sábado, 31 de julho de 2010

Manifesto à Nação XLV

Por Vinícius Ferreira Paulino e Marco Antonio Lacava,
Mestres Maçons - Membros da Loja “Minerva Paulista”


O art. 334, do Código de Processo Civil estatui:

“Art. 334. Não dependem de prova os fatos:

I – notórios

II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária;

III – admitidos, no processo, com incontroversos;

IV – em cujo favor milita presunção legal de existência o de veracidade.

A norma é de direito processual e não de direito eleitoral.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Planalto ordena que governo, mídia e militares se calem sobre criação de Estado indígena independente em RR

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net



Por Jorge Serrão
(Publicado originalmente no blog Alerta Total)

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República não vai se pronunciar oficialmente sobre um relatório reservado que recebeu da Agência Brasileira de Inteligência, advertindo sobre a real possibilidade de quebra da integridade do patrimônio nacional, com o movimento para a criação de um Estado indígena independente em Roraima.

Carne fria ou "lencinhos"

Caros leitores,

Seja para um piquenique, uma recepção informal ou para o animado pôquer, a receita seguinte é um show! Além de muito saborosa, serve-se pronta e dura praticamente uma semana na geladeira (Ne verdade, depois de uns dias, mais se apura).  Bom fim-de-semana!

Dica Cultural do Anatoli: Admirável Mundo Mundo

Prezados leitores,

Admirável Mundo Novo é o retrato sombrio e profético da tirania com face humana. Escrito em 1931 e publicado em 1932, este livro é uma antevisão de um futuro no qual o domínio quase integral das técnicas e do saber científico produz uma sociedade totalitária e desumanizada. Esta ficção científica surpreende pela clareza do texto, pela lucidez de Huxley e pela atualidade das questões levantadas. Anatoli Olynik

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Anatel: produzindo mais distorções

Por Klauber Cristofen Pires

No sofrível ambiente brasileiro da telefonia e da internet, ambos os serviços são caros e de péssima qualidade. Ao invés de defender a ampla concorrência, o estado defende os concorrentes. A ampla concorrência seria alcançada pela completa desburocratização do setor, mas foi imposto à nação um modelo artificial de concorrência controlada, em que seletos participantes gozam de um quase-monopólio institucional.

Como é que o pobre vai pagar?

Por Klauber Cristofen Pires

O Brasil é o país dos subsídios para os pobres. Além da tarifa social elétrica, há a carta social; o vale-transporte; a farmácia popular; o restaurante popular; o ensino público gratuito, até a universidade; a assistência médica gratuita e até, em alguns casos, a aposentadoria gratuita. Até mesmo para os pobres criminosos, existe a concessão de um benefício, o "auxílio-reclusão". Ôpa, e não nos esqueçamos, tem também o vale-qualquer-coisa-que-ainda-precise: o bolsa-família.

Deficiências e Atitudes

Por João Bosco Leal

Precisamos é ter atitudes para aprender com as experiências passadas e sentidas, superar as dificuldades provenientes das deficiências adquiridas, e delas tirarmos algo de novo, como escrever, o que agora tenho feito.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Belém: a cidade dos blecautes

Por Klauber Cristofen Pires

Foi uma chuva forte? Sim, foi; daquelas gostosas, boas pra se curtir um bom café e namorar bastante.  Entretanto, em Belém, a chuva, aquela quase que abrupta queda d'agua pra nos refrescar do verão e nos fornecer estes singelos prazeres, é apenas fonte de aborrecimento e prejuízos. 

Fluxos financeiros internacionais: é racional a proposta de taxação?

Por Paulo Roberto de Almeida

Especuladores – a razão sempre invocada para regular impositivamente os fluxos de capitais – são capazes de desestabilizar um sistema? Talvez, mas uma realidade muito simples deve ser lembrada: especuladores apenas atuam em face de desequilíbrios reais e potenciais dos próprios fundamentos da economia. 

