de tatuagens, que adora ferraris e paga festas mais caras do que algumas boas casas. Se eu faria o mesmo que ele se tivesse o mesmo dinheiro?  Convenhamos, esta é uma especulação totalmente descabida!

Se Lorenzo é rico, é porque ele e seus pais e avós fizeram por merecer pelo trabalho. As muitas pessoas que compraram seus produtos "votaram" nesta família com o dinheiro que tinham.

Se Lorenzo gasta muito e é chamado pelos outros de fútil, é bom lembrar que ele não é um príncipe ou um político, que gasta dinheiro alheio por meio da força e do poder. Ele dispõe do que sua família ganhou honestamente, e ao fazê-lo, ajuda muitas pessoas. Quantas famílias não são beneficiadas por uma simples festa? Imaginem cozinheiros, garçons, decoradores, artistas, seguranças e todos os que se fazem necessários para a realização de um evento. 

Há famílias de classe média que RELATIVAMENTE gastam mais com festas de aniversários de seus filhos do que Lorenzo, para quem um evento desta natureza nem sequer arranha suas posses.

Se Lorenzo não fizer por merecer, deixando de oferecer bons produtos e serviços e gastando mais do que recebe, o próprio mercado o abandonará e ele se quedará na pobreza.

Da parte da repórter portuguesa, Judith, podemos ter um lamentável retrato de o quanto nossa sociedade ibérica ainda é tão movida pela inveja e pelo rancor com o sucesso alheio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.