sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Costela Assada

Caros leitores,

Cumprindo a nosa disposição de terminar a semana com uma dica gastronômica, a nossa sugestão de hoje derrama-se sobre uma deliciosa costela assada.

Prefira os cortes altos, que garantam uma boa proporção de carne e gordura. Esqueça a costela de contra-filé, aquilo só serve para fazer sopa e feijoada.

Uma forma de temperar que gostamos aqui em casa envolve cobrir a peça com alho macerado, sal grosso, um pouquinho de pimenta do reino inteira e macerada junto com o alho, cheiro verde picado, um toque de manjericão e por fim, uma passada leve de molho de tomate.

Enquanto que a picanha merece ser apreciada mal-passada, com a costela se sucede o contrário. Portanto, se você quer convidar amigos para apresentá-los à estrela da festa, vá preparando-a com uma boa antecedência. Coloque-a sobre o fogo com o sal grosso e acompanhe o selamento, para não queimá-la. Selar consiste em fazer com que o sal grosso se derreta e crie uma camada impermeabilizadora que garantirá à peça manter-se com o seu interior tenro e úmido.

Isto feito, coloque-a longe do fogo, até mesmo de lado, com pouco carvão, alimentando de vez em quando, e tenha paciência, pois um bom assado de costela pede no mínimo umas quatro horas para ficar pronto. A minha sugestão é de assá-la por pelo menos seis horas.

Algumas pessoas fazem uso de filmes de celulose. Cobrem a peça com várias camadas enroladas, de modo que a gordura e a água não escapem e sirvam para apressar o cozimento da peça.  Isto realmente  funciona, no sentido de apurar o cozimento interno. Todavia, a carne acaba ficando com aspecto de cozido de panela de pressão. Eu não aprovei a idéia.

Para servir, apresente a peça inteira e vá cortando à medida que os convivas forem pedindo, com finas fatias tiradas por uma faca lisa e muito bem-afiada. O corte deve sair fácil e macio.

Bom fim-de-semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.