Stallone está certo

Por Olavo de Carvalho
(Publicado originalmente no site Mídia sem Máscara)

A declaração do ator de "Rambo" é a coisa mais verdadeira que alguém disse sobre o Brasil nos últimos anos: este é um país de covardes, que preferem antes bajular os seus agressores do que tomar uma providência para detê-los.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Quem você financiaria?

Por Klauber Cristofen Pires

As ditaduras do "bem" são a cumbuca da concentração do poder. As pessoas, em geral, não compreendem que cada nova legislação, seja autêntica ou levada a efeito pela via administrativa, sempre vem a lume com segundas e inconfessáveis intenções.

Jornalismo falido x jornalismo on line

Por Ipojuca Pontes
Publicado originalmente no site Mídia sem Máscara

Ipojuca Pontes compara a decadência dos grandes jornais impressos de esquerda, tomando como exemplo o Jornal do Brasil, o New York Times e o Le Monde, com a ascensão do jornalismo on line e dos blogs, livres, independentes, ágeis e com poucas despesas.

Agora o estado está interessado na sua garagem!

Por Klauber Cristofen Pires

No que depender dos nossos políticos e do nosso povo lambão, este blog não morre tão cedo por falta de emprego. Reparem como todos os dias venho trazendo novas sobre revogação de direito de propriedade. Pois, agora estão implicando com as garagens dos condomínios.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O novo ponto eletrônico e o esquecido direito de propriedade

Por Klauber Cristofen Pires


Pesaroso, mas não exatamente surpreso, recebo a notícia no Jornal Nacional de que o Ministério do Trabalho vai empurrar goela abaixo das empresas mais uma extravagância, a saber, um novo conceito de ponto eletrônico. 

Governo põe à margem da lei 4 entre 5 escolas

Por Klauber Cristofen Pires

Vejam esta, do Diário do Pará: Cerca de 80% das mais de cinco mil escolas em todo o Estado funcionam de forma irregular, por não possuírem todos os documentos legais para existirem. Com isso, não podem emitir certificados de conclusão de ensino.

Carga tributária elevada e burocracia: para quê?

Por Heitor de Paola
Publicado originalmente no site Papéis Avulsos

As discussões a respeito dos tributos e da burocracia se limitam, via de regra, a intermináveis discussões econômicas, eventualmente aspectos políticos são abordados. Mas o problema não é econômico, nem político, nem social: é ideológico.

Era de se esperar!

Por Matheus Leitão - Leonardo Souza , da Folha de São Paulo
(Contribuição de Jorge Baptista Ribeiro)

Um relatório da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) revela preocupação com a criação de um Estado indígena independente em Roraima, "com apoio de governos estrangeiros e ONGs".

domingo, 25 de julho de 2010

O Liberal: um show de desinformação

Por Klauber Cristofen Pires

Para os distraídos, pode parecer coincidência e para os céticos, teoria da conspiração; entretanto, para quem está de olho, poderá comprovar como a deturpação interessada da notícia não perde uma oportunidade. 

Como passou o tempo

Por João Bosco Leal     

Sempre me disseram que a vida passa muito rapidamente, mas não sabia que era assim, tão rápido. Nem percebi, e agora, com cinqüenta e seis anos, dois filhos e quatro netos, percebo mais claramente, nos pequenos detalhes, como já estou na segunda metade da vida.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ARROZ CARRETEIRO DO ANATOLI

Caros,

Fim de semana na proa, vamos comemorar com o "arroz de carreteiro do Anatoli"

Nada melhor do que um prato único, completo, quentinho e saboroso, para curtir durante as férias!

Bom apetite!

Dica Cultural do Anatoli: "A Ilha"

Caros,

A dica cultural desta semana os remete para a boa leitura de Aldous Huxley, em " A Ilha".

