sexta-feira, 2 de março de 2012

Dica Cultural: Vontade Indômita

Sexta-feira é dia de dica cultural, e para curtir com a empanada crioula (nossa dica culinária de hoje - vejam lá)!

Pois então oferecemos aos leitores o filme Vontade Indômita, com roteiro de Ayn Rand, pensadora libertária e autora do famoso Atlas Shrugged (A revolta de Atlas)

Curtam bastante!


Mais informações (Fonte: Wikipédia)


Elenco principal


Sinopse

Howard Roark é um jovem arquiteto idealista e individualista, que deseja realizar um trabalho inovador e sem interferências, mas encontra resistência por parte do articulista do jornal The Banner Elsworth Toohey, que prefere apoiar medíocres e manipuláveis como Peter Keating, o que lhe dá poder pessoal de influenciar as obras em construção. Roark fica sem clientes e para não contrariar seus princípios, fecha seu escritório e vai trabalhar como operário em uma pedreira, onde conhece a rica Dominique.

Roark tem a chance de voltar ao seus projetos quando recebe a encomenda de um enorme edifício. Apesar de grande campanha do jornal contra a obra, o proprietário autoriza Roark a seguir com a construção. Finalizado o edifício e mesmo se impondo como uma grande obra, as pessoas continuam temendo contratar Roark, que se sustenta projetando pequenas construções como postos de gasolina e residências. Até que se torna o maior arquiteto da cidade, embora continue sem receber encomendas públicas em função das campanhas que sofrera. Enquanto Roark ganha prestígio, Keating fica sem trabalho. Ele procura Roark para um projeto popular habitacional e o convence a projetá-lo como se fosse dele. Mas a planta sofre interferência na construção e Roark não hesita em dinamitar a obra, o que o leva a julgamento.


Curiosidades

  • Na cena do tribunal Roark discursa veementemente (durante seis minutos) em nome do individualismo, conforme a filosofia conhecida por Objetivismoseguida pela autora Ayn Rand.
  • A personagem de Howard Roark foi inspirado no arquiteto Frank Lloyd Wright, embora a arquitetura figure no roteiro apenas como pretexto para a autora defender sua filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.