sexta-feira, 11 de junho de 2010

Frango Defumado a Lenha

Por Klauber Cristofen Pires

Ei espere, não torça o nariz só por causa do título. Já sei que você já pegou o maior abuso com frango. Nem sequer aguenta entrar em supermercado de bairro, só para não ter de se torturar com aquele cheiro enjoado que invade todo o recinto, certo? Mas espere que hoje você vai aprender a fazer um frango como até então você ainda não provou...


"Pitiú" é um  termo sui generis criado pelo povo nortista. à primeira vista, quem vem de fora o confunde meramente com "fedor", mas não é exatamente isto: pitiú é antes, aquele aroma característico da carne, do frango ou do peixe, nem sempre tão agradável. Interessante, nunca ouvira sequer um sinônimo no sul. Quem souber, que me brinde, por favor.

O frango assado, mormente o que se compra naquelas "tv's de cachorro", no mais das vezes não é apropriadamente lavado, de modo que o odor enjoativo acaba o denunciando. Desta forma, para se retirar o pitiú, o que se deve fazer é lavar o frango com limão. Não é temperar, é lavar. Lave com água corrente e passe bem o limão diretamente na carne, por dentro e por fora.  Para completar, existe uma glândula no rabinho da ave, que ela usa para impermeabilizar as penas. Corte-a por cima. Printo. O Pitiú já era.

O tempero pode ficar a gosto do leitor ou da receita que seguir. Eu sugiro sempre um alho natural macerado numa cuia ou pilãozinho, com sal grosso, afinado de tanto apanhar junto com o alho.

Agora vem o importante: experimente trocar o carvão pela lenha, especialmente aquela composta de galhos caídos e secos. Asse o frango inteiro, sem alumínio ou folhas de celulose, e um pouco afastado do fogo, por umas boas horas. Sirva aos seus familiares e amigos aquela seu churrasco de sempre. O frango "defumado" é para você curtir depois. Enquanto isto, o bichinho vai estar lá, pingando e pegando aquele bronze com os fumos da lenha. Sugiro umas três horas neste sofrimento.

No dia seguinte, ou em qualquer outro dia - pode-se congelar sem problema - você irá provar que diferença você fez!  Provará um frango assado como nem a sua vovozinha querida lhe preparava especialmente, com aquele aroma de floresta fresca...indescritível! Bom proveito!

A foto acima é uma das muitas malocas que há em meu clube, onde adoro juntar a família e os amigos para passar o dia assando um churrasco gostoso, estender uma rede e jogar conversa fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.