"A Ilha é o mundo criado pelas utopias psicoterapêuticas e orientalistas dos anos 50-60. Huxley captou antecipadamente a loucura por trás de tudo isso, e é precisamente essa antevisão que dá o tema deste romance." Anatoli

Bom fim de semana!

Mais burocracia: Código do Consumidor obrigatório nos estabelecimentos

Por Klauber Cristofen Pires

A sanha burocratista não tem fim: agora, a lei 12.291/2010, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta quarta-feira, 21 de julho, no Diário Oficial da União, obriga todo e qualquer estabelecimento comercial a guardar uma cópia do Código de Defesa do Consumidor.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Absurdo: TSE dá direito de resposta ao PT

Por Klauber Cristofen Pires

O TSE concedeu direito de resposta ao PT pelas declarações do candidato Índio da Costa, que tem acusado a sigla de manter relações com as Farc, por tomá-las por ofensivas! Ora, ora, para que servem partidos e candidatos?

Servidor público e liberal: uma incongruência?

Por Klauber Cristofen Pires

Não raro, leitores dos meus artigos discutem se não há uma contradição essencial entre o fato de eu ser um articulista liberal e ao mesmo tempo, um servidor público. Isto merece algumas considerações de minha parte.

Retratos da loucura disseminada

Por Klauber Cristofen Pires

Diz Rothbard, em Ethics of Liberty, que é logicamente impossível a um indivíduo oferecer-se em escravidão, haja vista o seu próprio ato voluntário e, portanto, soberano, de agir. Parece que os brasileiros andam a desafiar a teoria...

As extravagâncias da política externa do governo Lula

Por João Bosco Leal


Fico a me perguntar sobre os motivos que levariam qualquer país do mundo a abrir uma embaixada em Tuvalu, em busca de que tipo de conveniência, política, econômica, ou o que estaria por trás dessa atitude do governo Lula e do “grande” estrategista da política externa Celso Amorim. 

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Relembrar é preciso: a função da propriedade

Por Klauber Cristofen Pires

Reedito o artigo abaixo para conhecimento dos novos leitores e reforço dos fiéis. Trata o texto de ensinar, didaticamente, porque devemos substituir o conceito de função social da propriedade pelo conceito da defesa apriorística da defesa da propriedade privada.

Tapinha dói? E porrete?

Por Klauber Cristofen Pires

O estado, que na figura do Sr Presidente da República, propõe a tipificação penal da palmadinha, alegando que a violência é o recurso de quem não tem autoridade ou não sabe argumentar, é o mesmo que nos estádios ou quaisquer aglomerações possui policiais armados de cassetetes. E agora?

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mais agressão à propriedade: consumação dá cana!

Por Klauber Cristofen Pires

Ora, que é o comércio, senão a troca de títulos de propriedade privada? No regular funcionamento de uma sociedade livre, as pessoas ajudam umas às outras trocando itens de sua propriedade, e a condição da consumação pode ser um meio de tornar estas trocas possíveis, de modo que, para uma delas, não se torne anti-econômica e portanto, inviável, o que traria um decréscimo do padrão-de-vida para todos.

Indio da Costa: aríete ou rouba-cena?

Por Klauber Cristofen Pires

Estamos vivendo tempos interessantes! Se na semana passada um fato de suprema importância foi a prisão do líder venezuelano Alejandro Peña Esclusa, nesta creio que nada suplantará o impacto das declarações do candidato à Vice-Presidência da República, Índio da Costa, dos Democratas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Socialismo Vs Economia de Mercado

Por Ludwig von Mises
Tradução de Klauber Cristofen Pires

Segue abaixo tradução por mim feita sobre o último discurso formal de Ludwig von Mises, cuja versão original em inglês pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.mises.org/story/1023.

Considerei um dever realizar esta tradução em homenagem às brilhantes palavras do orador, em defesa da liberdade, bem como da razão pela qual tantas pessoas aderem ao pensamento socialista. Espero que esta singela iniciativa alcance tocar as mentes dos que a lerem, assim como tocou a minha.

