segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nós, os párias da vez

Por Klauber Cristofen Pires

Meus caros leitores, tenho me esforçado um tanto para denunciar os casos de manipulação da opinião pela mídia tradicional. É um esforço que precisa ser compreendido à base da amostragem, eis que praticamente cada linha de um jornal traz duas mentiras. 


Ao pacato cidadão, já anestesiado com a forma melíflua de inverter causas e efeitos, ou atribuir às vítimas os feitos dos seus agressores, muito do que lê ou assiste não somente é assimilado sem um juízo severo, mas comumente torna-se ele próprio um agente de multiplicação do engodo, a emitir a opinião pasteurizada, pronta para consumo, entre rodadas de cerveja entre os amigos ou dividindo o banco no ônibus a caminho do trabalho.
No jornal O Liberal deste domingo, uma matéria vem mais uma vez fazer a apologia do transporte público como a apologia do transporte e dispara: "o vilão do caos no trânsito são os veículos particulares!"

Ora, dizer isto é o mesmo que afirmar que os culpados pelo caos da saúde pública são os doentes; ou que os culpados pelo caos do ensino são os estudantes; ou ainda, que são os populares os responsáveis pelo caos na segurança pública! Não canso de lembrar a fala de um governador do Amazonas que culpou os caminhões pelo mau estado da estrada Manaus-Pacaraima (que faz a ligação com a Venezuela)! Sim, os caminhões que levavam exportações do Pólo Industrial de Manaus! 

Neste ano, eu, rico porque brasileiro, paguei mais de mil reais de IPVA pelo meu carrão de luxo, e nem sei o quanto de CIDE. Sim, caros jornalistas politicamente engajados! Os vilões para quem vocês apontam o dedo sustentam a malha viária do país à custa de impostos pesadíssimos. Os norte-americanos, pobres porque de lá, coitados, com suas charanguinhas velhas, paguam sabem quanto? Vinte e cinco dólares!
Ao governo com sanhas intermináveis de agrilhoar a população por todas as maneiras, culpar os motoristas, aqueles da classe média que adquirem um carro de carregação em sessenta meses, aqueles que pagam impostos e que não têm nenhuma ONG para zelar por suas vidas, aqueles que se submetem humildes a todas as mais bizarras burocracias que vão se atropelando umas às outras, ahh, é um negócio da China, eis que detona com isto as suas responsabilidades e rebaixa a população a um estado de independência cada vez menor. 

Como funciona a coisa: vem o governo e, utilizando-se de "especialistas" defende que não há solução para a frota crescente de automóveis. Ato contínuo, os jornais militantes ecoam e potencializam a nova doutrina de perseguição aos motoristas. Na Venezuela, o ditador Hugo Chávez já vem de há longo tempo praguejando contra pessoas que conduzam sozinhas os seus veículos. É a função social da propriedade, na versão automobilística. 

Enquanto isto, o governo torra não milhões, mas bilhões - eu disse - bilhões para a apologia da viadagem; para estádios e cidades olímpicas; para a indenização de terroristas que mataram, sequestraram, roubaram, mutilaram e explodiram; para o patrocínio da violência das invasões no campo; para as infindas propagandas; para o perdão da dívida dos países dos tiranos mais abjetos do mundo e...paremos agora, que a lista é grande...

Dinheiro para construir estradas e vias urbanas seguras, devidamente policiadas e com sinalização, digamos assim...visível, ? Ora, ora, pagadores de impostos...vocês estão exigindo muito, não?

Um comentário:

  1. Conhece este texto:
    HORÓSCOPO DO BRASIL por Marco Elizio de Paiva
    http://carlosverezablog.blogspot.com/2010/07/horoscopo-do-brasil.html

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.