domingo, 6 de junho de 2010

O dia mundial da garagem! Que tal?

Por Klauber Cristofen Pires

Foi por alguns dias atrás que assisti a uma reportagem exibida pela tv paga, sobre o nascimento da Apple. Eu admiro bastante este tipo de matéria. Sempre temos muito a aprender com o exemplo destes empreendedores que fizeram história. Naquele caso, entretanto, o que me provocou "aquele" estalo na mente foi outra constatação: sabe onde aquela empresa que hoje é uma gigante no ramo da informática foi criada? Em uma garagem!


Será que alguém já registrou quantos inventos surgiram da combinação de um pedacinho de propriedade privada, da liberdade - presente no estudo, na pesquisa e no uso de escassos recursos materiais - e o mais importante, do espírito de empreendedorismo, aquele voltado especificamente a encontrar uma solução para  algum problema enfrentado pelas demais pessoas?

Adicione-se a isto que não só inventos foram paridos naquela peça da casa onde costumamos depositar as nossas quinquilharias, mas também empresas de comércio de bens e serviços (a Pizza-Hut originou-se em um velho galpão abandonado), e digamos, quem sabe, até algumas boas bandas de rock...

Nos Estados Unidos, são realizados periodicamente vários concursos de inventos por diversos patrocinadores, sempre muito animados, e os garageiros estão lá, com milhares de novidades para serem testadas, algumas das quais ganharão a aprovação do mercado e produzirão para os seus donos os louros para as suas noites em claro.

Propriedade, liberdade e iniciativa! Eis a fórmula para um outro mundo possível (mas este, também desejável). Em vista disso tudo, que tal celebrarmos o Dia Mundial da Garagem, como uma homenagem capitalista ao berço de tantas coisas boas que hoje desfrutamos? Minha sugestão? 1º de agosto. Quem teria outra opinião? Envie-a, por favor, justificadamente. Vamos divulgar?

Um comentário:

  1. Eduardo Rodrigues, Riojunho 06, 2010 11:26 PM

    Sugiro substituir o Dia da Lorota Negra, digo, da Consciência Negra (não sei se já a "comemoram" no país todo) pelo Dia Mundial da Garagem (ou só nacional, servindo de inspiração a outros países). Abraço.

    P.S. Outra sugestão. Um dos antídotos contra a mentiraria dos nossos historiadores sobre a história de Zumbi dentre outras: http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/10631-guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-brasil.html

    2º P.S. 5ª linha do final para o início "propriedade". Por sinal, ótima frase. Você está trabalhando muito mesmo, Klauber.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.