Livraria Virtual: Prestigie! Participe!

Caros Leitores,

Recentemente incluímos mais uma obra em nossa Livraria Virtual, que hoje vai se aproximando de três mil downloads! Sinto-me honrado por ter ajudado tantas pessoas, e creio firmemente que posso, com a sua ajuda, fazer muito mais!

Caso você tenha uma monografia, tese ou livro que defendam os valores das liberdades individuais, da democracia representativa, da desoneração tributária ou correlatos, envie-me que eu publicarei com muito prazer, com todos os créditos. Você também pode anexar no seu blog o banner da Livraria Virtual.

Vamos espalhar boa literatura por este país tão pobre de conhecimento são.
Muito obrigado!

O cárcere como mecanismo de libertação

Por Alejandro Peña Esclusa - 19 Julho 2010
(Extraído do Mídia sem Máscara)

Do cárcere, Alejandro Peña Esclusa envia uma mensagem de incentivo a seus amigos e apoiadores; uma comovente lição de vida, na qual se faz notória sua coragem e seu compromisso com os mais altos valores transcendentes.

RumPTintskin

Por Klauber Cristofen Pires

Quem já assistiu ao Shrek  - O Capítulo Final? Super, não? Lembram-se de  Rumpelstintskin, aquele que logra as pessoas por meio de contratos escusos? Bom está aí: em carne e osso, no governo do Brasil. Achei oportuno, todavia, rebatizar o personagem dos irmãos Grimm para "RumPTintskin". Que tal? Não ficou mais apropriado?

Fantástico e a lei da palmada: reportagem tendenciosa


Por Klauber Cristofen Pires

Com a reportagem levada ao ar na noite de domingo, dia 18/07/2010, mais uma vez a Rede Globo dá aquela forcinha para as intenções do governo, desta vez para subtrair mais uma fatia do pátrio-poder dos pais e mães.

Peña Esclusa - O apelo de Olavo de Carvalho

(Publicado Originalmente no Mídia sem Máscara)

O MSM publica a tradução para o português do apelo de Olavo de Carvalho aos políticos norte-americanos e ao público para que denunciem a farsa montada para prender o conferencista Alejandro Peña Esclusa, um defensor das liberdades civis reconhecido pela relevância do seu trabalho e conduta exemplar. 

domingo, 18 de julho de 2010

Mercado de seguros questiona criação de estatal


Veja como não há absolutamente nada que não escape à sanha estatista de Lula, Dilma e seus sequazes: Agora pensam em abrir uma seguradora estatal! Se bancos estatais já são um esgoto do dinheiro público, a financiarem amigos do sistema e empreendimentos de sucesso duvidoso, imagine o desastre que pode representar uma seguradora estatal!

Novidade em nossa Livraria Virtual: Queimando Campo

Caros leitores,

Anunciamos a honra de enriquecer a nossa Livraria Virtual com mais uma obra ímpar: Queimando Campo, de J.H. Montans Condé. Boas Leituras!

"Queimando Campo é uma coletânea de contos caipiras e mais alguns textos já publicados no Blog do JHeitor. São 48 páginas com pequenos “causos” para uma leitura rápida e digestiva, onde a tônica é o bom humor do homem do campo que em sua simplicidade e pureza leva a vida com sabedoria."  - J. H. Montas Condé

sábado, 17 de julho de 2010

Uma prece por Alejandro

Por Jorge Roberto Pereira
Presidente do Farol da Democracia Representativa

 Sugerimos aos amigos muita reflexão  e uma prece por Alejandro e sua família.

Resistência e reação

Por THOMAZ FERREIRA MARTINS
Publicado originalmente no Mídia Sem Máscara
manifestacaoThomazApós sua espetacular manifestação (ele e um amigo) contra a prisão de Alejandro Peña Esclusa em frente à embaixada venezuelana em São Paulo, o leitor do MSM Thomaz Ferreira Martins dá dicas práticas para que os liberais-conservadores realizem um combate cultural efetivo.

