quarta-feira, 2 de março de 2011

A "sustentabilidade" petista: fazer dos amazônidas esmoléus

Por Klauber Cristofen Pires

Meus caros leitores,

Como expus de forma mais sintética em outro artigo pretérito, lá vem mais conta para o brasileiro pagar: um novo projeto, de autoria da deputada federal Elcione Barbalho, do PMDB daqui do Pará, pretende instaurar o chamado "seguro-defeso" para os catadores de caranguejo.

Uma pausa para uma necessária e longa introdução:

Desde há muito toda e qualquer atividade produtiva naturalmente lícita na Amazônia tem sido alvejada por ong's, pela imprensa, pelos partidos de esquerda e pelo ativismo judicial mais ativo do que nunca. Há coisa de cinco anos, eu mesmo estive na fronteira de Pacaraima com Santa Helena de Uiarém, do lado venezuelano, e lá pude contemplar filas quilométricas de caminhões apinhados de grãos em direção aos portos caribenhos e de lá para os grandes centros consumidores mundiais. Depois da fatídica decisão do STF, só o que hoje viceja naquelas terras são armas, drogas e gasolina contrabandeadas, claro, com todo o protagonismo daquelas comunidades indígenas que não permitem a entrada nem das autoridades em suas terras.

Do lado da Amazônia ocidental, o experimento chicomendesista de confinar as pessoas dentro de "reservas de proteção ambiental" (são 86 ao todo, segundo as informações colhidas do blog A Voz do Marajó, do meu amigo Marcos Miranda) só trouxe como resultado a mais absoluta miséria para mais de trezentos mil amazônidas, condenados a viver, literalmente, do que cai no chão.

Há cerca de doze anos, uma iniciativa do governo paraense, à época com o PSDB a segurar o timão,com vistas a lançar as bases para a agricultura de alto nível, alcançou para o caso da soja simplesmente a maior produtividade do país. Naquele tempo, também estavam prosperando outras lavouras tais como o arroz e o feijão. Hoje são assentamentos do MST, a receber eternas cestas básicas.

Os produtores amazônicos também se interessaram em contribuir com a nossa matriz energética, e para tanto começaram a plantar cana-de-açúcar, até que o Sr Lula os tivesse proibido para posar de mocinho para a ignorante ou mais que esperta opinião pública mundial. (Na hora de posar na foto com os piores ditadores, não se vexou tanto assim). Se é que a cana produzida no Norte não possui as mesmas qualidades do que as das outras regiões, isto é algo para os próprios agricultores envolvidos decidirem, segundo o risco natural que corre todo empreendedor. Pudera fosse que para esta cultura a produtividade não fosse das mais altas, mais ainda assim compensatória. No mais, tratava-se de cana não para o açúcar, mas para o álcool.

Mesmo as próprias iniciativas petistas foram pro ralo: o projeto lulista de criar uma matriz bioenergética a partir de sementes oleaginosas como o dendê e o babaçu, acabou morto com o veneno marxista que o abortara no instante mesmo que previa que o fornecimento dos frutos das palmáceas haveria de ser fornecido pela pequena agricultura familiar (leia-se nas entrelinhas: dos assentados do MST). Quando tudo deu errado, como era de se esperar, o governo cancelou as suas dispendiosas propagandas e saiu de fininho, sem que ninguém mais se lembrasse do fato.

No clube em que me distraio da vida, um simpático casal trabalha, ele como garçom, e ela, como maitre. Gente simpática e muito esforçada. Soube que vieram da região de Breves, um lugar que outrora concentrou um pujante pólo exportador de madeira, agora relegado às traças, sob os auspícios do Greenpeace. Como eles, centenas de famílias tiveram de deixar a região em busca de outras oportunidades de trabalho. Além dos madeireiros, também contam seus dias os palmiteiros e pescadores. Em Belém, de vinte e quatro empresas de pesca, atualmente sobram apenas quatro. E o preço do pescado? já não é mais alimento de pobre há muito tempo!

