Em fevereiro de 2012, tratava-se de um pouco mais de uma dúzia de estudantes brasileiros. Eram todos jovens, sonhadores, vindos de vários estados do país. Estavam reunidos em Petrópolis/RJ, durante evento do Instituto Ordem Livre. Ali, decidiram reeditar uma ideia surgida um pouco antes, em 2009, no Rio Grande do Sul: uma organização estudantil que conectasse outros jovens, sonhadores, de várias partes do país. Inspirados no Students For Liberty, que surgira nos Estados Unidos, talvez eles conseguissem juntar várias dezenas de jovens, quem sabe até centenas deles.

E então cada um voltou pra sua casa. Mantiveram contato constante pelas redes sociais. Alguns meses depois, tiraram do papel o primeiro projeto. Era o Diagrama de Nolan, hotsite que ajuda o usuário a identificar a sua própria posição política. Feito de modo completamente colaborativo e financiado através de plataformas de crowndfunding. A ideia não deu simplesmente certo. O que se viu ali foi um sucesso absoluto, estrondoso. Simplesmente o projeto liberal de melhor desempenho já feito no Brasil no quesito número de pessoas alcançadas/custo de implementação.
A integração surgida com força na internet gerou uma empolgação em todos aqueles jovens – e nos vários outros que passaram a sonhar juntos aquele mesmo sonho. As atividades online passaram a se multiplicar na vida real. E os amantes da liberdade começaram a se encontrar pessoalmente e mudar a rotina de universidades Brasil afora. Às vezes em grupos reduzidos, de 3 ou 4 pessoas. Às vezes em grupos expressivos, de 40 a 50 estudantes debatendo ideias de liberdade. Outras, como se viu em Fortaleza na última semana, atraindo centenas de curiosos para ouvir o que a liberdade tem a dizer.
Aquela dúzia de sonhadores cresceu. Agora são quase 20 mil seguidores em todo Brasil. E, hoje, agora há pouco, no Liberty Forum, evento promovido por uma das maiores organizações internacionais em defesa da liberdade, a Atlas Network, os Estudantes Pela Liberdade venceram o Smith Student Outreach Prize, o prêmio de melhor organização estudantil do ano.
Um reconhecimento fantástico por todo o trabalho desempenhado até aqui. Mas muito mais do que isso: um combustível para avançarmos ainda mais, melhor e mais rapidamente na construção de nosso objetivo. Estudantes Pela Liberdade – Academia livre, sociedade livre.
Obrigado a todos os estudantes, professores, profissionais e admiradores que compõem e colaboram com a rede Estudantes Pela Liberdade!