domingo, 25 de julho de 2010

O Liberal: um show de desinformação

Por Klauber Cristofen Pires

Para os distraídos, pode parecer coincidência e para os céticos, teoria da conspiração; entretanto, para quem está de olho, poderá comprovar como a deturpação interessada da notícia não perde uma oportunidade. 


Na 1ª página do jornal O Liberal do dia 24/07/2010, sábado, em letras de out-door e ocupando nada menos que metade de toda o espaço, foi anunciada a vantagem de oito pontos de Dilma sobre o candidato Serra, segundo o resultado da pesquisa divulgada pelo instituto Vox Populi. Já no domingo seguinte, dia 25/07/2010, foram publicados os dados do Datafolha, mas agora em uma modestinha chamada no chão da página (vide foto ao alto).
Só para o leitor saber, Marcos Coimbra, o chefe do instituto Vox Populi, é colunista da revista Carta Capital, uma das revistas mais petistas do país. Sua pesquisa ouviu 3000 pessoas. A pesquisa da Datafolha, que trabalha para diversos partidos, ouviu 10.905 pessoas em 379 municípios. Então, ora bolas, porquê o critério inverso de importância, a partir das diferenças inversas de destaque?

Por aí se vê como a mídia politicamente engajada se vale de artifícios para influenciar resultados sem ter de necessariamente mentir. Mas deixe estar que tem mentira também, e como! 

À folha 11 do caderno "Poder", de domingo, dia 25, a reportagem sobre a crise entre a Venezuela e a Colômbia é publicada com a seguinte redação: "A decisão de Chávez veio à tona apenas algumas horas depois de a Colômbia ter denunciado a Venezuela perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) por supostamente tolerar em seu território, perto da fronteira compartilhada entre os dois países, a presença de aproximadamente 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas revolucionárias da Colômbia Farc), entre os quais estariam importantes líderes do movimento armado." (grifos meus)

Ora, ambos os termos "supostamente" e "tolerar" aí etão servindo como um colchão de ar, para suavizar a barra do governo do amigo do Sr Lula e da Sra Dilma Roussef. O leitor precisa perceber que nem sequer tal construção seria logicamente verossímil. Por quê raios a Colômbia iria promover uma denúncia na OEA sobre o seu vizinho por uma suposição, e ainda mais, apenas por "tolerar"? 

O que de fato aconteceu é que a Colômbia acusou a Venezuela de manter as FARC em seu território. Acusou como fato, e não como suposição, e acusou de "manter", isto é, de fornecer acolhida, proteção e recursos, e isto está a anos-luz de "tolerar".

Ainda tem mais na edição deste domingo, em especial, a patética coluna do Elio Gaspari, que faz referência aos Democratas como tendo entrado na disputa "com o cocar do seu mensalão", em uma alusão dupla, em primeiro lugar, ao Sr Índio da Costa, e em segundo, ao escândalo de propinas protagonizado pelo então governador do DF, como se este já não tivesse sido expulso desta sigla por conta de um esquema de corrupção muito menor do que o mensalão do PT, este sim, que até agora continua impune, com o Sr Lula a estender as asas sobre os seus filhotes de abutre.

Não bastante, relaciona a tímida oposição consentida dos Democratas do Brasil ao "conservadorismo feroz que renasceu em diversos países, sobretudo nos Estados Unidos". Sempre que um petista de coração e alma como Gaspari se refere à direita, utiliza-se de termos tais como "conservadorismo feroz", "direita raivosa","ultra-direita" e por aí, mesmo sem ter um cuspe para acusar, enquanto o MST mata, sequestra, carneia, sabota e incendeia, e as FARC andam de mãozinhas dadas com o PT, aliás, o motivo real de sua ira esquerdista. 

Não mexam com o PT! "Não mexam com o meu garoto!", é o que Gaspari diz nas entrelinhas. 

Estes são exemplos a esmo, apenas para o leitor ficar mais ligado.  Não seja uma marionete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.