Agora, todas as baterias do ecofascismo ongueiro e estatal se voltam contra os pecuaristas. A ânsia dos seus verdugos é tanta que houve uma feita em que o MPF lançou uma propaganda nacional para incentivar os consumidores a evitar a carne oriunda da região Norte, independentemente se fosse legal ou não. Além disso, eu mesmo testemunhei pela menos uma vez no programa Fantástico, da rede Globo, um representante de uma ong recomendar aos telespectadores para que evitassem de comprar carne oriunda do norte, para "...não incorrer no risco de incentivar o desmatamento". Qual o preço da alcatra nestes últimos dias? nem me pergunte!

Todas estas atividades, consideradas como básicas ou primárias, se estivessem seguindo seu curso evolutivo natural, hoje estariam propiciando o florescimento da indústria de transformação: seria então a hora da indústria moveleira, calçadista, de perfumes e remédios, bem como as de alimentos. Teríamos aqui exatamente o que poderia ser chamado de um ciclo de sustentabilidade garantido.

O Pólo Industrial de Manaus até hoje vive de produzir produtos de refugo tecnológico, sobretudo para consumo interno. Trata-se de indústrias de barracão, prontas para serem desmontadas da noite para o dia ao grito do "rapa", e sumirem em direção ao aeroporto Eduardo Gomes. Mas vá lá, insistamos na idéia, que até os dias correntes não foi tão mal assim. Das intervenções governamentais, foi a que tem se dado melhor. Apenas faço o contraponto para demonstrar que uma verdadeira escalada industrial há de passar necessariamente pelo aproveitamento dos recursos oferecidos na própria região, e que não demandam tanto assim de um investimento específico em tecnologia, tal como o ramo dos eletrônicos. Afinal de contas, quase todo país tem a sua zona franca e produz lá os seus celulares.

Retornando ao cerne da questão

Enquanto todas as atividades lícitas do setor produtivo vão sendo criminalizadas e seus donos processados, presos ou senão meramente tendo suas terras esbulhadas pelo MST com a conivência estatal, vão aflorando leis do tipo seguro-defeso e de preços mínimos. São leis dirigidas em geral para todo o território nacional, mas que no plano prático geram seus efeitos sobretudo na região amazônica.

Já vigora um programa de preços mínimos para os trabalhadores da agricultura familiar, bem como um outro para os que trabalham na atividade extrativista de alguns produtos de origem vegetal, tal como o açaí. Também vigora o seguro-defeso para o pescado, e se o projeto da deputada paraense der certo, também para a turma do mangue.

Nos últimos anos, a expressão “auto-sustentabilidade” tem sido um dos slogans mais batidos, especialmente quando o assunto é a Amazônia. Então: como é que se pretende isto se para que estas e tantas outras atividades se mantenham elas precisem continuamente do regador estatal?

Vamos resumir a história: trabalhar dá cana, e vadiar até que gera uns trocados. Você escolhe!

O governo, mancomunado com milhares de ong's carregadas de segundas, terceiras e quartas intenções, bem como do voluntarismo bocó de políticos regionais oportunistas do curto prazo, está a transformar compulsoriamente o povo amazônico em um povo esmoléu, dependente eterno do caraminguá estatal, carneirinho diante da própria vida. É uma tragédia!

Talvez você, que vive nas regiões mais populosas ou desenvolvidas do Brasil, não dê muita importância à exortação à consciência que faz este texto. Se assim lhe ocorre, sinto muito, mas você age como um estúpido, pois a Amazônia ocupa mais de cinqüenta por cento do território brasileiro, possui abundantes recursos e um clima que apesar de quente, é possível muito bem de a ele se adaptar. Esta terra poderia ser o presente e o futuro de milhões de brasileiros que hoje se acotovelam nos grandes e saturados centros urbanos em busca de oportunidade. Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.