terça-feira, 20 de julho de 2010

Indio da Costa: aríete ou rouba-cena?

Por Klauber Cristofen Pires

Estamos vivendo tempos interessantes! Se na semana passada um fato de suprema importância foi a prisão do líder venezuelano Alejandro Peña Esclusa, nesta creio que nada suplantará o impacto das declarações do candidato à Vice-Presidência da República, Índio da Costa, dos Democratas.

Pela primeira vez na história política recente, um político com ampla vitrine  - em plena campanha eleitoral - vem a público e dispara direto na lata: O Pt tem ligações com as FARC e com o narcotráfico!

Descartando a mera hipótese de burrada, que, sinceramente, a descarto, haja vista que o perigoso xadrez do poder é ganho por aquele que erra menos, fato que os participantes têm ampla noção, e contando que o Sr Índio da Costa não seja exatamente um neófito, mas um político com um bom currículo, em que pese a sua modesta projeção nacional pregressa, então dois cenários se descortinam à nossa frente: ou o candidato a vice imbuiu-se de servir como o navio quebra-gelo da campanha de Serra, ou sente fôlego para demonstrar que pode alçar um vôo solo futuro, fazendo da sua valiosa oportunidade uma vitrine.

No primeiro caso, estamos de frente a uma aplicação das táticas petistas, mas desta vez de sinal inverso. Explicando, significa que o candidato democrata assumirá os temas mais radicais e as acusações mais contundentes, de modo a causar dano à chapa petista sem chamuscar a lataria de Serra, que em público caberá fingir dar-lhe uns puxões de orelhas.  Esta tática pode ser experimentada e a sua continuidade dependerá da reação da opinião pública. 

No melhor estilo "falem-mal-mas-falem-de-mim", o resultado foi retumbante, o que pode ser comprovado com as principais manchetes nos jornais impressos e com a pauta permanente nos telejornais e nos depoimentos dos "cientistas políticos". 

O PT, por sua vez, mordeu a isca, e o que prevejo aqui é que ele se atolará tanto mais quanto puxar briga. As últimas chamadas dizem que processarão o Sr Índio da Costa, embora eu creia que isto se deva um tanto mais à ameaça do que à verdadeira ação.

Isto afirmo porque as ligações do PT com as FARC e o nacotráfico são notórias e têm sido anunciadas desde há pelo menos doze anos pelo filósofo Olavo de Carvalho, pela articulista Graça Salgueiro e ultimamente pelos jornalistas Reinaldo Azevedo e Aluízio Amorim, bem como pelo trabalho de dezenas de outros blogueiros independentes, seja por trabalhos de própria autoria, ou divulgando as notícias que a imprensa formal tem se obstinado em ocultar, sem que o partido da estrela vermelha tivesse em uma só oportunidade se arrostado a cometer tal ato de valentia.

Com as descobertas dos arquivos do terrorista Raúl Reyes, morto por espetacular e bem-organizada  ação das forças armadas colombianas, diversas conexões entre a entidade narco-terrorista e petistas de alto calão, alguns diretamente ligados à pessoa de Lula, foram descobertas e divulgadas pela imprensa colombiana e aqui, pelos colunistas citados.

Cumpra-se destacar também o asilo cinco estrelas concedido a Olivério Medina e sua esposa contratada diretamente por ordem da Sra Dilma Roussef para exercer um cargo de confiança na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. De minha parte, ainda acrescento o minuto de silêncio que os integrantes do Foro de São Paulo promoveram em homenagem a Manuel Marulanda, o "tirofijo", em pleno teritório brasileiro e com a presença de várias personalidades petistas no governo, entre as quais o Sr Marco Aurélio Garcia.

Se o Sr Índio da Costa aceitou ser um aríete ou não, é algo que saberemos mais adiante, conforme a coleta de novos acontecimentos que prometem vir a ter existência. Por aí saberemos se o sopra-sopra de Serra e aliados constitui-se em um estratégico mise-en-scéne ou se estão também alarmados com a atitude agressiva do ambicioso e jovem político no páreo.

Não obstante, seja qual for a intenção das siglas, o Sr Índio da Costa já escreveu seu nome na história, por ter feito mais do que qualquer outro de sua categoria, e possivelmente terá condições de reivindicar o posto de uma nova liderança nacional, a partir do rompimento com este estranho - e nada lucrativo - pacto de silêncio.

No tanto que possa parecer surpreendente - e não deixa de ser significativo, sob qualquer aspecto - eu previa que mais dia, menos dia, a corda haveria de romper. Afinal, nenhuma mentira dura para sempre; ademais, a barreira da filtragem ideológica tem se tornado cada vez mais ineficiente, graças à explosão dos recursos da Internet, de modo que os fatos têm ganhado o conhecimento do público, mesmo que por conta-gotas, a exigir de alguém alguma iniciativa - que no caso, foi percebida e aproveitada pelo democrata carioca.

Enfim, os Democratas têm consigo uma extensa lição de que o papel de uma oposição ovelha só lhes tem rendido o contumaz definhamento da sigla, com o cúmulo de haverem perdido seu único governador. Como diz o ditado, se algo não dá certo de um jeito, não é continuando por ele que vai dar funcionar. 

3 comentários:

  1. Excelente texto, inteligente e conciso. Agora a dúvida permanece. Abs

    ResponderExcluir
  2. nunca achei que Indio fosse despreparado para o cargo de vice e sempre vi seu papel como vc mencionou. acho que ele agora faz realmente parte da história eleitoral e nada melhor do que isso para fazer um candidato

    ResponderExcluir
  3. Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos, e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% para counsellation, para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail da empresa beverlyloan.institute@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.