sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os verdadeiros culpados

Por João Bosco Leal
Soube pela imprensa do que eu gostaria muito que fosse uma piada de mal gosto, mas não é, e na última semana do mês de Agosto prescreverá o crime de formação de quadrilha no processo, em andamento no Supremo Tribunal Federal, do chamado "Mensalão do PT".

Com isso, 22 dos 38 acusados estarão livres dessa acusação. Diz a matéria de um dos jornais de maior circulação no país, que pelo cronograma informal do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, o processo só estaria pronto para ser colocado em pauta no segundo semestre de 2012, mas, em decorrência do período eleitoral, o julgamento ficaria para 2013.

Segundo o jornal, nos últimos meses diversas articulações vêm ocorrendo para contribuir com o esvaziamento do processo, como a indicação do ministro Luiz Fux ao Supremo Tribunal Federal, e a indicação por Dilma Rousseff de mais dois membros da Corte que deve ocorrer antes do julgamento, e integrantes do governo dizem que, para essas indicações, haverá a mesma preocupação com o caso.

Como há dificuldades em obter provas de todas as denúncias, os ministros consideram ser praticamente impossível condenar José Dirceu por corrupção ativa, pois com a prescrição da acusação de formação de quadrilha não haverá mais acusações contra ele.

Percebe-se ainda, claramente, diversas manobras para fortalecer membros do PT réus no processo, como José Genoino e João Paulo Cunha. Como que por provocação, o atual governo, ao que parece, escolheu a dedo onde colocar esses acusados.

José Genoíno assumiu o posto de assessor especial do ministro da defesa Nelson Jobim, justamente aquele que comanda as mesmas Forças Armadas, que no passado o prenderam, armado e em plena floresta, como membro da Guerrilha do Araguaia.

João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e réu no processo do mensalão, foi reeleito com expressiva votação como deputado por São Paulo, e já assumiu o cargo de Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Como provocação contra tudo o que ainda resta de honesto nesse país, a escolha foi perfeita nos dois casos e, para isso, certamente obtiveram ajuda externa, de membros de fora da cúpula do partido, pois pelo que têm divulgado a imprensa, a grande maioria da cúpula pensante desse partido é mais dedicada a outras especialidades, como a concentração de poder e a corrupção, e o baixo clero restante não teria capacidade para escolher tão bem onde colocar esses membros.

Os brasileiros assistem incrédulos essas ocorrências, e, provavelmente como eu, imaginando o que ocorreria se fossem eles, simples eleitores, que tivessem sido flagrados com dólares na cueca, em operações fraudulentas em bancos, caixas dois, e todos os outros crimes dos quais esse grupo é acusado.

As acusações eram tão graves e consistentes que, à época, mesmo com todos os esforços realizados pelo então Ministro da Justiça, e renomado advogado, Márcio Thomaz Bastos, tornaram insustentável a permanência de José Dirceu, suposto chefe do grupo, na Casa Civil da Presidência da República.

Os réus no processos do "Mensalão do PT", ao invés de serem julgados e, se condenados, serem encarcerados para pagar por seus crimes, estão agregando a seu time outros cidadãos mal intencionados. São a grande maioria dos legisladores, tão ou mais culpados que eles, pois legislam de modo a permitir que crimes que também cometem, ou pretendem cometer, prescrevam sem sequer serem julgados.

João Bosco Leal www.joaoboscoleal.com.br

3 comentários:

  1. O grupo POR UM BRASIL MELHOR está fazendo uma campanha para mandar maciçamente telegramas ao Ministro Joaquim Barbosa. Repasso abaixo o email que recebi da Mara Montesuma Assaf:

    Amigos, hoje tentarei acabar com todas as dúvidas e dificuldades para que todos possam se manifestar nesta cruzada contra a PRESCRIÇÂO DO MENSALÃO. Vamos lotar a mesa do Ministro Joaquim Barbosa com nossos telegramas ! Quando se pensa que só depende de nós acabar com a certeza de impunidade de um José Dirceu e toda sua caterva...a gente faz todo o esforço necessário, não é?

    A) DIA DO ENVIO DO TELEGRAMA
    Enviar telegramas nos dias 02/04 e 03/04

    B) Podemos mandar telegramas atraves de vários caminhos:

    1) POR TELEFONE
    Capitais e regiões metropolitanas - 3003 0100 ( já conferi !)
    Todas as demais localidades brasileiras - 0800-725 7282

    2) Pelo site dos Correios
    http://www.correios.com.br/
    Ao entrar, no topo à esquerda da página, clique em ENVIAR
    Ao abrir nova página, clique em TELEGRAMA...à partir daí siga o caminho das pedras...é fácil.
    O preço do telegrama mais simples é R$4,50...sai um pouco mais caro se vc quiser confirmação de envio e cópia...

    3) Por uma loja dos Correios

    C) PARA ONDE ENVIAR


    Ministro Joaquim Barbosa
    Supremo Tribunal Federal
    Praça dos Três Poderes
    70175-900
    D)O Texto é de lavra de cada um...mas deixo aqui um exemplo que pode ser seguido.
    Na qualidade de cidadão e no exercício pleno de minha cidadania, venho solicitar que V.Excia. se digne a dar andamento, com a urgência que o assunto requer, para julgar os envolvidos no processo chamado de “mensaleiros” para que as responsabilidades recaiam em quem de direito , afim de que a impunidade não prevaleça neste caso que revoltou e mobilizou toda a sociedade brasileira. Precisamos confiar na Justiça Brasileira!


    BOM...agora é com vocês! NÂO SE ESQUEÇAM DE TAMBÉM REPASSAR ESTA MENSAGEM!!!!
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  2. Jorge Serrão também noticiou a campanha contra a prescrição do mensalão:

    http://www.alertatotal.net/2011/03/joaquim-barbosa-recebera-tsunami-de.html

    ResponderExcluir
  3. Texto do Jorge Serrão sobre o "tsunami" de telegramas ao Ministro Joaquim Barbosa:

    http://www.alertatotal.net/2011/03/joaquim-barbosa-recebera-tsunami-de.html

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.