terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Duplipensar

“Ideias somente ideias podem iluminar a escuridão”. Ludwig von Mises.

Por Ivan Lima

Pedem-me para falar sobre declarações de autoridades do partido no poder, relativo ás depredações, incêndios, e explosões a ônibus, bancos, lojas, pessoas, etc. sob a alegação de “protesto”.

O homem segue ideias, já se disse. O que ouço as aludidas autoridades condenarem e o que expressa a doutrina socialista a que servem, possui um choque contraditório brutal, dois mundos de pensamentos diversos, duas personalidades conflituosas. Em qual delas não acreditar? Na autoridade guardiã da lei ou no militante que trabalha para ir destruindo o sistema de cooperação pacífica de trocas voluntárias, seguindo a ideologia que professa? Como veem, são perguntas o que tenho como resposta.

Socialista tem um obsessivo e sombrio compromisso filosófico: contribuir para a destruição da ordem econômica livre e corolários, como o estado de direito. Não importam divergências das muitas tendências, as muitas contradições da própria doutrina ou eventuais funções exercidas no sistema “burguês”. O objetivo é sempre o mesmo: “ser agente transformador da sociedade”.

Assistimos as aludidas autoridades dizerem que “protestos tudo bem”, mas os referidos atos são criminosos. Falou a autoridade, a lei. Resta saber se o militante socialista, eventualmente investido na autoridade que infere reclamar os rigores da lei para atos criminosos como aqueles, abjurou ás ideias de destruição da ordem econômica e da liberdade, sob qualquer manto ideológico, ou por qualquer meio, inclusive a violência. Há vídeo de evento nacional de determinado partido, ilustrado por atos violentos similares aos referidos, com mensagem pregando a destruição do capitalismo. Revendo-o com a postura assumida, talvez agora aquelas autoridades e todos os partidos o denunciem - com solicitação de responsabilidades, - como apologia ao crime.

É lógico que se as aludidas autoridades não renegaram, no seu espírito, atos que agora condenam como criminosos porque talvez não possuam a dialética ideológica que professam, então está tudo perfeitamente inserido na linha de ideias marxista-leninistas que intimamente aquelas pessoas seguem. O que fica patente é que uma vez integrados no processo de governo representativo, os socialistas usam de todas as manobras para camuflar sua íntima satisfação de que qualquer ataque contra o capitalismo sempre cumpre importante papel na sua luta ideológica. Sem dúvida, os que estão no poder e que agora até falam com simpatia em competitividade, mercado; e embora estimulados pelas vitórias que lhes fazem sonhar com o céu pintado de rosa choque, tem sabido zelar pelas aparências.

Como são pessoas que mentalmente convivem com as muitas contradições legadas por Marx – por exemplo, a da inevitabilidade do determinismo histórico do socialismo triunfando sobre o capitalismo, bastaria esperar; e, logo a seguir, recomendando ações terroristas para derrotá-lo – equilibram-se com maestria entre a fala para a plateia e o vulcão ideológico represado, para não prejudicar o socialismo rumo ao poder total...

Como você se recorda, duplipensar é a expressão que o escritor inglês George Orwell usa em sua obra 1984, para a capacidade que as pessoas de uma sociedade totalitária têm de guardar simultaneamente na cabeça duas crenças contraditórias e aceitá-las ambas. Ela caí como luva em determinadas pessoas. Porém ainda não somos uma sociedade orwerlliana. Mas um eclipse já começou. Mudar de mentalidade é fundamental para que as trevas e o terror da escravidão não se abatam sobre nós.
Ivan Lima
Ivan Lima, 63, é publicitário. Fundador do boletim Ordem Liberal. Publicado em LIBERTATUM. Search Google, visite.
Governo Limitado - Propriedade - Liberdade – Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.