terça-feira, 12 de novembro de 2013

MÉXICO PROIBE MILHO GM NA ÚLTIMA VITÓRIA CONTRA A MONSANTO E BIG AG

POR JOSEPH MAYTON
(Tradução automática do Google) 

A partir de agora, a proibição de milho geneticamente modificado no México, entrou em ação apenas alguns dias depois de milhares  saíram às ruas  em cidades em todo o mundo para protestar contra a Monsanto ea indústria dos OGM.
Empresas como a Monsanto e DuPont Pioneer não será mais permitido plantar ou vender seu milho geneticamente modificado dentro das fronteiras do país, um juiz mexicano decidiu na semana passada.

A decisão, que veio quase dois anos depois de o governo mexicano colocou GE milho da Monsanto em espera, citando a necessidade de mais testes, faz do México um jogador de liderança na luta global contra os organismos geneticamente modificados.
De acordo com a Food and Environmental Justice, o juiz Jaime Eduardo Verdugo J. do Tribunal Distrital Federal de Reis de Assuntos Civis da Cidade do México determinou que o milho geneticamente modificado posou "o risco de dano iminente ao meio ambiente."
Ele também ordenou que o secretário do México, da Agricultura e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMARNAT), que é equivalente à EPA dos EUA, para imediatamente "suspender todas as atividades que envolvem o plantio de milho transgênico no país e acabar com a concessão de autorização para fins experimentais e plantações comerciais piloto. "
A decisão significa que a Monsanto e outras empresas de biotecnologia deve interromper toda a atividade no país, enquanto processos de ação coletiva iniciada por cidadãos, agricultores, cientistas e outros interessados ​​trabalhar seu caminho através do sistema judicial.
De acordo com um comunicado à imprensa local, o grupo Acción Colectiva, ou Ação Coletiva - que é liderada pelo padre Miguel Concha do Centro de Direitos Humanos Fray Francisco de Vittoria - visa alcançar uma declaração federal de absoluto da suspensão de milho transgênico em todas as suas formas , incluindo plantios comerciais e experimentais piloto no país considerado "o berço do milho no mundo."
Rene Sanchez Galindo, o conselho legal para Acción Colectiva no processo, disse que a decisão do juiz Eduardo Verdugo "constitui um marco na longa luta de demandas dos cidadãos para um país livre de OGM".
Galindo acrescentou que a decisão "tem sérias disposições de execução e inclui a possibilidade de acusações criminais para as autoridades responsáveis ​​por permitir a introdução do milho transgênico no México."
Manifestações ocorreram em mais de 500 cidades em todo o mundo contra os OGM em meados de outubro, e em San Francisco, ativistas mexicanos vieram em força para mostrar o seu desagrado pela forma como empresas como a Monsanto têm dominado o mercado e afastou os agricultores locais a favor de "um grande negócio ".
"Eu acho que está acontecendo é o início de uma nova maneira de pensar, onde as pessoas são capazes de mostrar a sua preocupação com a mudança", disse Oscar Hernandez, um ex-trabalhador migrante mexicano que está agora à espera de seu green card. Hernandez tinha participado na manifestação em massa contra a Monsanto, perto da Golden Gate Bridge.
"Esta é uma guerra que temos que vencer, e México está mostrando que pode ser um líder, apesar dos equívocos sobre o país", disse ele Occupy.com. "Este é o verdadeiro ativismo e eu tenho orgulho de ser uma parte dela ".
Um funcionário da Secretaria da Agricultura do México, que não estava autorizado a dar seu nome, disse Occupy.com que o movimento global contra os transgênicos, que entrou em erupção no ano passado foi um importante catalisador dirigindo a decisão de proibir milho transgênico no país.
"Acreditamos que em ouvir as pessoas e elas estão falando alto e claro que eles não querem OGM no seu prato, assim que esta é uma decisão que será apoiado pelo povo", disse o funcionário.
- See more at: http://www.occupy.com/article/mexico-bans-gm-corn-latest-win-against-monsanto-and-big-ag#sthash.WGSOLRsg.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.