domingo, 15 de fevereiro de 2015

O porque de eu não ser Charlie Hebdo

Um pensamento me passou sobre o terrorismo, analisando a atitude pela ótica dos islâmicos fanáticos: não se tolera a ofensa ao sagrado, sob pena de morte. Como nós, ocidentais, somos criaturas envolvidas numa cultura secularizadas e não sinceramente religiosas o suficiente (ou até cínicas), eles, contudo, vêem de forma diferente. Quem desrespeita a Alá não tem o direito de viver. Logo, os cartunistas que satirizavam virulentamente as religiões deveriam morrer.
Mas o raciocínio aqui esconde dois grandes sofismas, que disfarçam a falta de prudência e a distorção perigosa do raciocínio: eu tenho pleno direito de discordar, de desprezar e até mesmo odiar os cartunistas que faziam charges de profundo mau gosto. Porém, encontraria os meios mais prudentes e legítimos de coibir a ofensa à fé, através da razão e dos meios legítimos.  Não me dá o direito de matá-los, nem de ser terrorista. Justamente porque, ao contrário do islamismo, para um cristão, o sagrado não é apenas uma retórica abstrata. Ele implica também uma questão prática que é a vida de um ser humano.
E a quem disser que na Cristandade não havia provocações desse tipo, será preciso ler a forma como os cristãos medievais revelavam o humor. O carnaval, por exemplo, é uma festa genuinamente medieval. Nestas festas, camponeses se fantasiavam de vários personagens e até de nobres, de clérigos e embora tivessem uma reverência ao sagrado, não poupavam críticas satíricas às autoridades religiosas da época. A paródia e a imitação eram a regra. Dante Alighieri manda o papa Adriano V ao inferno. Erasmo de Roterdã acusava o papa Julio II de corrupto e homossexual. Inclusive, Sua Santidade, nas portas do céu, discute virulentamente com o apóstolo Pedro, chamando-o pejorativamente de “judeu”, de “pescador’. Os elementos religiosos são envolvidos numa piada. Será que alguém veria algum tipo de manifestação cultural desse tipo no mundo islâmico? Difícil.
396618
Prefiro morrer de pé do que viver ajoelhado‘, disse diretor do Charlie Hebdo.
Uma questão que qualquer membro de outra religião jamais vai entender (e incluo entre eles, os islâmicos) é que a história do Cristianismo é uma tensão entre o sagrado e o profano, entre o temporal e o espiritual, entre a liberdade mundana e a ordem espiritual. Esse detalhe particular é incompreendido até mesmo pelos meus amigos católicos “tradicionalistas”, que idealizam uma Idade Média hermética, fictícia e inexistente.
Essa relação entre o espiritual e o profano expõe os seguintes dilemas, não somente da defesa da religião e de princípios, como também da sua atuação na vida mundana. Se por um lado defender os valores da religião cristã é um fator legítimo, isso não isenta a importância do profano, dos homens reais do dia a dia, dos seus dramas e de suas dissidências. Essa briga e esse universo dividido que faz do ocidente um ambiente de liberdades inexistente no mundo oriental e no mundo islâmico.
Essa ignorância da divisão entre o humano e o sobrenatural faz com que os islâmicos transformem o crime, o terror e a violência mais brutal, imoral e gratuita num elemento sacralizado, divinizado. O terrorismo islâmico é, na prática, uma idolatria perversa e divinizada da ação humana.
Ao contrário da modinha do momento, “Je suis charlie”, sou completamente “je nes suis charlie”. O humor daqueles cartunistas me parecia grosseiro, apelativo, desrespeitoso. Eis o mal do humor moderno: ele não tem, como na Idade Média e até na Renascença, a finalidade de educar, de rir, de denunciar objetivamente o ridículo, mas de ofender por ofender. Justamente porque o sentido moral do humor se perdeu. Numa sociedade onde as noções do bem, do belo, da verdade e da decência foram obscurecidas pelo relativismo, resta inverter a ordem natural das coisas. Faz-se piada sobre o que é bom, o que é decente e valoriza-se o que é ridículo como se fosse algum tipo de bem.
O folhetim Charlie Hebdo, como aqui no Brasil o sonolento grupelho de youtube “Porta dos Fundos”, não fazia humor, caluniava e agredia pura e simplesmente. Vou mais além: era humor “politicamente correto”. Atacar a religião pode. Agora experimente satirizar os grupinhos do momento protegidos pela histeria politicamente correta? Pode dar cadeia. Os cartunistas do Charlie Hebdo foram mortos porque atentaram contra um grupo que era, paradoxalmente, protegido pelos seus amiguinhos de esquerda, os muçulmanos, esses adeptos da “religião da paz”. Se a histeria politicamente correta no ocidente atacasse tão virulentamente os islâmicos como ataca os cristãos, era até possível que os terroristas fossem um pouquinho mais cautelosos. Se algum cristão desajustado e maluco praticasse o mesmo crime, a imprensa ocidental seria muito mais impiedosa e não teria tantos escrúpulos em atacar a Igreja Católica.
Mas o terrorismo islâmico é incensado, aprovado e acobertado pelas esquerdas do ocidente. Charlie Hebdo quebrou a regra e perdeu. Ou melhor, como os cartunistas faziam parte dos que ditavam as regras, ignoraram que terroristas, em geral, não obedecem regras. Mesmo assim, apesar do atentado e da ameaça que o islamismo representa para a Europa e o ocidente, há muito esquerdista aí que está mais preocupado com o crescimento da “extrema-direita” nas próximas eleições!
É surpreendente agora afirmar que a “liberdade de expressão” foi atacada na França. O que o ocidente não percebe, por cegueira, é que, como antes, a liberdade de expressão é muito seletiva. E pior, invertida no âmbito dos valores. A cultura politicamente correta criminaliza ofensas ou jocosidades contra “minorias sexuais”. É pior, a despeito de vários crimes envolvendo muçulmanos na Europa e da franca hostilidade dessas comunidades alienígenas encravada no continente, a imprensa fez o mais obsequioso silêncio. Tenta ainda resgatar o mito do islamismo bonzinho. Preocupa-se com a tal “islamofobia”. Revelar a verdade se tornou de consciência.
Porém ninguém reconhece o direito de se proteger valores familiares ou religiosos cristãos, que são a base de nossa sociedade. Ou melhor, as bases espirituais da civilização européia já estão destruídas pelo secularismo. Criticar ou contar piadas de gays não pode, mas zombar de Jesus Cristo pode.  As feministas da FEMEN podem invadir a Catedral de Notre-Dame, mostrar os peitos ou mesmo simular aborto no altar da Igreja. Isso é “liberdade de expressão”. Agora ninguém pode denunciar o islamismo como “religião da violência”, porque você será considerado “preconceituoso”, “racista” e “fascista”. E repito, mesmo que os coleguinhas de esquerda tenham sido executados com fuzis kalashnikov nas ruas de Paris, transformando a bela cidade numa extensão da Síria, a vigilância continua como dantes. Todo mundo nas ruas é “Je Suis Charlie”, o islamismo é a “religião da paz” e tudo fica por isso mesmo!
O massacre dos cartunistas será o pretexto que os socialistas europeus, aqueles que promoveram durante anos o radicalismo islâmico, ataquem todas as religiões e radicalizem o processo secularista do continente. Resta saber quem ganhará a disputa sobre a alma dos europeus: a União Européia ou o islam.
Escrito por Conde Loppeux de la VillanuevaBlog pessoal
Matéria extraída do Portal Conservador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.