terça-feira, 24 de agosto de 2010

EXTRA! PRESO PESQUISADOR INDIANO QUE DENUNCIOU POSSIBILIDADE DE FRAUDE DAS URNAS ELETRÔNICAS DE VOTAÇÃO

Do blog do Aluízio Amorim

Transcrevo, em tradução livre do inglês do site Wired, dedicado à análise da privacidade, crimes e segurança online, a notícia sobre a surpreendente prisao do pesquisador indiano que denunciou a vulnerabilide da urna eletrônica de votação utilizada na Índia. O sistema é similar ao sistema que é utilizado no Brasil, o qual também tem sido questionado por diversos especialistas conforme já reportei e que vocês podem conferir AQUI.

Reproduzo abaixo (já postei anteriormente) o vídeo em que os cientistas provam que é possível manipular a urna de votação eletrônica a partir de um simples telefone celular, o que comprova a sua vulnerabilidade, sem falar no fato de que essas máquinas não emitem o voto em papel para que possa ser depositado em urna, conferindo ao processo a possibilidade de auditoria comparando-se o resultado digital com apuração paralela da urna contendo os tickets-voto emitido pela máquina.

Leiam a reportagem do site Wired e vejam também o vídeo acima, em inglês, contendo a gravação da conversa telefônica mantida entre o pesquisador indiano e o cientista americano J. Alex Halderman. O índiano fala com seu colega americano pelo celular no momento em que é conduzido preso dentro da viatura policial, conforme consta no final da reportagem:

Um pesquisador de segurança da Índia foi preso depois que se recusou revelar às autoridades o nome de uma pessoa que lhe forneceu uma urna eletrônica que foi usada para descobrir vulnerabilidades no sistema. O pesquisador usou a máquina para demonstrar como alguém pode interferir facilmente no sistema de votação para subverter uma eleição. (O sistema de votação eletrônica utilizado na Índia é similar ao adotado atualmente no Brasil e que também vem sendo questionado conforme já reportei aqui no blog: vejam).

Às 5:30 de manhã, cerca de uma dúzia de agentes policiais foram à casa de Hari Prasad, diretor da Netindia, para questioná-lo sobre a origem da máquina de voto que ele recebeu. Depois de se recusar a identificar sua fonte, foi preso sob suspeita de furto e recepção de bens roubados.

O sistema de votação teria sido obtido num depósito no escritório de distrito eleitoral, em Mumbai. Foi dado como desaparecido em 12 de maio, após Prasad divulgar em um programa de televisão da Índia, que tinha recebido uma máquina a partir de uma fonte anônima.

Não está claro por que as autoridades levaram tanto tempo para agir sobre o relatório, mas isso acontece uma semana depois de que dois representantes da Comissão Eleitoral da Índia travrm acalorado debate sobre as máquinas de votação durante um painel de discussão numa conferência de votação eletrônica ( mp3) em Washington, DC.

Na sequência dessa discussão, 28 investigadores de segurança informática assinaram uma carta para a Comissão Eleitoral da Índia (. pdf), indicando que as máquinas de voto do país a "não fornece hoje a segurança, a comprovação, ou a transparência suficiente para a confiança nos resultados eleitorais."

Índia urnas eletrônicas em todo o país que não emitem comprovante em papel. Os sistemas foram desenvolvidos por duas empresas controladas pelo governo.

Apesar da preocupação expressa por um número de partidos políticos do país, as autoridades eleitorais têm insistido que as máquinas são seguras e invioláveis. Em um comunicado à imprensa após a detenção de Prasad, a comissão eleitoral escreveu:

"Embora a Comissão tenha todo o respeito pelos tecnólogos e está sempre aberta a sugestões para melhoria do sistema de votação, não se pode ignorar qualquer ato ilegal, especialmente o roubo de um patrimônio público, como a máquina de voto eletrônica dado à sua guarda para realização de eleições".

No ano passado, Prasad desafiou a comissão eleitoral para provar que as máquinas eram seguras, mas a Comissão se recusou a permitir que os sistemas de voto fossem analisados de forma independente. Em fevereiro deste ano, uma fonte anônima fez chegar a Prasad uma máquina que tinha sido usado nas eleições.

Prasad examinou o sistema com o professor J. Alex Halderman, um cientista da computação da Universidade de Michigan e comm um hacker holandês expert em voto eletrônico.

Eles demonstraram dois ataques (veja abaixo) que podem ser realizadas contra as máquinas. Uma envolve a substituição de uma placa de display digital na máquina com uma parte sósia que poderia ser usado para receber instruções dos hackers - enviados sem fio através de um telefone celular - para roubar votos para um candidato. O segundo ataque usa um pequeno aparelho que se conecta a memória da máquina para alterar votos armazenados em uma máquina após a eleição, antes de os votos serem contados.

Halderman diz que os investigadores acreditam que a pessoa que lhes deu a máquina de voto tivessem acesso legal a ela, desde que no interesse da transparência e do estudo científico. Halderman falou com Prasad no telefone enquanto ele estava na parte traseira de um carro de polícia, no sábado (ver áudio acima). Prasad disse a Halderman que a polícia não teve escolha para prendê-lo, pois estava recebendo “pressão de cima”.

"Esse tipo de intimidação vai bater os corações dos voluntários, e nenhum voluntário irá avançar se esse tipo de coisa acontece no futuro", disse Prasad, durante o telefonema. "Essa é a razão pela qual eu estou indo tomá-lo e eu vou enfrentá-lo, para que os voluntários se inspirem em mim. E o objetivo final é que temos de conseguir mostrar que estas máquinas não são mais aptas para as eleições." Do site Wired - Read MORE in english

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.