quinta-feira, 17 de março de 2011

UM FILME MUITO ANTIGO

Por Ubiratan Iorio -17/03/2011

Tenho visto na mídia expressões do tipo “a inflação está de volta”, “a inflação ameaça estourar a meta” e outras semelhantes. Parece um velho filme. Em preto e branco - e mudo. 

Remetem-nos também à época do cinema mudo a postura do ministro da Fazenda e seus súcubos heterodoxos e – o que é muito preocupante – ao que parece, a atitude do Banco Central pós-Meirelles de adotar uma política monetária tímida diante do problema, preferindo recorrer a medidas paliativas incapazes de derrubar com vigor a inflação, tais como controles aqui e ali, um apertinho acolá e ameaças de restrições mais além. Enfim, desconfio que a autonomia do Banco Central, que Lula teve o mérito de assegurar, já foi para o espaço neste início do novo governo.



Para mim – bem como para qualquer economista conhecedor da Escola Austríaca de Economia – a “volta” da inflação não representa nenhuma novidade. Aliás, não se trata propriamente de uma “volta”: a inflação começou no segundo mandato de Lula, quando o governo decidiu que a candidata oficial teria que vencer a eleição presidencial a qualquer preço. 


Assim como uma gripe só se manifesta algum tempo depois de contraída, somente agora os índices de preços, que são os sintomas da inflação – mostram os seus dentes. Desde o segundo semestre de 2008, sob o pretexto de “enfrentar a crise internacional”, o governo, simplesmente, recorreu à inflação, com uma irresponsável expansão no crédito ao consumidor e nos gastos públicos. 


Cansei-me de escrever que Lula deixaria com toda a certeza uma bomba-relógio para quem viesse a sucedê-lo. A bomba está aí. Já explodiu. E tanto a Fazenda como o Banco Central parece que ainda não entenderam isso a acham que podem desarmá-la com as velhas pajelanças keynesianas...



Haja paciência para aturar o que vem aí pela frente. E haja mais resignação ainda para, por dever de ofício, ser obrigado a escrever e a falar sobre o que nos reservam para o futuro a ganância eleitoreira dos políticos e a incompetência dos economistas intervencionistas do governo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.