Presidente da SIP tacha Lula de 'falso democrata'


Caros leitores,  

Não é normal reproduzir aqui em LIBERTATUM notícias da mídia tradicional, mas desta vez o fiz para demonstrar que Lula já não anda tão bem na foto como tem se apregoado por aí. He is not "The Guy" anymore!

Do Estadão:

Alejandro Aguirre diz que brasileiro trata 'com delicadeza' líderes de Cuba e se omitiu na censura ao 'Estado'

Denise Chrispim Marin, correspondente / WASHINGTON

Dilma - Direto ao assunto

Assistam ao hilário - e revelador - vídeo com depoimentos da Sra Dilma Roussef

Datena: vítima da ditadura anti-homofóbica

Por Klauber Cristofen Pires

Notícia que extraí do Diário do Pará divulga que a Defensoria Pública de São Paulo entrou com denúncia contra o apresentador Datena por ter usado de termos pejorativos para se referir a um travesti.  Estava demorando para a polícia política gay entrar em ação...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Charque desfiado

Por Klauber Cristofen Pires

Esqueça o bar: convide seus amigos para uma reunião informal e sirva-lhes este excelente charque desfiado cuja foto está ao lado. Ideal para acompanhar uma brincadeira qualquer, como o baralho ou dominó, ou mesmo para uma descontraída conversa. 

Dica Cultural do Anatoli: A Cidade Perdida

Caro leitor,

Cumprindo nossa meta de oferecer uma dica cultural semanal, sugerimos eloquentemente "A cidade Perdida", com Andy Garcia e Inês Sastre. Que o filme, belo por suas imagens e didático por sua narrativa, convide o leitor à reflexão sobre o que está em curso adiantado na Venezuela e em plena preparação no Brasil. 

Depoimento do Anatoli: "Há uma frase que Andy Garcia, personagem da história e do filme, diz à sua cunhada que aderiu ao comunismo e que tenta persuadí-lo a retornar à Cuba depois de sua fuga para os Estados Unidos que é milenar: "Sem pátria, porém sem dono". Só esta cena onde a frase é dita, já vale pelo filme. Não há como não se emocionar. O filme é magnífico, indizível. Não deixe de assistí-lo."

O ditador em cada um de nós

Por Klauber Cristofen Pires

Certa vez, ainda menino, lancei a seguinte pergunta ao meu pai: se é que um único remédio pode curar uma determinada doença, porque a necessidade de tantas marcas? Sabiamente, o "coroa", mesmo sem ser um defensor consciente e militante da liberdade de mercado como sou hoje, replicou-me com um argumento irrefutável: pediu-me que imaginasse a consequência para a população caso um destes remédios "oficiais" contivesse algum problema: o  resultado óbvio seria o de que toda a população que sofresse daquele mal seria vitimada - com a possibilidade até mesmo de morrer. 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Peña Esclusa: o aviso vivo aos brasileiros

Por Klauber Cristofen Pires

Quando assisto aos telejornais, só o que vejo são os últimos detalhes do crime de assassinato supostamente cometido pelo goleiro Bruno. Percebo assim o quanto a mídia se agarra a um fato que, tem, sim, sua gravidade, mas que todavia, esticado ao máximo, parece mais querer esconder algo do que revelar. Em outras palavras, estamos falando dos chamados "factóides", ou seja, notícias que sirvam antes como entretenimento do que como informação. 

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Complexo, não: complicado

Por Klauber Cristofen Pires

A cada dia, mais e mais as pessoas, atordoadas, vão procurando se adaptar ao inferno da multiplicidade de leis e, principalmente, de regulamentos de origem administrativa que se adicionam ao sistema jurídico mais que diariamente, senão em processo permanente.

