sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Médico cubano é afastado sob suspeita de superdosagem na Bahia

JOÃO PEDRO PITOMBO

Da Folha

Comentário de LIBERTATUM: Depois de ter "by-passado" o CFM ao ter baixado uma MP dando poderes ao Ministério da Saúde para registrar os médicos cubanos, o governo pretende encaminhar o caso abaixo - e pelo que se entende, outros casos de erro médico - aos respectivos Conselhos Regionais de Medicina - CRM's. Um descalabro!

O programa Mais Médicos, do governo federal, registrou pela primeira vez o afastamento de um profissional. Trata-se do cubano Isoel Gomez Molina, que atuava havia duas semanas em um posto do Programa Saúde da Família do bairro Viveiros, em Feira de Santana (a 109 km de Salvador).


O afastamento foi motivado por uma denúncia do vereador José Carneiro (PSL) no plenário da Câmara Municipal. Segundo Carneiro, a diarista Gilmara Santos dos Santos o procurou para dizer que o médico havia receitado, na segunda-feira (18), uma dose excessiva de dipirona para seu filho, de um ano de idade.

A criança, que pesa 10,2 kg, apresentava febre e irritação na garganta.


À Folha Gilmara nega a superdosagem e a denúncia. Ela afirma que o médico se enganou ao escrever a receita, na qual se lê a indicação de 40 gotas de dipirona a cada 6 horas, mas lhe passou a dosagem certa durante a consulta. Ela diz que deu dez gotas do remédio para o filho, segundo orientação de Molina.
De acordo com a diarista, uma médica de uma policlínica municipal, para onde ela levou o menino no dia seguinte à consulta com o médico cubano, vazou o documento.
"Querem prejudicar os cubanos, porque eles atendem bem", afirmou Gilmara, que diz desejar que o profissional volte a atender no posto de saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o indicado para uma criança com esta idade e peso são sete gotas. Uma eventual superdosagem de dipirona pode causar vômitos, convulsão, arritmia cardíaca, coma e insuficiência renal.
INVESTIGAÇÃO
O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que está apurando o caso. "Se comprovada conduta incorreta por parte do médico, o caso será direcionado ao Conselho Regional de Medicina."
A Secretaria da Saúde de Feira de Santana informou que os 12 médicos que chegaram do exterior no início de novembro passarão por uma nova rodada de treinamento neste fim de semana.

Ainda segundo o ministério, a prefeitura pode afastar o médico temporariamente durante a apuração, mas não poderá desligá-lo do programa Mais Médicos. O médico Isoel Gomez Molina não foi encontrado para comentar o afastamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.