É tanta a loucura que nem sequer uma norma é assimilada pelos juristas, contadores, e sejam lá quais os profissionais envolvidos, já outras podem lhe seguir sem que a anterior tivesse o mínimo tempo de ser cumprida. E o pior: totalmente despida de r-e-p-r-e-s-e-n-t-a-t-i-v-i-d-a-d-e!

Ridículo: mãe aplaude lei contra a palmada

Por Klauber Cristofen Pires

Nosso país está se transformando rapidamente um uma sociedade de cinismo e dissimulação. Paradoxalmente, quanto mais se fala em democracia, tolerância e pluraridade de idéias, mais impera o pensamento hegemônico, a vigilância e a censura. 

Permita-se-me declinar do convite

Por Klauber Cristofen Pires

Tendo denunciado as manobras da Anvisa para pôr de joelhos a indústria alimentícia, segundo os moldes bolivarianos (por quê não usar este termo, se é isto o que ele representa?) da estratégia da tomada de poder por via da legislação administrativa, recebo como comentário de um corajoso e ilustre leitor "anônimo": 

terça-feira, 13 de julho de 2010

Peña Esclusa: Cuba se faz de sonsa

Por Klauber Cristofen Pires

Para quem já viu o flagrante do jornalista Aluízio Amorim, a denunciar que nenhum dos jornais brasileiros divulgou a importantíssima notícia da prisão do Sr Alejandro Peña Esclusa, o maior líder da oposição venezuelana, vale dar uma olhada nos periódicos oficiais cubanos: necas de pitibiribas!

Prisão de Penã Esclusa: mídia brasileira se omite

Por Aluísio Amorim
Publicado originalmente no blog do autor e no site Mídia sem Máscara

Já é notório o acobertamento e a omissão da imprensa brasileira quanto à prisão de Alejandro Penã Esclusa, com provas forjadas. No site Folha.com, o que se tem é uma matéria discreta da France Presse que evidencia a complacência e a cumplicidade de tais agências e veículos com o movimento revolucionário comunista latino-americano.

Cuba critica Shakira. Seu erro: ser colombiana.

Por Klauber Cristofen Pires

Eu já disse que analisar uma matéria da imprensa cubana requer buscar o que está por detrás dos olhos e da mente dos seus editorialistas, isto é, investigar o discurso a partir da análise do fins que eles pretendem alcançar, ou das verdades que eles intentam ocultar e que se denunciam pela forma como se expressam. Nada nos periódicos comunistas é publicado sem que tenha uma utilidade política em mira.

Alejandro Peña Esclusa é preso por ordem de Cuba!

Por Graça Salgueiro,
(Publicado originalmente no blog Notalatina),

Olá, amigos,

O Notalatina faz uma edição especial, no meio da madrugada, para informar do mais recente ato criminoso do G2 cubano em conluio com Chávez. No fim da tarde desta segunda-feira, 25 policiais da SEBIN junto com membros da Divisão de Explosivos, invadiram a residência de Alejandro Peña Esclusa para plantar provas de que ele planejava atos de terrorismo com um terrorista salvadorenho detido no aeroporto.

Há ainda dois vídeos: o primeiro, realizado por Alejandro na manhã da segunda-feira, onde ele denuncia a obsessão de Chávez em incriminá-lo por atos que ele nunca cometeu, e outro feito por ORVEX, onde Elio Aponte dá mais informações acerca desta barbaridade.

Peço que divulguem amplamente mais este crime da ditadura chavista, mas não esqueçam de dar os créditos ao Notalatina.

Fiquem com Deus e até a próxima!
 
G. Salgueiro

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eles estão roubando o céu do Brasil

Caros leitores, vejam o que recebi por email:
(Publicado originalmente no blog Coturno Noturno)


O símbolo da Copa do Mundo, criado pelo governo do PT, do Lula e da Dilma, significam a bandeira do Brasil sem o azul. O que estamos vendo é um crime contra o maior símbolo da nossa Pátria.